MU.ITA, novo museu virtual reúne obra, acervo e memórias de Itamar Assumpção - São Paulo São

Cena do filme "Daquele Instante em Diante", de Rogério Velloso. Imagem: Divulgação.Cena do filme "Daquele Instante em Diante", de Rogério Velloso. Imagem: Divulgação.
Na última sexta-feira, 20 de novembro,foi inaugurado um novo museu em São Paulo: o Museu Virtual Itamar Assumpção (MU.ITA) que reúne obra, acervo e memórias do cantor, compositor, escritor, instrumentista, ator e produtor Itamar Assumpção.
Primeira iniciativa neste âmbito com tradução em iorubá, o MU.ITA foi concebido a partir do Chamada Música em Movimento 2018, edital da Petrobras Cultural. Neste momento totalmente virtual, o museu conta com a direção-geral de Anelis Assumpção, filha do artista.

Itamar Assumpção e a Banda Isca de Polícia na década de 80 em São Paulo. Foto: Divulgação.Itamar Assumpção e a Banda Isca de Polícia na década de 80 em São Paulo. Foto: Divulgação.

O MU.ITA terá uma mostra permanente sobre Itamar e exposições de curta duração que contemplarão artistas contemporâneos.
 
Com um acervo de mais de 2 mil itens, o museu fará um passeio pela memória preta de um dos maiores nomes da cultura brasileira, em intervenção com outras memórias pretas da diáspora. Além das mostras, a instituição dedicará um espaço a uma de suas filhas e à interseccionalidade entre pessoas que se dedicaram a produzir trabalhos acerca das religiões de matriz africana: a Sala Serena.

Álbuns da discografia do artista. Imagem: Divulgação.Álbuns da discografia do artista. Imagem: Divulgação.

Com curadoria coletiva de Anelis Assumpção, Frederico Teixeira e Ana Maria Gonçalves (autora de Um Defeito de Cor ), o MU.ITA pretende ser a principal fonte de pesquisa sobre o artista.
 
O museu poderá ser visitado neste link: https://www.itamarassumpcao.com/

 
***
Fonte: Itaú Cultural.



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio