
Na última sexta-feira, 20 de novembro,foi inaugurado um novo museu em São Paulo: o Museu Virtual Itamar Assumpção (MU.ITA) que reúne obra, acervo e memórias do cantor, compositor, escritor, instrumentista, ator e produtor Itamar Assumpção.
Primeira iniciativa neste âmbito com tradução em iorubá, o MU.ITA foi concebido a partir do Chamada Música em Movimento 2018, edital da Petrobras Cultural. Neste momento totalmente virtual, o museu conta com a direção-geral de Anelis Assumpção, filha do artista.
Itamar Assumpção e a Banda Isca de Polícia na década de 80 em São Paulo. Foto: Divulgação.
O MU.ITA terá uma mostra permanente sobre Itamar e exposições de curta duração que contemplarão artistas contemporâneos.
Com um acervo de mais de 2 mil itens, o museu fará um passeio pela memória preta de um dos maiores nomes da cultura brasileira, em intervenção com outras memórias pretas da diáspora. Além das mostras, a instituição dedicará um espaço a uma de suas filhas e à interseccionalidade entre pessoas que se dedicaram a produzir trabalhos acerca das religiões de matriz africana: a Sala Serena.
Álbuns da discografia do artista. Imagem: Divulgação.
Com curadoria coletiva de Anelis Assumpção, Frederico Teixeira e Ana Maria Gonçalves (autora de Um Defeito de Cor ), o MU.ITA pretende ser a principal fonte de pesquisa sobre o artista.
O museu poderá ser visitado neste link: https://www.itamarassumpcao.com/
***
Fonte: Itaú Cultural.
Sao Paulo Sao