As melhores imagens produzidas por moradores em situação de rua - São Paulo São


A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) realizou na última terça-feira, dia 10, um seminário para apresentar iniciativas inovadoras de arte envolvendo a população em situação de rua da cidade de São Paulo. O evento aconteceu no Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura.

De acordo com Cristiano Vicente, um dos participantes do projeto "Minha São Paulo – o olhar da cidade pela população em situação de rua", a experiência contribuiu para superar sua timidez, já que nunca tinha fotografado nas ruas. “Tirei três fotos, com as mãos balançando, um pouco de nervosismo, mas no final o resultado foi melhor do que esperava”, disse. Ele afirma que sempre admirou a fotografia por ser uma “forma de combater a opressão”.

O projeto distribuiu, na semana passada, 100 câmeras fotográficas a pessoas em situação de rua, estimulando-os a registrar a cidade de São Paulo. Vinte fotografias pré-selecionadas foram exibidas, das quais 13 foram eleitas para compor um calendário que será lançado no 3º Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas, promovido pela SMDHC, entre os dias 6 e 13 de dezembro.

Imagem feita por Matheus Leandro Barbosa foi uma das 13 escolhidas.

Segundo Mateus Barbosa, 25 anos, um dos fotógrafos vencedores, a atividade “ajudou a esquecer um pouco os problemas que enfrento nas ruas”. “Voltei a me sentir como uma pessoa normal”, salientou. Para ele, admirador de artes brasileiras, “foi um dia muito especial”, que permitiu retratar a vida dos ciganos que, em suas palavras, “também representam os moradores de rua”.

O projeto Minha São Paulo, acontece no âmbito da rede “With One Voice”, integrada pela SMDHC, em parceria com as ONGs inglesas People’s Palace Projects e Streetwise Opera, o British Council e Calouste Gulbenkian Foundation.


Clique aqui e confira as treze imagens vencedoras.

***
Fonte: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.




APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio