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São Paulo São Caminhos

O avanço das ciclovias e da concessão de maior espaço para pedestres nas ruas de grandes cidades ao redor do planeta permitiu analisar o impacto dessas medidas sobre o comércio local. Um levantamento de evidências, conduzido pelo WRI Brasil, mostra o desempenho de ruas em cidades dos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Austrália, Áustria e Brasil. Os resultados indicam que os comerciantes tem mais lucro quando os modos ativos de transporte são incentivados.

Ainda que todos sejamos pedestres, muitas vezes quem está atrás do volante não respeita o espaço, o tempo ou a prioridade de quem anda a pé. Esse é um dos motivos que faz de qualquer caminhada nas cidades um desafio. Além das questões de segurança pública, a hierarquia e o consequente desenho urbano que configuram as vias urbanas brasileiras dificultam o atendimento dos direitos básicos dos pedestres.

Um documento de 8,5 centímetros de altura por 6 centímetros de largura está deixando de ser visto por jovens como o passaporte para a vida adulta. Levantamento da empresa de pesquisas Ipsos, com base nos dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), revela que a emissão da carteira de motorista para condutores de 18 a 21 anos caiu 20,61% em três anos. Foram 939 mil habilitações em 2017 para essa faixa etária contra pouco menos de 1,2 milhão em 2014, um fenômeno que reforça desafios às autoridades de mobilidade urbana.