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Os trilhos deverão ser retirados e uma amostra deverá ser mantida para compor o acervo arqueológico do Vale do Anhangabaú.Foto: Gabriel Facchini/SECOM.Os trilhos deverão ser retirados e uma amostra deverá ser mantida para compor o acervo arqueológico do Vale do Anhangabaú.Foto: Gabriel Facchini/SECOM.

Na última segunda-feira (29), parte dos trilhos do sistema de bondes em São Paulo foi encontrada sob a calçada da avenida São João, durante a revitalização do Vale do Anhangabaú. Uma parte dos trilhos desativados há cinco décadas passarão por restauração e serão colocados em exposição. A Prefeitura anunciou na última quarta-feira (31) que os achados, desativados há cinco décadas, serão preservados e restaurados para exposição.

Os trabalhos apresentados no livro se concentram em discutir conceito de “caminhabilidade”, o que corresponde a uma métrica da qualidade do ambiente construído para os pedestres. Foto: @calçadassp/Instagram.Os trabalhos apresentados no livro se concentram em discutir conceito de “caminhabilidade”, o que corresponde a uma métrica da qualidade do ambiente construído para os pedestres. Foto: @calçadassp/Instagram.

Somos todos pedestres. Até mesmo aquelas pessoas que se locomovem majoritariamente de automóvel, de garagem a garagem, de porta a porta, têm que fazer algum deslocamento, mesmo que mínimo, a pé. Qualquer viagem em transporte público é, também, uma viagem a pé – já que para chegar à estação de metrô ou de trem ou ao ponto de ônibus é necessário caminhar.

Deslocar-se de um ponto para outro, dentro de uma mesma cidade, pode ser uma tarefa mais difícil do que deveria.

Longas distâncias, centros pulverizados e um custo relativamente alto no transporte constroem algumas das dificuldades que o brasileiro apresenta ao exercer a sua mobilidade. O crescimento expansivo da tecnologia permitiu uma clara transformação em áreas consolidadas na sociedade através das novas possibilidades e dos novos arranjos socioculturais.

Em meio a essa revolução nos sistemas, novos métodos surgiram e têm modificado, ou complementado, o pensamento sobre temas como medicina, comunicação e alimentação. Com a mobilidade urbana, essa relação não é diferente.

Foto: nyc.streetsblog.orgFoto: nyc.streetsblog.org

Ao passar de carro ao lado de uma ciclovia, é difícil não ouvir um comentário como “ela está sempre vazia”, “isso tira espaço dos carros” ou “as lojas perdem clientes”. Mas será que essas afirmações têm algum fundo de razão? Veja alguns mitos muito populares sobre as ciclovias – e qual é a verdade sobre elas.

Deslocamentos diários a pé e de bicicleta são importantes meios para adicionar exercícios físicos na rotina. Foto: Lenscap Photography / Shutterstock.Deslocamentos diários a pé e de bicicleta são importantes meios para adicionar exercícios físicos na rotina. Foto: Lenscap Photography / Shutterstock.

Diversas pesquisas mostram que os níveis de atividade física da população variam de acordo com o que a cidade permite ou incentiva em termos de deslocamentos. Uma análise realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) concluiu que uma das formas mais efetivas de estimular naturalmente a atividade física é através de políticas de transporte e planejamento urbano. Esforços e estratégias por cidades mais ativas serão cada vez mais necessários uma vez que a inatividade física já é um dos grandes problemas da saúde pública global.

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