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Os trilhos deverão ser retirados e uma amostra deverá ser mantida para compor o acervo arqueológico do Vale do Anhangabaú.Foto: Gabriel Facchini/SECOM.Os trilhos deverão ser retirados e uma amostra deverá ser mantida para compor o acervo arqueológico do Vale do Anhangabaú.Foto: Gabriel Facchini/SECOM.

Na última segunda-feira (29), parte dos trilhos do sistema de bondes em São Paulo foi encontrada sob a calçada da avenida São João, durante a revitalização do Vale do Anhangabaú. Uma parte dos trilhos desativados há cinco décadas passarão por restauração e serão colocados em exposição. A Prefeitura anunciou na última quarta-feira (31) que os achados, desativados há cinco décadas, serão preservados e restaurados para exposição.

Os trabalhos apresentados no livro se concentram em discutir conceito de “caminhabilidade”, o que corresponde a uma métrica da qualidade do ambiente construído para os pedestres. Foto: @calçadassp/Instagram.Os trabalhos apresentados no livro se concentram em discutir conceito de “caminhabilidade”, o que corresponde a uma métrica da qualidade do ambiente construído para os pedestres. Foto: @calçadassp/Instagram.

Somos todos pedestres. Até mesmo aquelas pessoas que se locomovem majoritariamente de automóvel, de garagem a garagem, de porta a porta, têm que fazer algum deslocamento, mesmo que mínimo, a pé. Qualquer viagem em transporte público é, também, uma viagem a pé – já que para chegar à estação de metrô ou de trem ou ao ponto de ônibus é necessário caminhar.

Foto: nyc.streetsblog.orgFoto: nyc.streetsblog.org

Ao passar de carro ao lado de uma ciclovia, é difícil não ouvir um comentário como “ela está sempre vazia”, “isso tira espaço dos carros” ou “as lojas perdem clientes”. Mas será que essas afirmações têm algum fundo de razão? Veja alguns mitos muito populares sobre as ciclovias – e qual é a verdade sobre elas.

Deslocamentos diários a pé e de bicicleta são importantes meios para adicionar exercícios físicos na rotina. Foto: Lenscap Photography / Shutterstock.Deslocamentos diários a pé e de bicicleta são importantes meios para adicionar exercícios físicos na rotina. Foto: Lenscap Photography / Shutterstock.

Diversas pesquisas mostram que os níveis de atividade física da população variam de acordo com o que a cidade permite ou incentiva em termos de deslocamentos. Uma análise realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) concluiu que uma das formas mais efetivas de estimular naturalmente a atividade física é através de políticas de transporte e planejamento urbano. Esforços e estratégias por cidades mais ativas serão cada vez mais necessários uma vez que a inatividade física já é um dos grandes problemas da saúde pública global.

O trem saiu da estação da Luz, no Centro de São Paulo, e desceu a serra em direção ao Terminal de Passageiros de Navio de Cruzeiros de Santos. Foto: CPTM.O trem saiu da estação da Luz, no Centro de São Paulo, e desceu a serra em direção ao Terminal de Passageiros de Navio de Cruzeiros de Santos. Foto: CPTM.

Mais um teste da linha férrea entre a capital paulista e Santos, no litoral de São Paulo, foi realizado na última quarta-feira (26). A composição com dois vagões de passageiros partiu de Riacho Grande, fez paradas em Taboão da Serra e Paranapiacaba e encerrou o trajeto no bairro Saboó, em Santos.

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