Caminhos - São Paulo São

São Paulo São Caminhos

Cidade do México, atualmente a segunda cidade mais populosa do mundo, com pouco mais com 20 milhões de habitantes. Foto: Yann Arthus Bertrand / Getty Images.Cidade do México, atualmente a segunda cidade mais populosa do mundo, com pouco mais com 20 milhões de habitantes. Foto: Yann Arthus Bertrand / Getty Images.

Quanto pode crescer racionalmente uma cidade em tamanho e em habitantes? Do que depende? Como abordar a segurança sem romper o tecido da cidade com urbanizações? Qual papel os carros terão nas cidades nas próxima década? Como abordar o turismo para evitar a ruína das cidades quando seus moradores já não conseguem viver nelas? O arquiteto britânico Norman Foster, ganhador do Prêmio Pritzker de 1999; seu colega chileno Alejandro Aravena, também premiado com o Nobel da Arquitetura em 2016; Janette Sadik-Khan, uma autoridade em transporte e desenvolvimento urbano, e Nicholas Negroponte, cofundador do MIT Media Lab, respondem por e-mail a um questionário sobre o futuro das cidades.

Nada se mantém intacto sem conservação e preservação. Com as áreas urbanas isso não é diferente. Num momento em que o mundo busca qualificar as cidades em prol do meio ambiente e da saúde da população, projetos de transformação urbana desempenham um papel importante. Diferentes formas de intervenções nas cidades podem alterar áreas construídas ou espaços públicos com o objetivo de tratar questões sociais ou até reativar a economia local.

Os trilhos deverão ser retirados e uma amostra deverá ser mantida para compor o acervo arqueológico do Vale do Anhangabaú.Foto: Gabriel Facchini/SECOM.Os trilhos deverão ser retirados e uma amostra deverá ser mantida para compor o acervo arqueológico do Vale do Anhangabaú.Foto: Gabriel Facchini/SECOM.

Na última segunda-feira (29), parte dos trilhos do sistema de bondes em São Paulo foi encontrada sob a calçada da avenida São João, durante a revitalização do Vale do Anhangabaú. Uma parte dos trilhos desativados há cinco décadas passarão por restauração e serão colocados em exposição. A Prefeitura anunciou na última quarta-feira (31) que os achados, desativados há cinco décadas, serão preservados e restaurados para exposição.

Os trabalhos apresentados no livro se concentram em discutir conceito de “caminhabilidade”, o que corresponde a uma métrica da qualidade do ambiente construído para os pedestres. Foto: @calçadassp/Instagram.Os trabalhos apresentados no livro se concentram em discutir conceito de “caminhabilidade”, o que corresponde a uma métrica da qualidade do ambiente construído para os pedestres. Foto: @calçadassp/Instagram.

Somos todos pedestres. Até mesmo aquelas pessoas que se locomovem majoritariamente de automóvel, de garagem a garagem, de porta a porta, têm que fazer algum deslocamento, mesmo que mínimo, a pé. Qualquer viagem em transporte público é, também, uma viagem a pé – já que para chegar à estação de metrô ou de trem ou ao ponto de ônibus é necessário caminhar.

Foto: nyc.streetsblog.orgFoto: nyc.streetsblog.org

Ao passar de carro ao lado de uma ciclovia, é difícil não ouvir um comentário como “ela está sempre vazia”, “isso tira espaço dos carros” ou “as lojas perdem clientes”. Mas será que essas afirmações têm algum fundo de razão? Veja alguns mitos muito populares sobre as ciclovias – e qual é a verdade sobre elas.

APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio