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O plano tem como objetivo “reconhecer definitivamente a bicicleta como modo de transporte. Foto: Peach Photo Art.O plano tem como objetivo “reconhecer definitivamente a bicicleta como modo de transporte. Foto: Peach Photo Art.

O novo Plano Cicloviário de São Paulo, apresentado recentemente pelo prefeito Bruno Covas, prevê a implementação de 173,3 quilômetros de novas ciclovias e ciclofaixas na capital. A proposta, que faz parte do ajustes no Plano de Metas da administração municipal, também compreende a requalificação de 310,6 quilômetros existentes.

Como a prefeitura ainda não determinou normas específicas para o funcionamento do serviço, as empresas têm operado dentro das suas próprias regras. Foto: Leo Martins / Estadão Conteúdo.Como a prefeitura ainda não determinou normas específicas para o funcionamento do serviço, as empresas têm operado dentro das suas próprias regras. Foto: Leo Martins / Estadão Conteúdo.

A Prefeitura de São Paulo espera em até dois meses publicar o decreto que vai determinar as regras para funcionamento do serviço de compartilhamento de patinetes elétricos na cidade.

O ano é 1961. Temos Jane Jacobs, norte-americana nascida na Pensilvânia e radicada em Nova York desde os 18 anos. Jornalista fascinada pela dinâmica efervescente da cidade que adotou, Jane escreve um livro de título grandiloquente, The Death and Life of Great American Cities (traduzido no Brasil com o nome mais universalista de Morte e Vida das Grandes Cidades).

As taxas de mortalidade no trânsito de países como Suécia e Holanda (3 e 4 mortes a cada 100 mil habitantes, respectivamente) surpreendem e despertam interesse sobre como foi possível atingi-las. A meta tanto de suecos quanto de holandeses de zerar as mortes no trânsito ainda não foi alcançada, mas as taxas já estão entre as mais baixas do mundo.

No Brasil, ao cruzar dados preliminares do Ministério da Saúde para acidentes em 2017 com a população estimada pelo IBGE, a taxa fica em 16,5 a cada 100 mil habitantes. Não por acaso, Suécia e Holanda estão entre os países que adotaram a abordagem de Sistema Seguro, um método sistêmico que integra elementos centrais de gestão e áreas de ação para criar um ambiente de mobilidade seguro.

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