Caminhos - São Paulo São

São Paulo São Caminhos

As taxas de mortalidade no trânsito de países como Suécia e Holanda (3 e 4 mortes a cada 100 mil habitantes, respectivamente) surpreendem e despertam interesse sobre como foi possível atingi-las. A meta tanto de suecos quanto de holandeses de zerar as mortes no trânsito ainda não foi alcançada, mas as taxas já estão entre as mais baixas do mundo.

No Brasil, ao cruzar dados preliminares do Ministério da Saúde para acidentes em 2017 com a população estimada pelo IBGE, a taxa fica em 16,5 a cada 100 mil habitantes. Não por acaso, Suécia e Holanda estão entre os países que adotaram a abordagem de Sistema Seguro, um método sistêmico que integra elementos centrais de gestão e áreas de ação para criar um ambiente de mobilidade seguro.

A estação Campo Belo da Linha 5-Lilás do Metrô vai ser inaugurada no dia 10 de abril, informou a Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo. Esta é a última estação a integrar a linha, que tem 20 km de extensão entre Capão Redondo e Chácara Klabin.

Depois de uma série de atrasos e prazos não cumpridos, a estação Campo Belo está praticamente pronta e será entregue à Via Mobilidade, empresa que opera a Linha, para que os trilhos sejam ativados.

Como é sabido, nossas cidades estão cada vez mais saturadas pelo uso de automóveis e a mobilidade torna-se, portanto, ponto essencial em qualquer discussão sobre habitar o ambiente urbano, principalmente nas grandes cidades brasileiras. Essa premissa nos faz olhar e entender melhor em quais aspectos do deslocamento nas cidades podemos interferir de forma prioritária, partindo de pressupostos onde a utilização de carros seja menos solicitada. Um ponto importante para esse diálogo é entender até que ponto o carro pode ser efetivo no quesito tempo. O Mapping Lab fez uma análise gráfica de 27 capitais brasileiras utilizando os dados da plataforma here.com.

O mais recente Relatório de Status Global sobre Segurança no Trânsitoda Organização Mundial da Saúde (OMS), mostrou que nos últimos 15 anos a taxa de mortalidade no trânsito se manteve estável em relação ao tamanho da população mundial. O fato dos números não terem aumentado pode até soar positivo, mas é preciso lembrar que estamos falando da morte de 1,35 milhão de pessoas ao ano, além de 50 milhões de feridos.

Parklet: a ideia nasceu em São Francisco, nos Estados Unidos, e se espalhou. Foto:  Instituto Mobilidade Verde.Parklet: a ideia nasceu em São Francisco, nos Estados Unidos, e se espalhou. Foto: Instituto Mobilidade Verde.

Mudou a cidade ou mudamos nós? Se aplicado a São Paulo, o desafio dos 10 anos é capaz até de provocar um susto: a cidade não é a mesma e certamente a nossa relação com a cidade não é a mesma. Muito mais gente na rua, novos modos de apropriação dos espaços públicos, novas modos de mobilidade. A lista de mudanças é longa.