Caminhos - São Paulo São

São Paulo São Caminhos

Deslocamentos diários a pé e de bicicleta são importantes meios para adicionar exercícios físicos na rotina. Foto: Lenscap Photography / Shutterstock.Deslocamentos diários a pé e de bicicleta são importantes meios para adicionar exercícios físicos na rotina. Foto: Lenscap Photography / Shutterstock.

Diversas pesquisas mostram que os níveis de atividade física da população variam de acordo com o que a cidade permite ou incentiva em termos de deslocamentos. Uma análise realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) concluiu que uma das formas mais efetivas de estimular naturalmente a atividade física é através de políticas de transporte e planejamento urbano. Esforços e estratégias por cidades mais ativas serão cada vez mais necessários uma vez que a inatividade física já é um dos grandes problemas da saúde pública global.

O trem saiu da estação da Luz, no Centro de São Paulo, e desceu a serra em direção ao Terminal de Passageiros de Navio de Cruzeiros de Santos. Foto: CPTM.O trem saiu da estação da Luz, no Centro de São Paulo, e desceu a serra em direção ao Terminal de Passageiros de Navio de Cruzeiros de Santos. Foto: CPTM.

Mais um teste da linha férrea entre a capital paulista e Santos, no litoral de São Paulo, foi realizado na última quarta-feira (26). A composição com dois vagões de passageiros partiu de Riacho Grande, fez paradas em Taboão da Serra e Paranapiacaba e encerrou o trajeto no bairro Saboó, em Santos.

O evento mostrará as melhores práticas e lições sobre mobilidade sustentável para um grupo internacional de profissionais da cidade e pesquisadores. Foto: ITDP / Divulgação.O evento mostrará as melhores práticas e lições sobre mobilidade sustentável para um grupo internacional de profissionais da cidade e pesquisadores. Foto: ITDP / Divulgação.

Cerca de 200 especialistas em mobilidade sustentável de todos os continentes se reúnem em Fortaleza de 24 a 26 deste mês em uma das maiores cúpulas da temática no mundo - o “Mobilize Summit”. Organizado pelo Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP, da sigla em inglês para Institute for Transportation and Development Policy), conta com a parceria da Fundação Volvo para Educação e Pesquisa. A realização do evento na capital cearense é parte do prêmio “Sustainable Transport Award” (STA, na sigla em inglês) conferido à cidade de Fortaleza por projetos inovadores para promoção da sustentabilidade no deslocamento urbano, por melhorar a mobilidade em geral da população, redução de gases do efeito estufa e melhoria da segurança e infraestrutura para ciclistas e pedestres.

Pesquisa da consultoria Questtonó aponta mudança de comportamento da Geração Z em relação à mobilidade na cidade de São Paulo. Foto: Uber / Divulgação.Pesquisa da consultoria Questtonó aponta mudança de comportamento da Geração Z em relação à mobilidade na cidade de São Paulo. Foto: Uber / Divulgação.

Jovens estão cada vez mais aderindo à mobilidade ativa, por meios de transporte que fazem uso exclusivo de esforço físico para a locomoção, como as bicicletas e patinetes. É o que aponta pesquisa recente da consultoria de inovação e design Questtonó. A mudança de comportamento acontece em um cenário que favorece a adoção de novas práticas de mobilidade, no qual o carro deixa de ser o único modal dos sonhos.

Vista noturna do Minhocão, Elevado João Goulart. Foto: Facundo Guerra / Divulgação.Vista noturna do Minhocão, Elevado João Goulart. Foto: Facundo Guerra / Divulgação.

Depois de quase 40 anos discutindo o que fazer com o Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão - via que liga as zonas leste e oeste de São Paulo e é acusada de ter degradado o centro da cidade -, a Prefeitura anunciou que ele será fechado e dará lugar a um parque linear. Nesta semana, uma consulta pública foi aberta pela gestão Bruno Covas (PSDB) para receber sugestões sobre como fazer isso - mesmo que ao menos para parte dos paulistanos a solução ideal seja colocar a estrutura toda abaixo.

Levantamento do Datafolha também aponta que 83% dos brasileiros concordam que apps contribuíram com diminuição de mortes no trânsito. Foto: Getty Images.Levantamento do Datafolha também aponta que 83% dos brasileiros concordam que apps contribuíram com diminuição de mortes no trânsito. Foto: Getty Images.

Aplicativos de mobilidade urbana têm mudado não apenas o cenário do trânsito nas cidades, como hábitos e, possivelmente, evitando graves acidentes. Isso porque, segundo a pesquisa do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), realizada pelo Datafolha, mais de dois terços dos brasileiros que consomem bebidas alcoólicas deixaram de dirigir após beber e passaram a usar aplicativos de mobilidade nessas ocasiões. O objetivo da pesquisa, que contou com o apoio da Uber, é chamar atenção para a campanha do Maio Amarelo - iniciativa global que tem como objetivo a sensibilização em relação à segurança no trânsito e redução de acidentes.