Caminhos - São Paulo São

São Paulo São Caminhos

Foto: nyc.streetsblog.orgFoto: nyc.streetsblog.org

Ao passar de carro ao lado de uma ciclovia, é difícil não ouvir um comentário como “ela está sempre vazia”, “isso tira espaço dos carros” ou “as lojas perdem clientes”. Mas será que essas afirmações têm algum fundo de razão? Veja alguns mitos muito populares sobre as ciclovias – e qual é a verdade sobre elas.

Deslocamentos diários a pé e de bicicleta são importantes meios para adicionar exercícios físicos na rotina. Foto: Lenscap Photography / Shutterstock.Deslocamentos diários a pé e de bicicleta são importantes meios para adicionar exercícios físicos na rotina. Foto: Lenscap Photography / Shutterstock.

Diversas pesquisas mostram que os níveis de atividade física da população variam de acordo com o que a cidade permite ou incentiva em termos de deslocamentos. Uma análise realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) concluiu que uma das formas mais efetivas de estimular naturalmente a atividade física é através de políticas de transporte e planejamento urbano. Esforços e estratégias por cidades mais ativas serão cada vez mais necessários uma vez que a inatividade física já é um dos grandes problemas da saúde pública global.

O trem saiu da estação da Luz, no Centro de São Paulo, e desceu a serra em direção ao Terminal de Passageiros de Navio de Cruzeiros de Santos. Foto: CPTM.O trem saiu da estação da Luz, no Centro de São Paulo, e desceu a serra em direção ao Terminal de Passageiros de Navio de Cruzeiros de Santos. Foto: CPTM.

Mais um teste da linha férrea entre a capital paulista e Santos, no litoral de São Paulo, foi realizado na última quarta-feira (26). A composição com dois vagões de passageiros partiu de Riacho Grande, fez paradas em Taboão da Serra e Paranapiacaba e encerrou o trajeto no bairro Saboó, em Santos.

O evento mostrará as melhores práticas e lições sobre mobilidade sustentável para um grupo internacional de profissionais da cidade e pesquisadores. Foto: ITDP / Divulgação.O evento mostrará as melhores práticas e lições sobre mobilidade sustentável para um grupo internacional de profissionais da cidade e pesquisadores. Foto: ITDP / Divulgação.

Cerca de 200 especialistas em mobilidade sustentável de todos os continentes se reúnem em Fortaleza de 24 a 26 deste mês em uma das maiores cúpulas da temática no mundo - o “Mobilize Summit”. Organizado pelo Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP, da sigla em inglês para Institute for Transportation and Development Policy), conta com a parceria da Fundação Volvo para Educação e Pesquisa. A realização do evento na capital cearense é parte do prêmio “Sustainable Transport Award” (STA, na sigla em inglês) conferido à cidade de Fortaleza por projetos inovadores para promoção da sustentabilidade no deslocamento urbano, por melhorar a mobilidade em geral da população, redução de gases do efeito estufa e melhoria da segurança e infraestrutura para ciclistas e pedestres.

Pesquisa da consultoria Questtonó aponta mudança de comportamento da Geração Z em relação à mobilidade na cidade de São Paulo. Foto: Uber / Divulgação.Pesquisa da consultoria Questtonó aponta mudança de comportamento da Geração Z em relação à mobilidade na cidade de São Paulo. Foto: Uber / Divulgação.

Jovens estão cada vez mais aderindo à mobilidade ativa, por meios de transporte que fazem uso exclusivo de esforço físico para a locomoção, como as bicicletas e patinetes. É o que aponta pesquisa recente da consultoria de inovação e design Questtonó. A mudança de comportamento acontece em um cenário que favorece a adoção de novas práticas de mobilidade, no qual o carro deixa de ser o único modal dos sonhos.

Vista noturna do Minhocão, Elevado João Goulart. Foto: Facundo Guerra / Divulgação.Vista noturna do Minhocão, Elevado João Goulart. Foto: Facundo Guerra / Divulgação.

Depois de quase 40 anos discutindo o que fazer com o Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão - via que liga as zonas leste e oeste de São Paulo e é acusada de ter degradado o centro da cidade -, a Prefeitura anunciou que ele será fechado e dará lugar a um parque linear. Nesta semana, uma consulta pública foi aberta pela gestão Bruno Covas (PSDB) para receber sugestões sobre como fazer isso - mesmo que ao menos para parte dos paulistanos a solução ideal seja colocar a estrutura toda abaixo.