Caminhos - São Paulo São

São Paulo São Caminhos

O avanço das ciclovias e da concessão de maior espaço para pedestres nas ruas de grandes cidades ao redor do planeta permitiu analisar o impacto dessas medidas sobre o comércio local. Um levantamento de evidências, conduzido pelo WRI Brasil, mostra o desempenho de ruas em cidades dos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Austrália, Áustria e Brasil. Os resultados indicam que os comerciantes tem mais lucro quando os modos ativos de transporte são incentivados.

Ainda que todos sejamos pedestres, muitas vezes quem está atrás do volante não respeita o espaço, o tempo ou a prioridade de quem anda a pé. Esse é um dos motivos que faz de qualquer caminhada nas cidades um desafio. Além das questões de segurança pública, a hierarquia e o consequente desenho urbano que configuram as vias urbanas brasileiras dificultam o atendimento dos direitos básicos dos pedestres.

Um documento de 8,5 centímetros de altura por 6 centímetros de largura está deixando de ser visto por jovens como o passaporte para a vida adulta. Levantamento da empresa de pesquisas Ipsos, com base nos dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), revela que a emissão da carteira de motorista para condutores de 18 a 21 anos caiu 20,61% em três anos. Foram 939 mil habilitações em 2017 para essa faixa etária contra pouco menos de 1,2 milhão em 2014, um fenômeno que reforça desafios às autoridades de mobilidade urbana.

APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio