Prefeitura monitora trânsito para fechar Minhocão aos sábados - São Paulo São

Fechamento do Elevado Costa e Silva foi antecipado para às 15h em função dos testes para verificar viabilidade de interrupção de veículos aos sábados. Medida poderá ser estendida para outras importantes avenidas da capital.

O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, acompanhou no último sábado (20) o início do trabalho de monitoramento na região do bairro de Santa Cecília, com a antecipação do horário de fechamento do Elevado Costa e Silva (Minhocão) das 21h30 para às 15h. A iniciativa teve o objetivo de analisar a viabilidade de interrupção do trânsito no Elevado aos sábados a partir deste horário e poderá ser estendida para outras importantes avenidas da capital. O local foi reaberto na segunda-feira (22), a partir das 6h30. 

De acordo com o secretário, o fechamento do Minhocão poderá ocorrer em outras datas para a continuação dos estudos de impactos viários. A ideia é que a decisão sobre o fechamento aos finais de semana seja tomada ainda no próximo mês. “Hoje fecha, no próximo sábado [27] reabre de novo e aí nós vamos estudar para tomar a decisão no mês de julho em definitivo sobre o fechamento”, disse Tatto.

Tatto destacou a importância da análise dos impactos no trânsito em um dia atípico na cidade, como a realização da Virada Cultural. “Estamos fazendo estudos no entorno para verificar o impacto do ponto de vista da mobilidade, inclusive dos carros. Hoje é um dia especial em função da Virada Cultural, que está tendo várias atividades na cidade e, por isso, pode ser considerado um dia atípico, porque não é todo final de semana que nós temos esse tipo de atividade”, disse o secretário.

Conforme os estudos e testes realizados sobre o impacto da medida no trânsito, a Secretaria Municipal de Transportes poderá modificar o viário da região. Atualmente, a Companhia de Engenharia de Trânsito (CET) realiza um novo levantamento incluindo a proibição de estacionamento em vias públicas, mudança de sentido de ruas e até mesmo pequenas obras de adequações, segurança e acessibilidade para auxiliar pedestres, ciclistas e pessoas com mobilidade reduzida.

O secretário municipal de Cultura, Nabil Bonduki, ressaltou ainda a necessidade da inclusão de atividades no local. “O Minhocão é muito adequado para fazer eventos culturais além do lazer, da recreação, da caminhada e da bicicleta. A gente tem como intenção realizar atividades culturais aqui, adaptadas pelo fato de estar junto aos edifícios”, disse Bonduki.

Fechamento de outras avenidas

Conforme anunciado no último dia 16, o secretário Tatto declarou que pretende realizar estudos em outras vias da cidade, como nas avenidas Sumaré (zona oeste) e dos Patriotas (zona sul) para que munícipes e turistas se apropriem mais da cidade.

Na avenida Paulista (região central) os estudos já foram iniciados em função da inauguração da nova ciclovia no canteiro central, prevista para o próximo domingo (28). A via deverá ser fechada para o tráfego apenas durante o evento de inauguração por conta do grande volume de ciclistas esperados, garantindo a segurança dos participantes.

“É possível você democratizar, compartilhar, fazer com que todos usem de forma agradável. A cidade está precisando cada vez mais de tolerância, as pessoas procurarem um convívio maior com todos. Então é possível você ter espaço para o pedestre, para o ciclista, para o skatista, para o usuário do ônibus e para o usuário do carro também. O domingo é um excelente dia para as pessoas saírem às ruas para curtir a cidade ao invés de ficar dentro de casa. Isso é uma tendência mundial”, afirmou o secretário.

De acordo com Tatto, os estudos elaborados irão contemplar a liberação de veículos de saúde e segurança, além das atividades comerciais exercidas nas regiões. “Tem que ser flexível para não prejudicar a atividade comercial daquela área, ou mesmo morador. Tudo isso é possível adaptar. Você faz com cuidado, se tiver a necessidade de cadastrar, cadastra. O problema não está ai, o problema é como você ocupa este espaço por todos e isso é possível fazer sem prejudicar as pessoas”, afirmou o secretário de Transportes.

Desvios realizados na região do Minhocão

Os veículos provenientes da região leste que seguem no sentido da Lapa deverão utilizar a rua Amaral Gurgel e as avenidas Duque de Caxias, São João, General Olímpio da Silveira e Francisco Matarazzo.

Para os veículos que saem da região Oeste no sentido Penha, a CET orienta seguir pela avenida General Olímpio da Silveira, praça Marechal Deodoro e ruas das Palmeiras, Sebastião Pereira e Amaral Gurgel, seguindo pela Ligação Leste-Oeste.

Fonte: Secretaria Executiva de Comunicação / Prefeitura de São Paulo.



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio