Uma infraestrutura de ciclismo bem desenvolvida é uma característica fundamental de toda cidade, especialmente as mais desenvolvidas. Nestes lugares, milhares de pessoas se deslocam de bicicleta diariamente e segurança e praticidade são essenciais. Isto não significa que precisamos apenas de ciclovias segregadas - aquelas sem circulação compartilhada com os carros - mas, muito mais, como pontes, túneis e lugares seguros para estacionar.
Para celebrar os locais que pensam e dão importância aos ciclistas, segue lista mostrando adaptações de infraestrutura que são exemplos a serem seguidos. São 15 ao todo.
California Daily Life
15-
Inaugurada em 2009, ela também é conhecida como ponte Mary Avenue e serve para o trânsito de pedestres e ciclistas.
BIG DAM BRIDGE
Inaugurada em 2006, ela cruza o rio Arkansas. Com 1,2 quilômetros de comprimento, esta é a ponte mais longa da América do Norte construída exclusivamente para o uso de pedestres e bicicletas.
13-
13
Com 780 metros de comprimento, esta é a ponte para ciclistas mais longa e, provavelmente, mais elegante da Holanda. Foi concluída em 2006.
12--
12-
European Vacation
No país em que a bicicleta é até mesmo uma atração turística, este meio de transporte é colocado em primeiro plano no planejamento urbano. Inaugurado em 2001, esta garagem especial pode acomodar 2.500 bicicletas em seus três níveis.
11
Este sistema automatizado ajuda no armazenamento e compartilhamento de bicicletas de aluguel. Inspirados nas boas e velhas máquinas de venda automáticas, esses depósitos funcionam com um sistema de self service.
10
10-
Projetado pela companhia Ipv Delft e inaugurado em 2013, este espetacular viaduto circular é uma via suspensa para ciclistas e pedestres. Ele fica na província de Noord-Brabant e é o primeiro de seu tipo no mundo.
9
9-
Com um projeto de iluminação especial, esta ponte é mais uma das estruturas dedicadas à circulação de ciclistas e pedestres e também foi projetada pela Ipv Delft.
8
8-
Mais um dos projetos da Ipv Delft, este viaduto agiliza e garante a segurança dos usuários das bicicletas desde 2011.
7
Este túnel tem uma calçada larga para os pedrestres circularem tranquilos e uma via de mão dupla para as bicicletas.

Ainda que não tenha um design muito surpreendente como vimos nos outros tópicos, este galpão cumpre sua função e é para uso exclusivo dos ciclistas.
Caixa para bicicletas de carga, em Copenhague (Dinamarca)
5
Voltada para este tipo específico de bicicleta, tem o formato de um carro cor-de-rosa.
4
Este túnel para ciclistas e pedestres é de faixa lenta e liga as cidades de Heinenoord e Barendrecht, passando sob o rio Maas Oude.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Quem está passando na rua não tem ideia de quão genial esta casinha verde é. O Eco-cylce é um sistema de estacionamento de bicicletas japonês, desenvolvido pela Giken. O que aparece na imagem fica escondido debaixo da terra.
1
Ao contrário do anterior, este estacionamento é um prédio e tem capacidade para 720 bicicletas.
3
De todas as ideias apresentadas aqui, esta é, provavelmente, a de mais simples aplicação. Colocar um suporte para bicicletas na frente dos ônibus dá mais garantias que outros motoristas não vão estragar os veículos e permite que ciclistas se desloquem por distâncias mais longas de maneira mais rápida.
***
Sao Paulo Sao