Estação São Paulo-Morumbi do Metrô, coloca a Linha 4 mais próxima da periferia - São Paulo São

Estacão Morumbi da linha 4 Amarela do Metrô Paulista. Foto: Estadão / Conteúdo.Estacão Morumbi da linha 4 Amarela do Metrô Paulista. Foto: Estadão / Conteúdo.

Abertas às pressas no último sábado, 27, a estação São Paulo-Morumbi passa a levar a Linha 4-Amarela mais próxima da periferia da capital e da divisa com o município de Taboão da Serra – distante quase 4 km de lá. Embora não fosse a linha de trem mais “central” da cidade – título que cabe à Linha 2-Verde que na sua maior extensão fica a 6,5 km do marco zero – o ramal operado pela ViaQuatro percorria até então um trecho caracterizado por pólos geradores de emprego.

Até Butantã, então a estação mais afastada do centro (8 km), a Linha 4 tem mais um papel distribuidor do que pendular. A exceção é justamente Butantã que concentrava todo o fluxo de passageiros vindo da região e de outros municípios vizinhos graças ao seu terminal de ônibus. Com isso, nada menos que 80 mil pessoas utilizam essa estação diariamente, parte delas que deverá descer em São Paulo-Morumbi – 12 linhas devem ser deslocadas para lá.

A viagem entre Butantã e São Paulo-Morumbi leva cerca de 2 minutos e 45 segundos e percorre 2,4 km. Foto: Metrô / CPTM.A viagem entre Butantã e São Paulo-Morumbi leva cerca de 2 minutos e 45 segundos e percorre 2,4 km. Foto: Metrô / CPTM.

Mas o terminal de ônibus da nova estação ficou para depois. Segundo o governo, ele será inaugurado em cerca de 45 dias, portanto, em dezembro. Com ele concluído, a previsão é que São Paulo-Morumbi movimente 26,5 mil pessoas por dia, assumindo provisoriamente um papel que foi pensado para ele inicialmente. Nos primeiros projetos do Metrô, a estação seria terminal da Linha 4, mas a supressão da estação Três Poderes fez o governo planejar uma nova estação, Vila Sônia, ao lado do pátio de manutenção.

Dotada de um terminal de ônibus construído por cima do pátio, a futura estação deverá ficar pronta em 18 meses, segundo a estimativa mais recente. Portanto, até meados de 2020 São Paulo-Morumbi servirá como terminal, distante pouco mais de 10 km do centro de São Paulo. Já sobre a futura ampliação até Taboão da Serra, que acrescentará duas novas estações à linha, nenhuma novidade afinal a decisão caberá ao novo governador João Dória, que assumirá em 1º de janeiro de 2019.

Estação ampla

O horário de operação reduzida das 10 às 15 horas deve durar pelo menos 15 dias. Foto: Metro / CPTM.O horário de operação reduzida das 10 às 15 horas deve durar pelo menos 15 dias. Foto: Metro / CPTM.

Além do papel social de levar um transporte de alta capacidade para uma região com mobilidade complicada, a nova estação também foi comemorada pela torcida do São Paulo Futebol Clube. O clube de futebol era o único da capital a não contar com uma estação de metrô ou trem próxima ao seu estádio. Agora, São Paulo-Morumbi assumirá uma função importante para os frequentadores do estádio do Morumbi, distante cerca de 1,5 km da linha. E o primeiro teste para os são-paulinos ocorrerá no próximo domingo, 4 de novembro. O governo e a ViaQuatro ampliarão o horário de funcionamento nesse dia, de 10h às 21h em vez de 15h para que a torcida possa usufruir da nova estação.

Os torcedores (e usuários comuns) que visitarem a nova estação encontrarão uma estrutura bastante ampla e não tão profunda quanto outras da linha. Com pouco menos de 28 metros de profundidade, São Paulo-Morumbi possui quatro pisos subterrâneos. Além da plataforma, há um mezanino metálico como em outras estações do ramal. De lá o passageiro caminha por um curto corredor lateral até o primeiro lance de escadas. Mais um piso intermediário e subimos até o andar onde se encontram a bilheteria, o túnel de ligação com o acesso secundário e a longa linha de bloqueios, necessária para dar conta do movimento vindo do terminal de ônibus.

A rede metroferrroviária soma 19 estações abertas em 2018, maior expansão de sua história. Foto: Metrô / CPTM.A rede metroferrroviária soma 19 estações abertas em 2018, maior expansão de sua história. Foto: Metrô / CPTM.

Certamente será uma estação onde a ViaQuatro poderá instalar vários quiosques e lojas, mas que carece de uma iluminação natural maior. Apesar da enorme cobertura metálica, ainda incompleta, a luz do sol só chega ao interior pelo acesso principal e por uma pequena fresta no centro do terminal de ônibus e que está fechada por conta das obras. O acesso secundário, todo revestido de vidro no térreo, prevê uma futura ligação com a Linha 17-Ouro de monotrilho, mas que está suspensa no momento.

A viagem entre Butantã e São Paulo-Morumbi leva cerca de 2 minutos e 45 segundos e percorre 2,4 km, uma das maiores distâncias entre estações do Metrô de São Paulo – tudo por culpa da ausência da estação Três Poderes. Os usuários que desembarcarem de ônibus no corredor da avenida Francisco Morato precisarão que a CET altere o tempo de abertura do semáforo de pedestres, hoje extremamente favorável aos carros. Além do terminal e do estádio do Morumbi nas proximidades, a estação também dará acesso ao Shopping Butantã, do outro lado da avenida Jacobe Salvador Zveibil.

A estação São Paulo-Morumbi passa a levar a Linha 4-Amarela mais próxima da periferia da capital.A estação São Paulo-Morumbi passa a levar a Linha 4-Amarela mais próxima da periferia da capital.

O horário de operação reduzida das 10 às 15 horas deve durar pelo menos 15 dias quando possivelmente a ViaQuatro já passe a abrir a nova estação em horário pleno. Com mais essa inauguração, a rede metroferrroviária soma 19 estações abertas em 2018, maior expansão de sua história. São cerca de 370 km de trilhos, contando a CPTM (273 km) e Metrô/ViaQuatro/ViaMobilidade (96 km).

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Por Ricardo Meier da CPTM.



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