Com 'Jane’s Walk', projeto CalçadaSP promove passeio pelo centro e celebra a urbanista Jane Jacobs - São Paulo São

O ano é 1961. Temos Jane Jacobs, norte-americana nascida na Pensilvânia e radicada em Nova York desde os 18 anos. Jornalista fascinada pela dinâmica efervescente da cidade que adotou, Jane escreve um livro de título grandiloquente, The Death and Life of Great American Cities (traduzido no Brasil com o nome mais universalista de Morte e Vida das Grandes Cidades).

A jornalista e ativista norte-americana Jane Jacobs (1916-2006). Foto: Divisão de Gravuras e Fotografias da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.A jornalista e ativista norte-americana Jane Jacobs (1916-2006). Foto: Divisão de Gravuras e Fotografias da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.Das páginas do volume, vêm ao leitor expressões e ideias tão fulminantes quanto o título épico. O “balé das ruas”, os “olhos da rua” e todo um conjunto de reflexões que devolveriam a cidade e o pensamento urbanístico às pessoas. Vivendo na idade dos megaempreendimentos e da aurora dos subúrbios classe média feliz, Jane radicalizava ao propor uma cidade pensada a partir da gente que a habita e da memória arquitetônica que a sustenta.

Imagem: Architect Magazine / Reprodução.Imagem: Architect Magazine / Reprodução.

“Uma cidade interessante começa por uma calçada e uma rua interessantes. Se elas são monótonas, a cidade terá a mesma aparência. Serpenteando edifícios e espaços públicos, as calçadas dialogam com eles as referências que identificam e caracterizam o lugar." disse Jane Jacobs.

Jane's Walk no Centro

O CalçadaSP convida para um passeio diferente pelas calçadas do centro de São Paulo. Calçadas tem histórias curiosas e algumas podem até ser chamadas de arte. Ficou curioso? Venha despertar o seu olhar apreciativo e participar dessa investigação coletiva pela cidade. Calçada é arte? Venha descobrir durante a Jane’s Walk 2019 em São Paulo.

Junto à comunidade internacional Jane's Walk, a caminhada é uma homenagem à vida e a obra da jornalista e ativista Jane Jacobs, eleita como a urbanista mais influente de todos os tempos segunda a revista norte-americana Planetizen.

CalçadaSP é um projeto de a[R]tivismo urbano que quer despertar a consciência das pessoas para vários aspectos da vida urbana. Acredita que o olhar apreciativo é o primeiro passo para experimentar e ocupar a cidade.

Com a intenção de estimular a contemplação dos pisos públicos deSão Paulo como obras de arte, dois publicitários criaram o projeto que reúne imagens de calçadas que, entre ladrilhos, grelhas, ervas daninhas, cores, pastilhas, curvas, retas e traços, estampam a cidade. O convite é para a pausa, a observação e a admiração dos detalhes.

Imagem: Reprodução / Instagram CalçadaSP.Imagem: Reprodução / Instagram CalçadaSP.

O projeto reúne fotografias de calçadas que foram pensadas para ser bonitas, com desenhos e brilhos, mas também imagens de objetos caídos, palavras escritas e desenhos rabiscados. “A calçada é democrática porque todo mundo usa. Calçada é saúde porque caminhar faz bem, é arquitetura porque ao caminhar você conhece os prédios históricos da cidade, é arte porque você tem contato com todo tipo de estímulo visual”, diz Wans Spiess, de 46 anos, uma das criadoras.

Serviço

Jane’s Walk 2019 em São Paulo.
Quando: Dia 4/05/2019 às 11h.
Ponto de encontro: Central de Informação Turística - Metrô Praça da República (linha amarela / vermelha).
Duração prevista: 40 mintutos de caminhada.
Mapa do percurso em: http://bit.ly/calçadaarte
Garanta sua participação increvendo-se neste link.

O São Paulo São é parceiro e apoia a iniciativa.

***
Da Redação.



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio