Fortaleza vai sediar a cúpula mundial da Mobilidade Sustentável de 24 a 26 de junho - São Paulo São

O evento mostrará as melhores práticas e lições sobre mobilidade sustentável para um grupo internacional de profissionais da cidade e pesquisadores. Foto: ITDP / Divulgação.O evento mostrará as melhores práticas e lições sobre mobilidade sustentável para um grupo internacional de profissionais da cidade e pesquisadores. Foto: ITDP / Divulgação.

Cerca de 200 especialistas em mobilidade sustentável de todos os continentes se reúnem em Fortaleza de 24 a 26 deste mês em uma das maiores cúpulas da temática no mundo - o “Mobilize Summit”. Organizado pelo Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP, da sigla em inglês para Institute for Transportation and Development Policy), conta com a parceria da Fundação Volvo para Educação e Pesquisa. A realização do evento na capital cearense é parte do prêmio “Sustainable Transport Award” (STA, na sigla em inglês) conferido à cidade de Fortaleza por projetos inovadores para promoção da sustentabilidade no deslocamento urbano, por melhorar a mobilidade em geral da população, redução de gases do efeito estufa e melhoria da segurança e infraestrutura para ciclistas e pedestres.

Um troféu será entregue ao prefeito Roberto Cláudio pelo comitê do STA durante a abertura do Mobilize Summit, na próxima segunda-feira (24/06), às 8h30. A organização destaca que a cidade tem avançado rapidamente na melhoria de ruas e do sistema de transportes, priorizando o transporte sustentável, enquanto diversas cidades no mundo continuam a priorizar o transporte individual motorizado, como carros e motocicletas.

A Prefeitura de Fortaleza ganhou o Prêmio Transporte Sustentável durante a cúpula de 2018, realizada em Dar es Salaam, na Tanzânia. Foto: Divulgação.A Prefeitura de Fortaleza ganhou o Prêmio Transporte Sustentável durante a cúpula de 2018, realizada em Dar es Salaam, na Tanzânia. Foto: Divulgação.

"A cidade de Fortaleza, como qualquer outra cidade de um país em desenvolvimento, enfrenta muitos desafios em todos os setores e, por isso mesmo, tivemos que atuar, desde o início da gestão, com criatividade, inovação, num processo de liderança e participação pública. Com isso, foi possível alcançar resultados de sucesso na promoção da mobilidade sustentável no curto prazo. Uma das nossas principais estratégias tem sido adaptar as boas práticas internacionais ao nosso contexto local. Acreditamos que o Mobilize 2019 é mais uma oportunidade importante para maximizar a troca de experiências. Nós nos sentimos muito honrados, primeiro em receber este prêmio e, depois, em sediar um evento tão prestigiado em nossa cidade”, conta o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

O evento mostrará as melhores práticas e lições sobre mobilidade sustentável para um grupo internacional de profissionais da cidade e pesquisadores, destacando Fortaleza como emergente na área e como um laboratório de aprendizado, com o tema “Reconquistando Ruas para Acesso e Mobilidade”. Outras edições da Cúpula Mobilize foram realizadas em Dar es Salaam, na Tanzânia; Santiago, no Chile; e Yichang, na China.

Em Fortaleza, projeto batizado "Cidade da Gente" transformou a Avenida Central, no bairro Cidade 2000, onde os carros tinham prioridade, em um espaço público para pessoas. Foto: Rodrigo Capote / WRI Brasil.Em Fortaleza, projeto batizado "Cidade da Gente" transformou a Avenida Central, no bairro Cidade 2000, onde os carros tinham prioridade, em um espaço público para pessoas. Foto: Rodrigo Capote / WRI Brasil.

“Cidades em todo o mundo estão buscando soluções para o crescimento e o congestionamento, e Fortaleza demonstra o valor de priorizar o transporte público e o espaço para as pessoas”, diz Heather Thompson, CEO da ITDP. “Estamos particularmente empolgados com a replicabilidade do que foi conquistado em Fortaleza em um tempo relativamente curto e com um investimento comparativamente menor. Isto é exatamente o tipo de abordagem orientada por resultados que queremos incentivar, e estamos entusiasmados em reunir especialistas de todo o mundo para ver isso em primeira mão”, fortaleceu.

Agenda

Todas as sessões do “Mobilize Summit” serão realizadas no Hotel Gran Mareiro da Praia do Futuro. Foto: Divulgação.Todas as sessões do “Mobilize Summit” serão realizadas no Hotel Gran Mareiro da Praia do Futuro. Foto: Divulgação.

Os organizadores realizam um evento pré-Mobilize no domingo (23/06), no Teatro Celina Queiroz, na Universidade de Fortaleza (Unifor), aberto ao público mediante pré-inscrição a partir das 17h30, com o tema central da cúpula “Reconquistando Ruas para Acesso e Mobilidade”. Participam autoridades mundiais no assunto, como o colombiano Gil Peñalosa, a ex-prefeita de Santiago (Chile) Carolina Toha, especialistas da Índia e Quênia, além do secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza (SCSP), Luiz Alberto Saboia.

Todas as sessões do “Mobilize Summit” serão realizadas no Hotel Gran Mareiro da Praia do Futuro, mas outras atividades também estão programas em diferentes partes da cidade, como as visitas técnicas e intervenção temporária, similar ao do projeto “Cidade da Gente”. Para mais informações sobre o Mobilize, incluindo agenda, palestrantes e outras informações, no site oficial do evento.

***
Fonte: Prefeitura de Fortaleza.



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio