Trilhos de bondes encontrados nas obras do Vale do Anhangabaú serão preservados - São Paulo São

Os trilhos deverão ser retirados e uma amostra deverá ser mantida para compor o acervo arqueológico do Vale do Anhangabaú.Foto: Gabriel Facchini/SECOM.Os trilhos deverão ser retirados e uma amostra deverá ser mantida para compor o acervo arqueológico do Vale do Anhangabaú.Foto: Gabriel Facchini/SECOM.

Na última segunda-feira (29), parte dos trilhos do sistema de bondes em São Paulo foi encontrada sob a calçada da avenida São João, durante a revitalização do Vale do Anhangabaú. Uma parte dos trilhos desativados há cinco décadas passarão por restauração e serão colocados em exposição. A Prefeitura anunciou na última quarta-feira (31) que os achados, desativados há cinco décadas, serão preservados e restaurados para exposição.

Prefeitura acionou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e os trilhos poderão ser colocados para exposição. Foto: Gabriel Facchini/SECOM.Prefeitura acionou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e os trilhos poderão ser colocados para exposição. Foto: Gabriel Facchini/SECOM.

"Tanto a revitalização quanto o local onde o material ficará à mostra deverão ser  decididos em conjunto com os órgãos de preservação envolvidos com a questão arqueológica: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN) e o Departamento de Patrimônio Histórico (DPH),"diz a nota da Prefeitura.

O mesmo processo foi realizado com os trilhos encontrados na Avenida Adolfo Pinheiro, em Santo Amaro (linha Lilás do Metrô)  e na Rua Teodoro Sampaio, em Pinheiros, durante as obras de reforma do Largo da Batata, em 2015.

Na Estação Adolfo Pinheiro, a grande atração do público é a “Vitrine Arqueológica”, que guarda os antigos trilhos do antigo bonde da linha Santo Amaro. Foto: Metrô / Divulgação.Na Estação Adolfo Pinheiro, a grande atração do público é a “Vitrine Arqueológica”, que guarda os antigos trilhos do antigo bonde da linha Santo Amaro. Foto: Metrô / Divulgação.

"O Anhangabaú é um grande marco, o início da cidade", afirma a arqueóloga Débora Leonel Soares. Segundo a especialista, a remoção será acompanhada por profissionais especializados e a obra será paralisada caso novos resquícios arqueológicos sejam encontrados, para realizar o resgate emergencial.

Trilhos de bonde, datados de 1909, foram encontrados em Pinheiros, Zona Oeste. Foto:  Marcelo Leite Augusto/VC no G1.Trilhos de bonde, datados de 1909, foram encontrados em Pinheiros, Zona Oeste. Foto: Marcelo Leite Augusto/VC no G1.

As escavações no Vale do Anhangabaú estão sendo monitoradas por profissionais competentes quanto à existência de outros  itens históricos no local.

De acordo com a especialista, caso isso aconteça, será feito o resgate emergencial do material, que será fotografado, registrado e catalogado.

***
Fonte: SECOM / Prefeitura de São Paulo.

 



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio