Rua Sete de Abril, no Centro, será transformada em calçadão - São Paulo São

 
A rua Sete de Abril, no bairro da República, centro de São Paulo, vai ser fechada para o tráfego de veículos e será transformada em um calçadão, a exemplo de como ocorre em outras vias próximas, como a ruas 24 de maio e Barão de Itapetininga. 
 
A rua liga a praça da República à rua Xavier de Toledo. A obra está orçada em R$ 2,2 milhões e deve ficar pronta em abril do próximo ano. A ordem de início da readequação da rua foi emitida pela Prefeitura de São Paulo no começo do mês. 
 
O calçadão será implantado no trecho entre as ruas Bráulio Gomes e Gabus Mendes. O projeto prevê a substituição do piso, tanto das calçadas como da parte da rua por onde passam os carros, por blocos de concreto que facilitam a limpeza e conservação, segundo a prefeitura. 
 
Os blocos podem ser removidos em caso de reparos na fiação e no encanamento, evitando quebra-quebra nas obras. A proposta inclui também a instalação de mobiliário urbano, como bancos, cinzeiros e paraciclos; piso tátil, para os deficientes visuais; e lixeiras enterradas com acionamento mecanizado, para evitar o acúmulo de sacos de lixo deixados pelos comerciantes na via. 
 
O calçadão terá ainda um balizador retrátil, equipamento colocado no chão para controlar o acesso de carros. A ideia é que apenas veículos com mercadorias possam entrar no calçadão para fazer carga e descarga nos estabelecimentos comerciais. 
 
O Executivo municipal prevê que o projeto beneficie cerca de 170 pessoas por minuto, que é a quantidade média de pessoas que passam pela 7 de abril nos horários de pico. 
 
Calçadões 
 
A requalificação da rua Sete de Abril é um projeto-piloto da prefeitura, que pretende reformar e ampliar as áreas destinadas aos pedestres na área central da cidade. 
 
"A requalificação dos espaços públicos do centro é uma das principais metas da gestão, prevendo a redescoberta das qualidades e belezas da região. Nesse sentido, qualificar os calçadões é um meio fundamental para retomar o acesso universal a esta área da cidade", informa a prefeitura na introdução do projeto, que está disponível na internet. 
 
O projeto inclui melhorias em outros 11 pontos da região central, como o Vale do Anhangabaú, a escadaria da rua 13 de Maio, na Bela Vista, e o calçadão em frente ao Teatro Municipal, na praça Ramos de Azevedo.

Fontes: SP Urbanismo e UOL.


 
 


APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio