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São Paulo São Conexões

 

O conselho municipal apresentou um conjunto de prioridades de planejamento urbano para que os madrilenos possam avançar. Foto: Sergio Perez / Reuters.O conselho municipal apresentou um conjunto de prioridades de planejamento urbano para que os madrilenos possam avançar. Foto: Sergio Perez / Reuters.

Em 30 de junho, legisladores em Madrid anunciaram suas intenções de aprovar atualizações nas regras de planejamento da cidade que irão “adaptar a cidade ao século 21”, segundo o governo. O vice-prefeito Begoña Villacís chamou os planos de "a atualização mais ambiciosa dos últimos 24 anos".

A capital da Espanha tem desfrutado de relativa estabilidade econômica nos últimos anos, embora ainda enfrente muitos dos mesmos desafios de áreas densamente povoadas: aumento dos aluguéis, ruas congestionadas, acesso insuficiente a áreas verdes. E, claro, Madrid não escapou ilesa da pandemia. Depois de enfrentar alguns dos piores surtos de Covid-19 do país e várias rodadas de confinamento, as autoridades locais estão agora focadas em reabrir a economia com segurança. A taxa de desemprego da cidade aumentou em 2020, mas tem caído constantemente este ano. O conselho municipal apresentou um conjunto de prioridades de planejamento urbano para que os madrilenos possam seguir adiante. 

Tornando a habitação mais confortável

Foto: Getty Images.Foto: Getty Images.

Em seu discurso, Villacís reconhece como a pandemia aumentou a importância de ter casas confortáveis ​​e habitáveis, e se comprometeu com novas regulamentações que redefiniriam os padrões de conforto para residências e colocariam ênfase em espaços ao ar livre, como varandas e pátios. Um estudo recente descobriu que Madrid tem o maior número de apartamentos internos disponíveis em seu mercado imobiliário em comparação com o resto da Espanha, o que significa que muitos apartamentos não têm acesso fácil a espaços ao ar livre. Madrid ainda não definiu as atualizações em seus códigos de habitação, mas podem surgir medidas recentes aprovadas pelo governo basco exigindo que as novas casas construídas na região incluam uma varanda.


O prefeito José Luis Martínez-Almeida também anunciou durante a reunião que a cidade investirá € 180 milhões ($ 214 milhões) em um projeto para construir cerca de 1.200 unidades de habitação pública nos próximos meses para residentes de baixa renda e outros grupos mais vulneráveis ​​como famílias monoparentais e idosos. Isto se soma a vários outros projetos de revitalização e novas construções que já estão em andamento. “Somos a maior construtora de moradias públicas da Espanha”, disse o prefeito sobre a prefeitura.

Incentivar uso de mais residências compartilhadas

Villacís reconhece como a pandemia aumentou a importância de ter casas confortáveis ​​e habitáveis. Foto: Getty Images.Villacís reconhece como a pandemia aumentou a importância de ter casas confortáveis ​​e habitáveis. Foto: Getty Images.

Os espaços de co-living em estilo dormitório, onde unidades individuais compartilham cozinhas e áreas comuns, ganharam popularidade nos últimos anos. Villacís diz que regulamentará esses tipos de moradias de uma forma que os incentive a proliferar. Em junho, a prefeitura de Madrid aprovou um novo projeto de co-living no bairro de Barajas, próximo ao aeroporto. O edifício incluirá mais de 70 unidades a preços acessíveis, bem como 25 apartamentos destinados a serem “espaços intergeracionais” que incentivam a convivência para pessoas em todas as fases da vida.
 
Limitar os aluguéis de temporada como Airbnb, VRBO, HomeAway e Wimdu
 
Villacís também propôs um novo regulamento para aluguel turístico, que tem sido uma fonte de disputa por seu impacto no mercado geral de aluguel na cidade. Madrid tem o maior número de apartamentos para aluguel por temporada de curta duração na Espanha, superando Barcelona, ​​que também teve seus problemas com o mercado do Airbnb. Embora o mercado tenha diminuído um pouco por causa da pandemia, há quase 1,5 milhão de quartos para turistas disponíveis em toda a cidade. Em 2019, o governo municipal emitiu uma norma dizendo que apartamentos sem entrada privativa não podiam ser oferecidos para locação por temporada, tornando mais difícil para um único proprietário de um prédio alugar uma unidade. A mudança foi parte dos esforços contínuos da cidade para conter o mercado de aluguel de curto prazo. Qualquer nova atualização no código da cidade provavelmente tornará mais rigorosas essas regras sobre quais apartamentos podem ser alugados.
 
Tornar as ruas mais habitáveis ​​para as pessoas, não para os carros

Madrid tem priorizado cada vez mais os pedestres em vez dos veículos em suas ruas nos últimos anos. Foto: Pierrot Heritier.Madrid tem priorizado cada vez mais os pedestres em vez dos veículos em suas ruas nos últimos anos. Foto: Pierrot Heritier.

As grandes ruas de Madrid também podem ser revitalizadas com as novas propostas. Villacís disse que quer iniciar projetos que vão “trazer vida” de volta às ruas, incluindo novos espaços para lojas e assim promover o comércio local e atividades de lazer. Bairros de Madri como Las Tablas, Sanchinarro e El Cañaveral estão todos centralizados em torno de largas avenidas que acomodam pedestres com áreas verdes e também carros nas ruas. Como Barcelona e outras cidades da Europa, Madrid tem priorizado cada vez mais os pedestres em vez dos veículos em suas ruas nos últimos anos. Em 2018, o governo bloqueou o acesso de todos os veículos não residentes no centro da cidade.


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Por Camille Squires na Quartz (Inglês).

O novo distrito da cidade parece destinado a ser cheio de atividades que unirão a comunidade. Foto: Broekman and Akro.O novo distrito da cidade parece destinado a ser cheio de atividades que unirão a comunidade. Foto: Broekman and Akro.

Mesmo para os padrões holandeses, a cidade de Utrecht é incrivelmente adequada para ciclistas e pedestres, mas há planos para torná-la ainda mais adequada.

Considerando que em grande parte do restante da cidade os motoristas são tratados como convidados em “fietstraats” - ou ciclovias -, quase não haverá nenhum carro no distrito de Merwede, que logo será reconstruído; lojas, escolas e outras amenidades estarão a uma curta caminhada, e o centro de Utrecht, um quilômetro ao norte, estará a uma curta distância de bicicleta.

O estilo de vida basicamente livre de carros na Holanda tem, obviamente, a ver com o amor dos holandeses por bicicletas. Ilustração: Marco Broekman and Okra.O estilo de vida basicamente livre de carros na Holanda tem, obviamente, a ver com o amor dos holandeses por bicicletas. Ilustração: Marco Broekman and Okra.

Um plano de desenvolvimento urbano para transformar radicalmente um parque industrial à beira do canal que atravessa o centro da cidade de Utrecht, foi elaborado em conjunto com dez proprietários de terrenos.

O plano, negociado com os habitantes locais, prevê que num local de 60 acres (aproximadamente 243 mil metros quadrados) será implantado um subúrbio denso e ecológico sem carros até 2024. O projeto prevê um distrito de uso misto de 17 quarteirões para 12.000 moradores, nenhum dos quais precisaria usar carros particulares para suas necessidades diárias.

A  zona do canal Merwede era originalmente um parque empresarial, mas será transformada nos próximos anos. Imagem: Marco Broekman and Okra.A zona do canal Merwede era originalmente um parque empresarial, mas será transformada nos próximos anos. Imagem: Marco Broekman and Okra.

Maike Koch, porta-voz do município, concorda que Utrecht é uma "cidade muito favorável para bicicletas", mas que, no entanto, "o espaço público ainda é amplamente determinado pelos carros". Ela diz que Merwede “será diferente” porque “o espaço público nesta área central será livre de carros com um design verde de alta qualidade”.
 
Merwede, acrescenta: “será um distrito da cidade com tudo para o dia a dia, como um supermercado, escolas primárias e secundárias e serviços médicos, a curta distância. As pessoas podem fazer compras, trabalhar e praticar esportes no bairro e relaxar em um terraço na praça da cidade.”

Haverá um skatepark, muitos restaurantes e cafés agradáveis ​​e até uma parede para escaladas. Ilustração: Marco Broekman and Okra.Haverá um skatepark, muitos restaurantes e cafés agradáveis ​​e até uma parede para escaladas. Ilustração: Marco Broekman and Okra.

Outro aspecto crucial do novo bairro é a ideia de que será voltado para a economia circular. Isso significa criar o mínimo de resíduos possível e usar o mínimo possível de novos recursos.  Além do projeto que exclui principalmente carros, Merwede terá outras características ecológicas, como aquecimento e refrigeração fornecidos através de um canal: esta será a maior instalação de armazenamento subterrâneo de calor e frio na Holanda.

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Por Carlton Reid na Forbes (Inglês).

O projeto de construção da marca. Imagem: A Equipa / Lisboa.O projeto de construção da marca. Imagem: A Equipa / Lisboa.

Em 2015, quando a capital paulista comemorava 467 anos de existência, um outro evento poderia ser também festejado, ainda que precoce e discretamente: a criação do portal São Paulo São.

Nessa pouco mais de meia década na produção de pautas inclusivas, conteúdos inéditos, projetos proprietários, ocupações criativas e compartilhamento de exemplos nacionais e internacionais, fizemos tudo ao nosso alcance para traduzir o ‘zeitgeist’ de nossa cidade. E demos tudo de forma plural, para marcas, pessoas e causas ao abrir espaço para manifestações e para aqueles que apostam em boa convivência nas cidades e foram incentivados em nossos slogans: ‘As coisas boas que são tão nossas’, ‘A sua melhor tradução’ e ‘Conexões que inspiram’.

A maior cidade nordestina do país, a maior italiana fora da Itália, a maior japonesa fora do Japão, essa cosmópole que abriga mais descendentes libaneses do que a população total do Líbano, que abriu os braços para coreanos, bolivianos, nigerianos, sírios, peruanos, e tantos outros povos que buscavam um lugar para se estabelecer e aqui encontraram sua morada, foi interpretada pelo São Paulo São com a mesma sensibilidade com que Caetano decifrou Sampa. E não faltaram exemplos e iniciativas de todos os cantos do mundo para nos ensinar.

Encerrada essa etapa, iniciamos outra e precisamos do seu apoio! 

Sugestão de novo layout para o Portal. Imagem: Ilustração.Sugestão de novo layout para o Portal. Imagem: Ilustração.

Precisamos de seu apoio para reformular o layout do Portal, que ganhará novas seções e novos colaboradores, passará a transmitir conteúdos em seu canal de web-vídeo distribuídos nas redes sociais e via podcasts, com programação diária de articulistas e convidados - além das séries temáticas que  já produzimos -, ganhará ambiente de marketplace para pequenos empreendedores, desenvolverá aplicativos de soluções urbanas e vai desenvolver uma linha de produtos próprios em vários formatos.

Futuro presente

Focada na valorização dos bairros e de suas potencialidades, a nova iniciativa da São Paulo São contribui para que a cidade seja mais saudável, produtiva e sustentável. Imagem: Prefeitura de Paris.Focada na valorização dos bairros e de suas potencialidades, a nova iniciativa da São Paulo São contribui para que a cidade seja mais saudável, produtiva e sustentável. Imagem: Prefeitura de Paris.A ressignificação dos hábitos de consumo e do estilo de vida; o home office e o teletrabalho; a convivência mais familiar e local, valorizando os serviços próximos de casa; os produtos feitos de forma artesanal, em oficinas familiares, não ondas passageiras, mas pilares firmes que já estruturam a vida pós-pandemia. Portanto, nos inspiramos e vamos mergulhar ainda mais no conceito criado pelo cientista franco-colombiano Carlos Moreno, que é a ‘cidade de 15 minutos’. Na tese de Moreno, os moradores terão acesso a tudo o que precisam a apenas 15 minutos de distância a pé, através da caminhada ativa, bicicletas ou transporte público.

E como protagonistas, queremos impulsionar os vínculos saudáveis e produtivos em São Paulo, por meio de seus energéticos e ricos centros de produção de cultura, valores, ideais e produtos: os bairros. Além de ampliar e expandir nossa produção para outras capitais do país com o projeto São Conexões.

Para enfrentar esses desafios e seguir à frente como “Love Brand”, o São Paulo São terá de ampliar a sua equipe de criação, produção, redes sociais e incremento de sua produção na web - e em eventos criativos no pós-pandemia.

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Banner da campanha. Arte J.R. Delboux sobre imagem do Arquivo do Estado de São Paulo.Banner da campanha. Arte J.R. Delboux sobre imagem do Arquivo do Estado de São Paulo.Seja você Pessoa Física ou Jurídica, privada ou pública, pode nos apoiar de várias formas.

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Texto: Zoca Moraes e Mauricio Machado.

Confira as revelações de cinco ilustres moradores da região, entrevistados na série especial sobre bairros de São Paulo. Imagem: Ricardo Martirani.Confira as revelações de cinco ilustres moradores da região, entrevistados na série especial sobre bairros de São Paulo. Imagem: Ricardo Martirani.

O São Paulo São e o seu projeto Bairros São Conexões lançam série inédita na web para valorizar a criatividade e a boa convivência nos bairros paulistanos. A primeira série - que tem inicialmente 4 vídeos de 2 minutos e 15 segundos cada um - é sobre Perdizes, bairro localizado numa das regiões mais charmosas e interessantes da cidade, pontilhada de atrações e serviços. O São Conexões é uma iniciativa inspirada na "Cidade de 15 minutos", sistema criado pelo cientista franco-colombiano Carlos Moreno, e que está sendo implantado em Paris pela prefeita Anne Hidalgo.

Entre ladeiras, ciclovias, feiras, bares, restaurantes, parques e galerias, Perdizes segue no ranking dos bairros mais cobiçados de São Paulo. Tem o terceiro maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade e ocupa a primeira posição na zona oeste, com 0,977, segundo dados recentes. Trata-se de uma região que reúne diversidade de serviços e muita qualidade de vida, com ruas arborizadas e jeitão de cidade do interior. A apenas cinco quilômetros do centro e com acesso fácil às grandes rodovias, Perdizes tem sido cada vez mais procurada como refúgio e moradia.

Perdizes está localizado numa das regiões mais charmosas e interessantes da cidade.Perdizes está localizado numa das regiões mais charmosas e interessantes da cidade.

O parque é um paraíso para quem quer se sentir totalmente fora da cidade.O parque é um paraíso para quem quer se sentir totalmente fora da cidade.

O bairro acolhe o bucólico Parque da Água Branca, com seus 136 mil metros quadrados de área, onde é possível caminhar, meditar, fazer piqueniques e até comprar na famosa feira orgânica, em meio ao canto dos pássaros e as frondosas árvores dos jardins.

O Allianz Park, uma das arenas multiuso mais modernas do mundo, e meca palmeirense, é outro destaque. Na área da educação, a presença de várias boas escolas e a tradicional PUC, referência em ensino superior, atraem famílias e jovens vindos de outras cidades.

Nascido na metade do século 19, o bairro ganhou esse nome devido ao grande número de perdizes que povoavam alguns jardins e casas da região, em especial o quintal de Joaquim Alves Fidelis e Maria de Santa Rixa.

 Francisco Guedes confessa que já viveu em quatro bairros, mas é em Perdizes que se sente melhor. Francisco Guedes confessa que já viveu em quatro bairros, mas é em Perdizes que se sente melhor.

Maquete de projeto de Joaquim Guedes para  nova PUC. Imagem: Acervo Pessoal / Chico Guedes.Maquete de projeto de Joaquim Guedes para nova PUC. Imagem: Acervo Pessoal / Chico Guedes.

Um dos entrevistados para esta série, o arquiteto, urbanista e músico Francisco Guedes confessa que já viveu em quatro bairros, mas é em Perdizes que se sente melhor. As boas lembranças de passeios com o filho no Parque da Água Branca e a reconstrução do teatro TUCA ao lado do pai, o falecido arquiteto Joaquim Guedes, são memórias vivas e felizes. Lugares queridos de Chico em seu dia a dia.

É especial a rotina da fisioterapeuta Adriana Peres no bairro que elegeu como seu.É especial a rotina da fisioterapeuta Adriana Peres no bairro que elegeu como seu.

Avenida Sumaré, uma avenida onde se pode correr, namorar, passear, andar de bicicleta.Avenida Sumaré, uma avenida onde se pode correr, namorar, passear, andar de bicicleta.

É também especial a rotina da fisioterapeuta Adriana Perez no bairro que elegeu como seu. “Cumprimento todo mundo por aqui, é uma vida gostosa e leve, entre subidas e descidas nas ladeiras”, conta Adriana durante a entrevista. Moradora de Perdizes há vinte anos, ela explica que gosta do mix de dança, movimento e arte que compõem esse pedaço paulistano.

Aliás, o estúdio do famoso bailarino Ivaldo Bertazzo está bem no miolo de Perdizes, na rua Cotoxó. “E ainda tem a avenida Sumaré, uma avenida onde a gente pode correr, namorar, passear, andar de bicicleta...”, enumera. “Um dia você encontra uma pista de skate com jazz, no outro descobre um bar gostoso ou ainda uma casa de chás. Quando optei por morar em Perdizes eu queria um bairro estratégico, onde a saída para o litoral e o interior fosse fácil, e assim é. Aqui tudo circula, não é um lugar congestionado”.

As amigas Simone Casalecchi, decoradora, e Ana Suzuki, designer, não se vêem em outro lugar.As amigas Simone Casalecchi, decoradora, e Ana Suzuki, designer, não se vêem em outro lugar.

São 153 degraus: a malhação até o topo queima até 1.000 calorias em meia hora.São 153 degraus: a malhação até o topo queima até 1.000 calorias em meia hora.

Concordam com ela as amigas Simone Casalecchi, decoradora, e Ana Suzuki, designer. “Eu adoro circular com os cachorros, momentos em que a gente faz muitos amigos”, diz Simone. Já para Ana, o fato de os filhos estudarem a duas quadras de casa, acessando a escola a pé, faz muita diferença na qualidade de vida. “Além disso, essas ladeiras de Perdizes eu já encaro como exercício físico, que só fortalece; costumo dizer que eu moro perto da lua, de tanta ladeira que tem no bairro”. Ambas vivem há mais de oito anos na região e não se veem em outro lugar.

O criativo Henrique Szklo se sente tão bem nessa região como não se sente em várias outras.O criativo Henrique Szklo se sente tão bem nessa região como não se sente em várias outras.

A região tem muita qualidade de vida, com ruas arborizadas e jeitão de cidade de interior.A região tem muita qualidade de vida, com ruas arborizadas e jeitão de cidade de interior.

Perdizes tem o terceiro maior IDH da cidade e ocupa a primeira posição na zona oeste, com 0,977.Perdizes tem o terceiro maior IDH da cidade e ocupa a primeira posição na zona oeste, com 0,977.

Mesmo sendo um morador recente de Perdizes – ele se mudou durante a pandemia –, o professor, escritor e criativo Henrique Szklo já se declara apaixonado. “Nós viemos em busca de um apartamento menor, para reduzir custos. Só que em vez de um retrocesso, aconteceu um avanço. Toda manhã acordamos e comentamos como foi bom mudar para Perdizes!”, exulta. O prédio de Henrique é pequeno e sem porteiro, com ares europeus, o que o agradou bastante. Fora isso, ele tem dois supermercados ao lado e o Allianz Park a alguns passos da sua casa. “Isso também pesou na decisão. Por razões que eu desconheço, me sinto bem nessa região como eu não me sinto em várias outras”, confidencia o palmeirense criativo.

Mistérios de Perdizes, que a cada dia cativa mais pessoas para o seu território charmoso e único.

Bairros São Conexões

Ficha técnica.

Direção: Mauricio Machado.
Roteiro: Chantal Brissac e Mauricio Machado.
Direção de fotografia e montagem: Ricardo Martirani.
Vinheta / arte: Lab Experimental FAAP.
Trilha Sonora: Cid Campos.
Entrevistados: Francisco Guedes, Adriana Perez, Simone Casalecchi, Ana Suzuki, Henrique Szklo.

Assista aos 4 episódios na 'play list' do São Paulo São.

Na próxima série, Bairros São Conexões vai revelar Higienópolis.

Leia também: 

São Conexões: a Tegra Incorporadora é parceira da iniciativa.

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Por Chantal Brissac da Redação.

JanGehl em Copenhague. Foto: Sandra Henningsson / Gehl Architects.JanGehl em Copenhague. Foto: Sandra Henningsson / Gehl Architects.

Dois dos maiores ícones do urbanismo têm praticamente a mesma idade, Jan Gehl nasceu em 17 de setembro de 1936 e Jaime Lerner (morto no último dia 27 em Curitiba) em 17 de dezembro de 1937 - Qual o significado deste 17? Nenhum, mas chama atenção! Ambos trabalharam com conceitos similares, de construir cidades mais humanas, pensadas para pessoas e não para carros. 

O início da carreira destes profissionais coincide com um momento de inflexão na história da arquitetura: a chamada condição pós-moderna, uma ruptura com o tecnicismo modernista, com alterações importantes no uso dos elementos arquitetônicos e na maneira de pensar e construir cidades.

Imagine conseguir realizar todas as suas atividades cotidianas — ir e vir do trabalho, fazer compras no supermercado, ir ao banco, aos correios, à faculdade e levar as crianças na escola — em um tempo que pode ser otimizado. Imagine também poder ter a facilidade de ir a lugares para lazer de uma forma descomplicada. 

Parece distante da realidade de quem vive em grandes cidades, não é mesmo? Mas não quando se pensa em um novo formato de urbanismo, o qual tem ganhado cada vez mais espaço (também) por conta da pandemia do coronavírus: o conceito de "Cidade de 15 minutos". 

A proposta criada em Paris parece uma solução plausível para um problema recorrente relacionado à urbanização. A ideia é fazer com que a população consiga estar mais integrada à região na qual reside, tendo acesso aos diversos tipos de serviços ofertados.

Com a "Cidade de 15 minutos", as pessoas poderiam realizar todas as suas atividades corriqueiras e ainda curtir momentos de lazer baseando-se em uma distância calculada de até 15 minutos de suas casas — seja a pé ou por meio de transportes alternativos, como a bicicleta.

Visão transformadora no planejamento urbano

A "Cidade de 15 minutos" necessita da compreensão de que é preciso imprimir um ritmo mais lento à cidade. Foto: Le Parisien.A "Cidade de 15 minutos" necessita da compreensão de que é preciso imprimir um ritmo mais lento à cidade. Foto: Le Parisien.

Com o surgimento do coronavírus e o enfrentamento das consequências causadas pela doença, as configurações urbanas precisaram se reestruturar. Por conta da quarentena e o lockdown instituído em diversos países, a ação humana desenfreada — que causa consequências diretas à atmosfera — viu um certo enfraquecimento.

Problemas relacionados a mudanças climáticas e à poluição encontraram um respiro durante esse período tão difícil, e o desafio agora é conseguir manter esses níveis, que nunca haviam sido atingidos anteriormente. A esperança é remodelar as cidades para que as pessoas continuem a levar suas vidas de um jeito que seja menos agressivo ao meio ambiente.

Entretanto, a "Cidade de 15 minutos" necessita da compreensão de que é preciso imprimir um ritmo mais lento à cidade. Ela também precisa da consciência de uma vida mais regional e simples, na qual o “tempo ocioso” de deslocamento é convertido em uma oportunidade de experienciar a cidade. 

Segundo comunicados oficiais e entrevistas a diversos veículos de comunicação concedidas pelo franco-colombiano Carlos Moreno, diretor científico e professor especializado em sistemas complexos de inovação da Universidade de Paris, geralmente em momentos de crise, as populações conseguem se concentrar e refletir sobre a redescoberta da simplicidade. 

“Como agora temos a possibilidade de ficar mais perto de casa [e em casa], as pessoas redescobriram o tempo útil e um outro ritmo de vida”, acrescentou ele. Moreno é um dos fundadores desse novo conceito e atua como um consultor direto da prefeitura de Paris, comandada por Anne Hidalgo. 

Mobilidade, urbanismo e qualidade de vida

Tempo útil seria recuperado com novo conceito. Foto: Unsplash.Tempo útil seria recuperado com novo conceito. Foto: Unsplash.

Junto aos departamentos de Urbanismo, o professor Carlos Moreno pretende transformar a capital francesa e trazer melhorias em questões relacionadas à mobilidade. Segundo ele, o conceito da "Cidade de 15 minutos representa a possibilidade de uma construção urbana descentralizada. “Em seu cerne está o conceito de misturar funções sociais urbanas para criar uma vizinhança vibrante”, explicou Moreno. 

À medida em que os locais de trabalho, as lojas e as residências ficam mais perto da população, o espaço, que antes costumava ser dedicado aos carros, acaba sendo liberado para que outros tipos de transporte possam existir. Isso, em ciclo, acaba eliminando drasticamente as possibilidades de emissão de poluentes perigosos e abre a oportunidade para a criação de novos tipos de lazer.

Place de la Nation, na região Oeste de Paris, uma das sete praças já transformados. Foto: Dmitry Kostyukov / Bloomberg.Place de la Nation, na região Oeste de Paris, uma das sete praças já transformados. Foto: Dmitry Kostyukov / Bloomberg.

No entanto, vale ressaltar que o desejo de instituir novos modelos de planejamento urbano não é novo. Ideias semelhantes já existem há muito tempo, inclusive em Paris mesmo. Porém, a pandemia do coronavírus acelerou alguns processos relacionados a esse conceito, pois as justificativas trazidas à frente — no que tange a problemática da poluição — são extremamente plausíveis.

Por mais que pareça uma visão distante e quase utópica para ser aplicada no mundo todo, é necessário que pensamentos como esse sejam cada vez mais popularizados e investigados. Em um ano de angústias, como 2020, nada mais justo do que direcionar o olhar para iniciativas contundentes e que tragam algum respiro para a população. 

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Fonte: Bloomberg.