Conexões - São Paulo São

São Paulo São Conexões

 O publicitário e designer paulistano Mário Mandacaru, que vive há 33 anos em Portugal, deu uma aula sobre criatividade e branding e seus benefícios. Doto: Divulgação / A Equipa. O publicitário e designer paulistano Mário Mandacaru, que vive há 33 anos em Portugal, deu uma aula sobre criatividade e branding e seus benefícios. Doto: Divulgação / A Equipa.

No último dia 3 de março, o convidado especial para o Conversas São Conexões, foi Mário Mandacaru, um expert em criatividade e marcas urbanas. Nascido em São Paulo, onde estudou comunicação e marketing, Mario teve um rico percurso que incluiu o curso de Design Gráfico na Academy of Arts de San Francisco, Califórnia, e passagens por várias agências em Portugal, país que descobriu como o melhor lugar do mundo para viver. “E tenho mantido essa opinião”, ele diz, com seu sotaque português já naturalizado, fruto de 33 anos em terras lusitanas.

Existem maneiras de caminhar que na verdade são estilos filosóficos. Foto: Getty Images.Existem maneiras de caminhar que na verdade são estilos filosóficos. Foto: Getty Images.Caminhar é realmente a forma mais democrática, saudável, econômica e sustentável de se deslocar pelas cidades. Andando, imprimimos um ritmo próprio e original ao passeio, enquanto observamos o entorno e o vaivém das outras pessoas. Além disso, a atividade regular previne várias doenças crônicas, favorece a circulação e o cérebro, reduz os níveis de estresse e melhora o humor e a memória, entre tantos benefícios.

Mandacaru liderou, durante 12 anos, o Clube Criativos Portugal, período em que também integrou a Direção do Art Directors Club of Europe. Foto: Divulgação.Mandacaru liderou, durante 12 anos, o Clube Criativos Portugal, período em que também integrou a Direção do Art Directors Club of Europe. Foto: Divulgação.

Nesta quarta-feira, dia 3 de março, a marca e Portal São Paulo São promove mais um 'Conversas São Conexões' dentro de sua nova iniciativa. O convidado é o designer e criativo brasileiro Mário Mandacaru, radicado em Lisboa.

Aumentou o interesse por transportes sustentáveis também no setor de turismo, que vem recebendo hóspedes com mais segurança sanitária e responsabilidade ambiental. Foto: Divulgação.Aumentou o interesse por transportes sustentáveis também no setor de turismo, que vem recebendo hóspedes com mais segurança sanitária e responsabilidade ambiental. Foto: Divulgação.

Em todo o mundo, a quarentena provocada pela Covid-19 mostrou que podemos respirar um ar de melhor qualidade nos centros urbanos. A drástica redução da poluição atmosférica deixou claro que isso não é apenas possível e desejável, mas também imprescindível. Para ter saúde precisamos nos mover de forma mais sustentável, diminuindo assim a nossa pegada de carbono.

Espaços públicos humanizam as cidades e reforçam o sentido principal da vida em sociedade. Foto: João A. Fagim.Espaços públicos humanizam as cidades e reforçam o sentido principal da vida em sociedade. Foto: João A. Fagim.

Um livro lançado pela fundação canadense HealthBridge (link para o PDF) se debruça sobre a questão dos espaços públicos nas cidades: ruas, calçadas, ciclovias, parques, praças, mercados tradicionais e pequenas praças – e como as pessoas os usam.

Atos positivos estimulam a chamada cidadania ativa, que é a participação na cidade, o fortalecimento do senso de comunidade. Imagem: Reprodução.Atos positivos estimulam a chamada cidadania ativa, que é a participação na cidade, o fortalecimento do senso de comunidade. Imagem: Reprodução.

A Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) começou há alguns anos um grande trabalho de pesquisa sobre a gentileza, a bondade, a empatia e a solidariedade. O resultado foi a abertura, no início de 2020, do Bedari Kindness Institute, o Instituto da Gentileza, organização que se dedica à pesquisa, educação e prática da gentileza, com o objetivo de estimular cidadãos e líderes a construir sociedades mais humanas.