Encontros - São Paulo São

São Paulo São Encontros

A Avenida Paulista na década de 1910, apenas bondes e pedestres. Foto: São Paulo Antiga.A Avenida Paulista na década de 1910, apenas bondes e pedestres. Foto: São Paulo Antiga.

Idealizada nos últimos anos do século XIX por Joaquim Eugênio de Lima e Clementino de Souza Castro, a Avenida Paulista teve sua inauguração em 1891 para atender um pedido da elite paulistana de expandir o valorizado centro paulistano que já estava quase que inteiramente ocupado.

Quem adaptou a rotina para o home office durante a pandemia do novo coronavírusadaptou também seu deslocamento pela cidade. O cafezinho após o almoço, agora, precisa ser comprado num estabelecimento vizinho (ou feito em casa, já não faz mais sentido comprar os mantimentos da semana naquele grande supermercado de rede que ficava no caminho do trabalho, nem ir ao shopping afastado do centro).

Santos tem muito a oferecer, a começar por seu centro, ponto tradicional e imperdível da cidade. Foto: Reprodução.Santos tem muito a oferecer, a começar por seu centro, ponto tradicional e imperdível da cidade. Foto: Reprodução.

Quem mora em São Paulo sabe o quanto muitas vezes é necessário um respiro para aliviar um pouco as tensões do dia a dia e manter a saúde mental em dia. Muitas pessoas aproveitam o pouco tempo que possuem para aproveitar opções perto de suas casas e dar aquela famosa fugida para locais que possam trazer horas de descanso ou lazer. Tendo em vista que no momento não podemos traçar viagens para lugares longe, estar perto de casa é a melhor opção.

A Prefeitura de São Paulo anunciou na última sexta-feira (24) o cancelamento por conta da pandemia do coronavírus da realização presencial de dois grandes eventos na cidade: a Parada LGBT+ e a Marcha para Jesus. O prefeito Bruno Covas (PSDB) também anunciou o adiamento do carnaval de 2021.

Um novo cinema drive-in, gratuito e apenas com filmes brasileiros, chega a São Paulo no próximo dia 1º de agosto. Trata-se do Drive-In Paradiso, iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, com a Secretaria Municipal de Cultura, a Spcine e parceria do Cine Autorama e apoio da Alesp.

Os shows musicais eram realizados quase que diariamente no charmoso salão do local. Foto: Pablo Saborido.Os shows musicais eram realizados quase que diariamente no charmoso salão do local. Foto: Pablo Saborido.

As lives de música ocorrem desde os primeiros dias da quarentena. Algumas são mais amadoras, no estilo uma câmera e um violão. Outras, mais profissionais, reúnem banda completa, cenários e uma equipe de produção. Mas a Casa de Francisca, espaço musical localizado no prédio tombado Palacete Teresa, de 1910, encravado no centro histórico de São Paulo, pretende ir além. Com uma apresentação do compositor Guinga no último sábado, 18, às 21h, o espaço inaugurou o projeto "Até o Fim, Cantar", com shows sem público que receberão tratamento cinematográfico para transmissão via internet, às sextas e aos sábados. A diretora Laís Bodanzky, de filmes como Bicho de Sete Cabeças (2001) e Como Nossos Pais (2017), e atual presidente da Spcine, será a responsável pela curadoria.

APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio