Google 'Street View' leva você para dentro do Theatro Municipal - São Paulo São


Um dos principais palcos da cidade de São Paulo poderá ser visitado pela internet a partir desta terça-feira, 1º. O Google anunciou que o interior do centenário Theatro Municipal de São Paulo foi mapeado e agora está disponível por meio do serviço Street View.

O anúncio aconteceu na manhã desta terça, no próprio Theatro, e faz parte de um projeto do Instituto Cultural do Google, no qual há também a captação da mais recente montagem da ópera Lohengrin, de Richard Wagner em vídeo 360º e a abertura de quatro exposições virtuais do acervo permanente do Theatro Municipal.

“O Municipal está no lugar onde precisa e tem de estar”, declarou o secretário municipal de Cultura, Nabil Bonduki, no anúncio do evento. Para ele, o projeto é uma oportunidade de dar acesso amplo ao local, que tem uma aura de erudito e para poucos. Segundo o secretário, a intenção é transformar a parceria com o Google em uma visita virtual guiada pelo Theatro Municipal.

Além do Theatro Municipal, outras quatro grandes casas de espetáculos de outros países estão presentes no projeto: a Ópera Nacional de Paris, na França; o Carnegie Hall, em Nova York, nos Estados Unidos, a Royal Shakespeare Company, da Inglaterra; e a Filarmônica de Berlim, na Alemanha. O Theatro Municipal é o único representante do hemisfério sul a participar desta nova fase do projeto do Instituto Cultural do Google, que já mapeou mais de 900 instituições, em 60 países diferentes.

No Brasil, além do Theatro Municipal, o acervo virtual do Street View conta com outros lugares como o Museu do Futebol, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, a Pinacoteca do Estado de São Paulo e a Fundação Athos Bulcão, de Brasília.

Exposições

Além dos vídeos de Lohengrin e do acesso à todo o prédio do Theatro Municipal, o projeto conta com quatro exposições virtuais. Ficha Técnica mostra a história do Theatro entre 1911 e 1940, através do programa de espetáculos antigos. #DIVASEASTROS mostra os grandes nomes que passaram pelo palco do teatro, enquanto Atrás da Cortina Vermelha exibe fotos de bastidores de quatro montagens recentes do Municipal. Por fim, Municipal tim-tim por tim-tim é um grande áudio-guia virtual em diversas línguas sobre a história e a arquitetura do prédio, que foi projetado por Ramos de Azevedo e construído entre 1903 e 1911.

“É só o começo”, disse Alessandro Germano, do Google, durante o evento. Nos próximos meses, o Google e o Theatro Municipal continuarão a digitalizar os conteúdos do acervo do teatro, com programas, cartazes e gravações em áudio e vídeo

***
Bruno Capelas no LINK do Estadão.



-->