Saiba quem são os escritores no 1º Encontro na Mantiqueira de São Franciso Xavier - São Paulo São

 

O 1º Encontro na Mantiqueira - Literatura em Foco - São Francisco Xavier, que será realizado entre os dias 17 e 19 de junho, em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, além de palestras e debates, também abre espaço para escritores que desejam participar do evento.

Entre os mais de 30 autores inscritos está Elisa Band. Ela é performer, atriz, encenadora, pesquisadora e professora do curso de performance no MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) e SP Escola de Teatro. Elisa Band estará presente ao 1º Encontro na Mantiqueira com o seu livro de contos “Perecíveis”, com narrativas de um cotidiano que mostra o fantástico, o inusitado, o inesperado. Quando o leitor começa a se sentir em uma zona de conforto é sacudido por um tranco no vagão da lógica, das expectativas. De imediato perde o fio condutor que supunha estar seguindo para, aos poucos, entrar no universo cujos fatos se desencontram, colapsam e levam o passageiro a estações inesperadas. O trem conduzido por ela com mãos firmes e seguras não tem ponto de chegada. Convida o leitor a recriar um mundo, utilizando as lentes mágicas que a autora usou para escrever “Perecíveis”.


Outro autor que se aventura pelo mundo da literatura é o jornalista Vinícius Novaes, com o seu primeiro livro “Eu te amo, mas estou bêbado”, lançado pela Editora Multifoco. A obra é uma coletânea de 19 crônicas sobre o amor, que, em alguns textos, ganha vida e conversa com o autor. O sentimento, às vezes revoltado, questiona o mundo que, segundo ele, ama pouco. Então, o amor se revolta, chora, bebe para afogar as mágoas, mas também sorri quando dois corações se encontram. Vinícius Novaes atualmente é repórter do jornal Propmark, em São Paulo, mas tem passagens pela Rede Vanguarda, O Vale, Rádio Bandnews FM, entre outros.


Já Osvaldo Rodrigues é figura conhecida em São Francisco Xavier. Paranaense, paulistano por opção e com segunda residência no distrito, está sempre presente em movimentos culturais, saraus poéticos e carnavais. Esconde em sua figura leve e despojada um escritor de quase 20 livros. A maior parte de poesias. Visões sensíveis da vida, do amor e dos relacionamentos. Com estilo livre, Osvaldo Rodrigues não se prende a escolas ou a temáticas: seu olhar está sempre buscando a poesia em campos inusitados. No 1º Encontro na Mantiqueira - Literatura em Foco - São Francisco Xavier, ele estará presente com dois livros de poemas e o seu primeiro romance: “Exercícios Ilusórios”.

 

O “Distopia”, de Kate Williams, é uma ótima oportunidade para se desmistificar a imagem tradicional que se tem do escritor ou escritora. Kate Williams escreveu seu primeiro livro aos 15 anos e publicou o segundo aos 17. Agora, recém-chegada no segundo decênio da vida, lança um volume de fôlego, uma ficção sobre um mundo próximo futuro, cujo sistema repressor de governo começa a ser minado por mentes e corações rebeldes. Linguagem ágil, história em quadrinhos sem desenhos, tramas e personagens saídas de videogames, mas com emoções e sentimentos bem desenhados.


Clóvis Wey também estará no 1º Encontro na Mantiqueira para apresentar “Névoa”. Na Tenda dos Autores ele demonstra aos leitores que um físico, mestre em partículas elementares, pode fazer literatura da melhor qualidade, contrariando os que pensam que literatura é privilégio de seres ungidos por algum deus especial e que devem passar para a eternidade debruçados sobre os labirintos da alma. Clovis Wey, por meio de seu “Névoa” (menção honrosa no Prêmio Graciliano Ramos, da UBE - Academia Brasileira de Letras) mostra-se também um mestre nas partículas elementares da língua: as palavras.

 

Como em todas as atividades programadas no 1º Encontro na Mantiqueira – Literatura em Foco – São Francisco Xavier essa também recebeu o apoio solidário da comunidade e a recém-inaugurada Livraria Xica Cultural colocou seu espaço à disposição para mais essa atividade.

Os escritores farão sessões de lançamento e autógrafos, na Tenda dos Autores, que irá funcionar no sábado (18), das 10h às 22h, e no domingo, das 10h às 16h. A democratização das letras também passará pela Tenda do Sebo, composta por doações de apoiadores e simpatizantes, e gerenciada por voluntários. Os livros –  usados em excelente estado – serão vendidos a preços muito acessíveis, com renda revertida para as despesas do evento. Os leitores também podem trocar obras. Irá funcionar no sábado, das 10h às 22h, e no domingo, das 10h às 16h, também na praça.

Todas as atividades do 1º Encontro na Mantiqueira - Literatura em Foco - São Francisco Xavier serão gratuitas. O evento substitui o Festival da Mantiqueira - Diálogos com a Literatura, que estaria em sua nona edição, mas foi retirado pela Secretaria Estadual de Cultura do Estado de São Paulo neste ano do seu calendário de eventos. A comunidade do distrito de São Francisco Xavier apropriou-se da iniciativa e conta com o trabalho voluntário de moradores e simpatizantes de São Francisco Xavier, assim como de comerciantes, restaurantes e pousadas locais. É apoiado pela prefeitura de São José dos Campos, Fundação Cultural Cassiano Ricardo e várias entidades.

Visite o site: www.encontronamantiqueira.com.br

*
**
Assessoria de imprensa: Neusa Spaulucci (11) 9 9641 5148.



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio