‘SlowKids‘ que aproxima famílias e natureza, traz programação gratuita no Parque Villa-Lobos - São Paulo São

No sábado, 1 de outubro, das 9h às 16h, a área de piquenique do Parque Villa-Lobos, em São Paulo, recebe famílias para participarem de mais uma edição do SlowKids, um evento especialmente pensado para aproximar as famílias da natureza, desacelerar as crianças do universo tecnológico, aproximando-as da arte e do campo da criatividade.

O SlowKids é inspirado pelo conceito do desenho e acessibilidade universal, para promover acesso ao maior numero de crianças, em suas dificuldades e potências. O evento chega à sua 8a. edição, e já faz parte do calendário de pais e filhos paulistanos.

Criado por Tatiana Weberman (Respire Cultura) e Juliana Borges (Maria Farinha Filmes), com a parceria do Instituto Alana, foi eleito como o “Melhor Passeio Infantil de 2014” em votação promovida pelo Guia da Folha (Folha de S.Paulo).

A programação, que é praticamente a mesma de manhã e à tarde – o que possibilita aos pais escolherem o melhor período sem perder qualquer atração – conta com uma série de apresentações, brincadeiras e oficina. Às 10h e às 14h, acontece a Biblioteca Itinerante da Bibliocirco; às 11h, uma apresentação especial da POIN - Pequena Orquestra Interativa; às 15h, apresentações da Banda Estralo, uma proposta musical, cênica e poética com o intuito de colaborar com a formação musical das crianças de forma divertida.

Durante todo o dia, das 9h às 16h, haverá Feira de Troca de Brinquedos (basta levar um brinquedo em bom estado e trocar por outro); Estação de Movimentos e Sensações, para crianças de 0 a 3 anos, Estação Bolhas de Sabão Coloridas e Sensoriais, todos desenvolvidos pela organização Adoletá; Brincadeiras Tradicionais da Casa do Brincar; playground com brinquedos do “Erê Lab”;Atividades com Bambolês com a Cia Bambolística, Oficina de Reciclagem do Infinito Circular Ambiental, Rodas de Leitura, Espaço Slow, um violinista tocando sob as árvores; e Passeios pela Natureza com o projeto “Ser Criança é Natural”, do Instituto Romã.

Inspirado pela acessibilidade, o evento contará com monitores especializados, puffs feitos com calças jeans especiais para as crianças que não têm sustentação corporal própria, e o Erê Lab - uma empresa que cria objetos e brinquedos, e que apresentará um playground com brinquedos acessíveis.

Confira, abaixo, os destaques desta edição do SlowKids:

- Casa do Brincar: desacelere, deixe a correria lá fora e aproveite a fase mais  importante das crianças. Esse é o mote do projeto Casa de Brincar, que através de atividades lúdicas, para pais e filhos, auxilia  no desenvolvimento infantil.

- ErêLab: arte para interagir, brincar, crescer. Brincar é a melhor forma de crescer. ErêLab é uma empresa de criação e desenvolvimento de objetos de brincar, interagir e participar. Brinquedos com brasilidade que participam do urbanismo contemporâneo através de interações no cotidiano. A ErêLab resgata o tempo e o lugar de brincar nas casas, quintais, praças e espaços públicos das cidades, recuperando o tempo de cidadania.

- Passeios pela Natureza: o Projeto “Ser Criança é Natural”, do Instituto Romã, propõe a humanização da natureza através da criança. É uma conexão entre criança e natureza, colocando-os juntos, para brincar, explorar e se descobrir. 

- Infinito Circular Ambiental: Organização que lida com a gestão de resíduos recicláveis, reaproveitamento de materiais, educação ambiental, coleta seletiva, arte de sucata.

- Clubes Natureza em Família: Iniciativa do Criança e Natureza, projeto do Instituto Alana que visa motivar famílias a se reunirem para proporcionar às crianças tempo ao ar livre, em contato com a natureza, cultivando hábitos saudáveis para si mesmas e para suas comunidades. 

- Adoletá: Empresa de impacto social que tem o objetivo de promover um ambiente saudável para todas as crianças e suas singularidades com a garantia de que serão acolhidas, cuidadas e educadas em suas máximas potências. A empresa é consultora do SlowKids na parte de acessibilidade.

- Bibliocirco: Projeto criado para promover brincadeiras, estimular a leitura de livros de ficção e  propor novas relações nos espaçõs públicos de  São Paulo. Uma biblioteca móvel e intervenções literário-circenses trazem um ambiente lúdico e enriquecedor para as crianças.

- Rodas de Leitura: O coletivo Rodas de Leitura propõe uma ação cultural ocupando o espaço público de maneira criativa, por meio da mediação de leitura.

- Pequena Orquestra Interativa: A Pequena Orquestra Interativa (POIN) - é apresentada pela Cia Cabelo de Maria, de Renata Mattar e Gustavo Finkler, fundada em 2007, com a proposta de compartilhar a pesquisa musical feita por Renata em seus mais de 10 anos de viagens pelo Brasil registrando músicas de tradição popular.

- Banda Estralo: Uma proposta musical, cênica e poética, direcionada ao público infantil, com o intuito de colaborar com a formação musical das crianças de forma divertida, apresentando repertórios da música popular brasileira que podem ser apreciados por toda a família.

O maestro Marcos Lucatelli, as atrizes Luanda Eliza e Lilyan Teles, e os músicos Maurício Damasceno e Ricardo Batata formam o quinteto Luca, Lua, Lil, Mau e Batata, que com talento, criatividade e muito carisma conquistam o público de todas as idades!
Em 2015 a banda lançou o CD “Estórias de Cantar”, indicado como melhor álbum infantil ao Prêmio da Música Brasileira, com repertório que além de clássicos da MPB inclui poesias brasileiras interpretadas de forma encantadora.

Sobre o SlowKids

O SlowKids surgiu da parceria de Tatiana Weberman, diretora da agência Respire Cultura e idealizadora do SlowMovie, e Juliana Borges, produtora da Maria Farinha Filmes, com o intuito de incentivar a integração - criança e natureza, tendo como base os conceitos de sustentabilidade, desaceleração e a importância do brincar. As atividades levam cultura e arte ao ar livre para crianças de grandes centros urbanos, como São Paulo. O Slowkids é realizado em parceria com o Instituto Alana, e já aconteceu no Parque da Água Branca, no Museu da Casa Brasileira e Parque Burle Marx, Parque da Indepêndencia, esta é sua oitava edição. 

Programação

9h às 16h – Oficinas e atividades simultâneas.
10h e 14h – Bibliocirco.
11h – POIN – Pequena Orquestra Interativa.
15h – Banda Estralo.
16h - Encerramento.

Serviço

SlowKids no Parque Vila Lobos.
Data: 01 de outubro, sábado, das 09h às 16h.
Local: Parque Villa Lobos – Área do Piquenique.
Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros, São Paulo - SP.

***
Com informações da Agência Lema

 



-->