Um Teatro com a cara da cidade de São Paulo: moderno, sofisticado e inovador - São Paulo São

Inaugurado há poucos meses, o Teatro Santander, com capacidade total para até 2.085 espectadores, foi concebido para ser um espaço cultural multiuso que abriga desde grandes musicais, concertos, desfiles de moda, shows e dramaturgia, até eventos corporativos, entre outros – graças a seu inédito sistema de recolhimento automático das poltronas e de varas cênicas automatizadas, que permitem a mudança de configuração do espaço em questão de minutos.

A fórmula do sucesso desse espaço recém-inaugurado está em seu conceito de modernidade, sofisticação e inovação. Estas são as principais características deste que é o mais novo lançamento dos grupos WTorre e Iguatemi, com naming rights adquiridos pelo Banco Santander.

A estrutura

O palco tem 400 metros quadrados e 56 varas cênicas motorizadas, que suportam o peso de até 1.000 kg (distribuídos) cada uma. As varas cênicas do Teatro Santander são as únicas que podem ser programadas por computador, operando de maneira totalmente autônoma. Isto, aliado à amplitude do palco, permite a realização de grandes espetáculos sem nenhuma necessidade de adaptação.

A estrutura do palco é composta, ainda, por um elevador, que pode servir para a orquestra ou para alongar as dimensões do palco nos espetáculos. O elevador de orquestra possibilita a instalação do mecanismo sem ter que intervir nos níveis inferiores ao fosso de orquestra, obtendo um ganho ao aproveitar ao máximo as áreas do subsolo. O Piso do palco apresenta um sistema flutuante por meio de amortecedores que garantem o conforto do usuário, bem como o desacoplamento do piso da estrutura do prédio, sem perder a capacidade de carga de 750 kg/m², que por si só representa um diferencial.

As varas cênicas podem ser programadas por computador. Foto: WTorre / Divulgação. As varas cênicas podem ser programadas por computador. Foto: WTorre / Divulgação.

Diferenciais

As poltronas do teatro são rebatíveis sobre um sistema retrátil, o que permite transformar a configuração tradicional de um teatro italiano em um espaço multiuso. Assim, é possível nivelar plateia, elevador de orquestra e caixa cênica. Estas poltronas foram feitas sob encomenda na Espanha e também contam com propriedades acústicas especiais.

Já a iluminação cênica é compatível com o protocolo de comunicação DMX tradicional e com o novo padrão de rede ethernet utilizado pelas grandes produções internacionais. O sistema permite que o operador conecte diversos equipamentos, desde uma máquina de fumaça até grandes mesas de iluminação e sonorização.

O isolamento acústico foi totalmente criado para potencializar o som do espetáculo e, ao mesmo tempo, isolar a plateia dos sons externos, o sistema recobre toda a área de espetáculos.

Outros diferenciais levados em conta pelas grandes produções estão na parte técnica e estrutural. É o único teatro do país com 56 varas cênicas motorizadas – o que permite a montagem de variados e deslumbrantes cenários, como temos em My Fair Lady.

“Trata-se de um palco idealizado para encenações de grande porte, e não adaptado a elas por necessidade de mercado, como a maioria”, afirma o diretor Jorge Takla, responsável pela montagem do musical My Fair Lady, em cartaz no Teatro.
 

Um outro ponto a destacar e bastante apreciado é tamanho do palco, que tem 400 metros quadrados, com estrutura composta, ainda, por dois elevadores de última geração: um para a orquestra e outro no palco, para ser utilizado nos espetáculos. O elevador de orquestra possibilita a instalação do mecanismo sem ter que intervir nos níveis inferiores ao fosso de orquestra, obtendo um ganho ao aproveitar ao máximo as áreas do subsolo. O Piso do palco apresenta um sistema flutuante por meio de amortecedores que garantem o conforto do usuário, bem como o desacoplamento do piso da estrutura do prédio, sem perder a capacidade de carga de 750 kg/m², que por si só representa um diferencial.

Por fim, outro aspecto avaliado pelas grandes produções é a capacidade da casa. O Teatro Santander, tem capacidade para receber até 1,1 mil espectadores sentados ou até 2.085 visitantes em outros formatos. Além de uma localização privilegiada no complexo JK Iguatemi que oferece uma excelente infraestrutura como bons restaurantes, estacionamento e segurança.

As poltronas do teatro são rebatíveis o que permite utilização do espaço multiuso. Foto: WTorre / Divulgação.As poltronas do teatro são rebatíveis o que permite utilização do espaço multiuso. Foto: WTorre / Divulgação.

Modernidade e conforto

O isolamento acústico foi criado para potencializar o som dos espetáculos e, ao mesmo tempo, isolar a plateia de sons externos.

As poltronas, por exemplo, são do mesmo fabricante e tem características muito similares com as que são usadas na sala de imprensa da Casa Branca, nos Estados Unidos, e com a Philharmonie de Paris. Feitas com espuma especial e possuem inclusive função acústica, já que fazem com que o som reverbere sempre da mesma forma dentro do teatro, independente da quantidade de pessoas no local.

O Teatro é um dos teatros mais modernos do mundo, traz soluções tecnológicas ainda inéditas no país, como suas varas cênicas e seu sistema retrátil de poltronas, além de todo projeto acústico. Esse é um teatro à frente de seu tempo, que ainda será moderno nos próximos 10 anos. Os responsáveis estão conectados com o que o mundo oferece em termos de inovação e a ideia é sempre promover as atualizações necessárias para que ele se mantenha moderno por muitas e muitas décadas.

Inspiração

Foram reunidos nesse projeto boas práticas encontradas em diversas casas de espetáculo pelo mundo, como na Europa e nos Estados Unidos. Foram trazidos para nosso país soluções inéditas, como as 56 varas cênicas motorizadas – que permitem a montagem de qualquer tipo de espetáculo – e o sistema de poltrona retrátil. 

O Teatro é um local grandioso e ao mesmo tempo acolhedor, além de extremamente moderno. Um espaço que retrata bem a cidade de São Paulo. É o único teatro do país projetado para receber os grandes espetáculos da Broadway, sem qualquer tipo de adaptação.

Teatro Santander. O primeiro teatro multiuso do país. Foto: Tuca Reinés.Teatro Santander. O primeiro teatro multiuso do país. Foto: Tuca Reinés.

Assinatura

O projeto de desenvolvimento do Teatro Santander é assinado pelo escritório de arquitetura americano Eskew+Dumez+Ripple (EDR) que, entre outras obras, criou o Acadiana Center for the Arts; The Shaw Center for the Arts; Paul and Lulu Hilliard University Art Museum e o U.S. Mint Jazz Theatre Renovation, todos nos Estados Unidos.

Com aproximadamente 60 mil blocos de vidro importados da República Tcheca e iluminação em LED controlada por computador, a fachada do Teatro Santander foi projetada pelo renomado arquiteto Edo Rocha, responsável, entre outros, pelo projeto arquitetônico do Allianz Parque.

Serviço

Endereço: Complexo do Shopping JK – Av. Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim Bibi – SP.
Em cartaz: My Fair Lady.
Temporada: até 6 de novembro de 2016.
Horários: Quinta, às 21h / Sexta, às 21h / Sábado, às 17h e 21h / Domingo, às 16h e 20h. Duração: 2h30 em 2 atos, com 15 minutos de intervalo 

Vendas

Cliente Santander tem 30% de desconto na compra de ingressos com um cartão Santander.
Desconto sujeito à disponibilidade.
Ingresso RápidoEntretix ou pelo telefone (11) 4003-1022 .
Bilheteria do teatro (horário de funcionamento – domingo a quinta: 12h às 20h ou até início do espetáculo / sexta e sábado: 12h às 22h) .
Classificação etária: livre (menores de 12 anos acompanhados dos pais ou responsáveis).

***
Este conteúdo é um oferecimento