Viradinha Cultural 2015: oficinas, brincadeiras e muita diversão - São Paulo São

User Rating: 0 / 5

No último domingo (21) aconteceu na Biblioteca Monteiro Lobato – a primeira Biblioteca para crianças de São Paulo – no Centro, a 2ª Viradinha Cultural para crianças. Contemplada por um belo dia se sol, a Viradinha juntou pessoas de todas as regiões da cidade em um único local, marcado pelo simbolismo importante da Biblioteca.

Entre oficinas, shows, apresentações, brincadeiras e barraquinhas de comida, a criançada teve das 9h às 18h para curtir os entornos da Biblioteca e suas atrações. Os shows mais esperados foram o da Palavra Cantada, Beatles para Crianças e Banda Mirim, que lotaram durante os espetáculos.

Para Viviane, mãe do Joaquim de 10 anos, “só o fato de estar junto com meu filho ao ar livre em uma Biblioteca Municipal, algo que está em extinção, me faz muito feliz. Ver a diferença de raças, classes, crianças e tudo tão colorido é muito legal!”

Todo o quarteirão no Centro estava colorido e com muitas crianças e bebês. Viam-se balões de gás hélio voando e nas mãos de crianças correndo pela praça, sempre, com muitos sorrisos. Um evento que marcou a Viradinha foi a oficina de horta. As crianças tiveram a oportunidade de plantar manjericão, alecrim e outros temperos, e ainda levaram para casa um kit com pá e borrifador de água em uma bolsinha charmosa.

Por todos os lados, viam-se mamães e seus filhos sentados na grama, na estrutura de almofadinhas e lençóis que a Prefeitura junto com a São Paulo Carinhosa e outras Secretarias organizou. Para Priscila, mãe do Guilherme, “eventos como esse deveriam acontecer durante o ano todo. Falta cultura voltada para as crianças.”

A Viradinha Cultural 2015 conseguiu reunir crianças que no dia-a-dia não se misturam em um único local marcado pelo simbolismo da Biblioteca Monteiro Lobato e com brincadeiras para todas as idades durante todo o dia. Os sorrisos das fotos são a confirmação do sucesso do evento!

Aqui, as crianças 'embaladas' ao som dos Beatles: https://youtu.be/O5JBjryPQDM
Mais na página do São Paulo Carinhosa no Facebook: https://goo.gl/q4rUOB

Fotos e texto por Isabela Campos Palhares.