Prédio restaurado no cruzamento mais famoso da cidade abriga restaurante peruano - São Paulo São

Por cerca de uma década um dos edifícios mais antigos da Avenida Ipiranga, na região central de São Paulo, foi muito reconhecido pelas pichações e abandono.
 

Era sempre muito triste passar na mais famosa esquina paulistana e se deparar com este cenário de descaso e tristeza a qual o imóvel foi relegado. Afinal, além de ser um pequeno prédio com uma arquitetura encantadora, trata-se de um imóvel dos primeiros anos do século 20, época de ouro especialmente da Avenida São João.

Mesmo em mau estado de conservação o edifício chamava muito a atenção.

Felizmente a iniciativa privada – sempre ela – providenciou uma grande recuperação no prédio, que incluiu não apenas a restauração e pintura da fachada (o imóvel é tombado com patrimônio histórico de São Paulo), como também uma série de adaptações de modo a permitir novos usos ao edifício. O resultado foi bastante surpreendente.

Edifício Rio Mar, antes da restauração. Foto: Reprodução / Google.Edifício Rio Mar, antes da restauração. Foto: Reprodução / Google.

 

Edifício Rio Mar, depois da restauração. Nos andares superiores, fica o restaurante. Foto: Douglas Nascimento.Edifício Rio Mar, depois da restauração. Nos andares superiores, fica o restaurante. Foto: Douglas Nascimento.

A reforma serviu para no térreo abrigar um novo centro de compras, com várias mini-lojas vendendo de tudo. Já nos pisos superiores foi aberto um delicioso restaurante de cozinha peruana, o Rio Mar.

Revitalizado o local não só atraiu um novo público para esta esquina como trouxe um grande impulso para os estabelecimentos comerciais que já operavam nas proximidades. “A reabertura do edifício trouxe mais segurança e orgulho para a região”, é o que afirma Luis Cláudio, zelador e morador em um edifício próximo.

Comandado pelos irmãos peruanos Hosler, Michael e Franco Castro Fernandes, que estão na cozinha e no salão, o restaurante oferece a quem anda pelo centro de São Paulo o que há de mais saboroso na gastronomia do país andino.

Entre os pratos mais servidos na casa estão o ceviche, o arroz com mariscos e o chicharrón misto. Nas bebidas a casa oferece a tradicional bebida de milho roxo peruano, a chicha morada.

Um pouco de tudo. O Piqueo Marino traz uma prova de diferentes pratos do cardápio Foto: Tiago Queiroz / Estadão.Um pouco de tudo. O Piqueo Marino traz uma prova de diferentes pratos do cardápio Foto: Tiago Queiroz / Estadão.

 

O salão com janela para o centro Foto: Tiago Queiroz / Estadão.O salão com janela para o centro Foto: Tiago Queiroz / Estadão.

Serviço

Rio Mar Restaurante Peruano.
Avenida João, 610 – Centro.
Telefone: (11)3224-8938.
Site: www.riomarrestaurante.com.br
Horário: Segunda à domingo, das 12h às 23h.
Ar Condicionado, área para fumantes, aceita cheque, aceita cartão trabalha com reserva.

***
Por Douglas Nascimento no São Paulo Antiga. 

 



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio