‘Bloco do Pedal‘ une folia com sustentabilidade na Vila Mariana - São Paulo São

Em 2017, o Carnaval paulistano apresentará um bloco com uma proposta focada na Sustentabilidade, cuja energia será gerada pelas pedaladas dos foliões.

Desenvolvido pela produtora e cantora Filó Silva e pelo engenheiro eletricista José Carlos Armelin, o Bloco do Pedal utiliza uma tecnologia inédita no mundo do Carnaval. “Serão as pedaladas dos foliões que vão gerar a energia necessária para as marchinhas carnavalescas. Para pular, precisa pedalar”, afirma Armelin, sócio da empresa Pedal Sustentável, que há mais de dez anos estuda a aplicação de tecnologias alternativas no uso de bicicletas.

É a segunda participação do Bloco do Pedal no Carnaval paulistano. Este ano, o Bloco do Pedal desfilará no mesmo local em que participou, no ano passado, – na rua Vergueiro, na altura da praça professor Noé de Azevedo, ao lado da estação de metrô Vila Mariana.
O Bloco do Pedal será composto por seis bicicletas instaladas em uma plataforma móvel. Duas bicicletas foram adaptadas especialmente para o Carnaval – uma delas será destinada exclusivamente para cadeirantes, que poderão pedalar com o uso das mãos; a outra, em tamanho menor, será voltada para crianças, que assim poderão se divertir ao lado dos pais. 

Os foliões serão convidados a subir na plataforma para pedalar e assim gerar a eletricidade necessária para as caixas acústicas e o sistema de luz. O sistema desenvolvido pela empresa Pedal Sustentável não prevê o uso ou armazenamento de energia em baterias ou tomadas elétricas. Ou seja, para que as pessoas se divirtam, é necessário que haja foliões pedalando na plataforma. “É um sistema de energia limpa que evita a acumulação de resíduos poluentes, como pilhas e baterias”, explica o engenheiro Armelin.

É um sistema de energia limpa que evita a acumulação de resíduos poluentes. Foto: Bloco do Pedal / Divulgação.É um sistema de energia limpa que evita a acumulação de resíduos poluentes. Foto: Bloco do Pedal / Divulgação.

No dia, vai sair junto o bloco Viocó no seu Gogó, composto por 100 vozes do Coral da USP.  Só vão cantar músicas de carnaval. É o mesmo coral que há dois anos causou polêmica, cantando "Beijinho no Ombro" na Faculdade de Direito da São Francisco.

O repertório do Bloco será eclético, incluindo desde as tradicionais marchinhas dos salões até os mais recentes hits carnavalescos. A expectativa dos organizadores é reunir mais de mil foliões.

Serviço
Bloco do Pedal
Dia: 18 de fevereiro (sábado), das 16hs às 19h30.
Concentração: Rua Vergueiro, na Vila Mariana, na altura da Praça Professor Noé de Azevedo, ao lado da estação Vila Mariana.
Página no Facebook: https://www.facebook.com/blocodopedal/?fref=ts

***
Com informações de Guilherme Meirelles / Assessoria de Imprensa.

 



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio