Cultura Maker: projeto Conversas de Vila debate novos paradigmas de consumo e produção - São Paulo São

Impressão 3-D, códigos abertos e colaborativismo. Os anos 2000 viram a ascensão de novas tecnologias para produção de artefatos e soluções baseadas na noção de comunidade e troca. É a Cultura Maker que desponta como via alternativa ao consumo em massa.

O “prosumidor”, um híbrido entre o produtor e o consumidor, está no centro deste novo esquema que utiliza a tecnologia para gerar soluções e conhecimento para a comunidade de forma sustentável, no melhor estilo Do it yourself (Faça você mesmo).

Para destacar um dos mais famosos “filhotes” maker, em 2005 nascem os Fab Labs do MIT (Massachussets Institute of Technology), nos EUA. Estes são laboratórios que permitem a produção de quase qualquer coisa por qualquer pessoa por meio da impressão 3-D.

E como o Brasil tem se inserido nesta cena? Como pode se beneficiar? O Conversas de Vila dá sequência ao ciclo voltado a discussões sobre empreendedorismo e inovação, iniciado em abril com  debate sobre trabalho e propósito, e convida para abordar o tema makers:  

Renato Prado, co-fundador do Engenho Maker Maker, é também empreendedor com experiência em startups de indústrias como bebidas, moda, cosméticos, administração de facilities e web. Sua trajetória envolve casos concretos envolvendo empreendedorismo, bootstrapping, startup enxuta, inovação, captação de recursos, internacionalização e transformação digital.

Simão Pedro, ex Secretário da Secretaria de Serviços de São Paulo (2013–2017), é mestre em Sociologia pela PUC—SP e três vezes deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores. À frente da pasta municipal, foi responsável pela implementação dos Fab Labs públicos em São Paulo (FAB LAB LIVRE SP), que atualmente conta com 12 unidades espalhadas pela capital.

Sobre o Conversas de Vila

É um projeto itinerante que reúne pessoas em espaços de convivência, equipamentos culturais, cafés e coletivos para discutir assuntos relevantes do nosso mundo em transição. Sempre convidamos especialistas para compor a roda e facilitar o entendimento dos temas propostos. Queremos empoderar cidadãos por meio do conhecimento, contribuir para o desenvolvimento do comércio de bairro e fortalecer o direito à cidade. 

Em 2017, o CdV estabeleceu parceria com o 1268 Café para se unir às comemorações dos 50 anos do Museu Lasar Segall, um equipamento cultural central para a comunidade da Vila Mariana. 

Serviço

Cultura Maker no Brasil
Quando: 29/04 – 11h30.
Onde: Café1268.
Rua Berta, 111, Vila Mariana.
Entrada gratuita.

Mais informações: 
medium.com/ @conversasdevila
facebook.com/conversasdevila
#conversasdevila 

***
Com informações de Isadora Calil. Jornalista e empreendedora idealizou o evento e fará a mediação dos debates.