Festival de três dias celebra a cultura coreana em São Paulo - São Paulo São

Entre os dias 10 e 12 de agosto, a praça Coronel Fernando Prestes, no Bom Retiro, em São Paulo, vai concentrar uma série de atrações culturais e gastronômicas ligadas à Coreia.

O Festival comemora o 55º aniversário da imigração coreana para o Brasil. Foto: Divulgação.O Festival comemora o 55º aniversário da imigração coreana para o Brasil. Foto: Divulgação.

O local será sede da 12ª edição do Festival da Coreia, que comemora o 55º aniversário da imigração coreana para o Brasil. Além disso, a celebração também faz parte das comemorações do Dia da Coreia (15 de agosto), data que integra o Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo.

Com o tema “Eis Sua Majestade”, o Festival terá início com a visita do rei pelo bairro revivendo uma antiga tradição onde ele, acompanhado de uma grande comitiva, fazia uma peregrinação pelos vilarejos para visitar seus súditos. Na tarde do dia 12, mais de 150 pessoas vestidas com trajes típicos irão recriar esse momento cheio de pompa, acompanhando o rei e a rainha em uma caminhada pelas ruas que irá terminar na praça, onde o evento será aberto oficialmente.

Entre as atrações internacionais está o B-Boys, um grupo de dança e percussão com repertório voltado para o público jovem, e o grupo de música e dança oficial da prefeitura de Seul. Também haverá um show de música fusion com um grupo coreano patrocinado pelo Centro Cultural Coreano.

Ser b-boy ganhou muita popularidade na Coreia do Sul e divulga o país pelo mundo. Foto: Divulgação.Ser b-boy ganhou muita popularidade na Coreia do Sul e divulga o país pelo mundo. Foto: Divulgação.

A partir daí o público poderá conferir Exposições de Caligrafia, Pintura Tradicional, Artes Plásticas, Cerâmica, Fotografia e Moda, além de conhecer as Bonecas Dakjongie, a ou Hanbok, roupa tradicional coreana, e o Jogakbo.

As pessoas também poderão aprender a pintar com o Sr. Lee Chan Jae, o avô que ficou famoso por desenhar para os netos e ter mais de 200 mil seguidores no Facebook, além de ter sido tema de reportagens no Fantástico, da Rede Globo, e na BBC.

As pessoas também poderão aprender a pintar com o Sr. Lee Chan Jae. Imagem: Reprodução / BBC.As pessoas também poderão aprender a pintar com o Sr. Lee Chan Jae. Imagem: Reprodução / BBC.

Haverá diversas Oficinas, onde o público poderá fazer Flores de Lotus, bater Ttadji, participar de jogos de computador, fazer fotos usando roupas típicas e também aproveitar sessões de acupuntura e massagem. Já, as crianças poderão se divertir jogando Peteca e Tuho (jogo coreano com potes e flechas), fazendo esculturas com balões, pintura no rosto e dobraduras. No espaço também haverá diversas barracas onde serão comercializados pratos da culinária coreana tradicional e produtos coreanos.

Além da programação de atividades, também haverá Concursos de Luta Livre Coreana, de Desfile de Hanbok e de Arco e Flecha e também uma Competição de Covers de K-pop que ocorrerá nos dois dias, sendo no primeiro dia semifinal e no segundo, a final com horário previsto das 14h às 16h em ambos os dias. As inscrições para a competição podem ser feitas até o dia 21 de julho e o resultado dos classificados para a semifinal será anunciado no dia 26 de julho.

Comida coreana servida no restaurante Komah, na Barra Funda. Foto: DivulgaçãoComida coreana servida no restaurante Komah, na Barra Funda. Foto: Divulgação

Além de grupos da Coreia que irão se apresentar no Festival, o público poderá conferir as performances de onze Fanbases que representarão os K-idols: Big Bang, Shinee, Seventeen, Super Junior, Stellar, Exo, BTS, Monsta X, Got7, B.A.P e G-Friend. Os fãs de K-pop também poderão participar de brincadeiras e gincanas premiadas e conferir exposições de acessórios e álbuns dos seus ídolos.

Serviço

11º Festival da Cultura Coreana
Dias 12 e 13 de agosto.
Horário: das 11h às 21h.
Local: Praça Coronel Fernando Prestes - Bairro Bom Retiro - São Paulo.
Entrada franca.
Mais informações: festivaldaculturacoreana.com.br

***
Fonte: Festival de Cultura Coreana.



-->