'Mercado Buenos Artes' volta à Higienópolis com edição especial e celebra a Primavera - São Paulo São

Mercado contribui para que a vida em Higienópolis vibre com a alegria dos encontros e dos acontecimentos ao ar livre. Foto: Vitor Gracia.Mercado contribui para que a vida em Higienópolis vibre com a alegria dos encontros e dos acontecimentos ao ar livre. Foto: Vitor Gracia.

Para celebrar a Primavera e reencontrar o público de Higienópolis que prestigiou o Mercado Buenos Artes, desde sua criação e permanência por mais de um ano, transformando o cotidiano dos moradores da região.

Com proposta itinerante, o Mercado Buenos Artes se consolida na agenda da cidade com intuito de acontecer em diferentes regiões da capital paulistana e transformar os espaços públicos com uma ação de economia criativa e convívio cívico social.

A edição especial Primavera em Higienópolis marca o retorno à Higienópolis, na Praça Vilaboim - espaço que deu vida ao evento através de Mari Pini, realizadora cultural e pesquisadora do design público.

Para os amantes da comida de rua um cardápio variado é apresentado a cada edição. Foto: Divulgação.Para os amantes da comida de rua um cardápio variado é apresentado a cada edição. Foto: Divulgação.

Neste ano Mari Pini, curadora do MBA, fundou a organização social IDP - Instituto Design Público com um grupo de associados que congregam designers, educadores, comunicadores com a missão promover a economia criativa e valorizar o uso dos espaços públicos da cidade, sua ocupação, para criar exemplos de melhoria de qualidade de vida, promover o convívio social dos cidadãos da cidade.

A edição especial Primavera marca o retorno do Mercado à Higienópolis, ao lado do Parque Buenos Aires. Foto: Divulgação.A edição especial Primavera marca o retorno do Mercado à Higienópolis, ao lado do Parque Buenos Aires. Foto: Divulgação.

Incentivar o design brasileiro, o feito a mão, estimular o consumo responsável e a compra de pequenos produtores são premissas que fizeram surgir o Mercado Buenos Artes. O resultado é uma seleção de marcas que apresentam suas criações em produtos de moda, beleza, decoração, bem-estar e papelaria, com uma curadoria afinada com o perfil do bairro, a feira conta com gastronomia e produtos de empório, além de programação musical com jazz, instrumental e bossa nova para transformar o domingo em festividade integrando comerciantes locais, institutos, escolas, moradores e usuários do Parque Buenos Aires. 

“As feiras e mercado são importantes para a cidade. Além de trabalhar o empreendedorismo dos designers e artesãos, potencializa a economia em rede, estreita o contato com clientes e valoriza os espaços públicos”, afirma Mari Pini, curadora do MBA.  

Os segmentos de moda e acessórios estão representados por diversas etiquetas femininas. Foto: Divulgação.Os segmentos de moda e acessórios estão representados por diversas etiquetas femininas. Foto: Divulgação.

Os segmentos de moda e acessórios estão representados pelas etiquetas femininas Candance, Casa Cléo Ateliê, Salt & Peppers, Moda Faz Bem, acessórios repletos de design sustentável das marcas Verve, SK Design, Maria das Corês. 

Fazem parte do mercado marcas e cosméticos que se utilizam de óleos e essências da Amazônia, Ekilibre Amazônia, Kawa, Orghaniq  produzidos a partir de pesquisas da botânica brasileira e do fazer manual.

“As feiras e mercado são importantes para a cidade," diz Mari Pini.“As feiras e mercado são importantes para a cidade," diz Mari Pini.

Para os amantes da comida de rua um cardápio variado é apresentado a cada edição. Um espaço gastronômico será armado com pequenos produtores que oferecerão seus alimentos e bebidas para serem levados para casa, de nomes como Terra Banani, Pão de Nuvem, Glacê Pâtisserie, Pracinha de Portugal, Queijaria Bonanza.

O evento acontece na Praça Vilaboim, em Higienópolis, neste domingo, 23 de Setembro, das 11 às 19 h.

Saiba mais sobre o MBA

MBA - Mercado Buenos Artes é um evento periódico com o propósito de valorizar os espaços livres públicos, incentivando a economia criativa, promovendo pequenos produtores e o mercado justo de design, produtos sustentáveis, moda, gastronomia e música, para o convívio dos usuários locais, moradores, cidadãos, turistas, público em geral gerando trocas e experiências.

O MBA nasceu no Parque Buenos Aires, em junho de 2016, organizado por Mari Pini, período em que a realizadora cultural integrava o Conselho Gestor, com o intuito gerar benefícios ao Parque, oferecer contrapartidas, ser agente e doador. Em um ano foram produzidas 28 edições, representando uma média de dois eventos por mês.

Desde junho de 2017, o MBA não mais ocupou a entrada do Parque por ordem da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Não demorou para que moradores de Higienópolis e freqüentadores do Parque organizassem uma petição pela regularização do Mercado no local. A iniciativa contou com mais de 1500 assinaturas e trouxe nomes como Paulo Mendes da Rocha, Luis Nassif, Mauricio Machado, Luís Fernando Veríssimo e Costanza Pascolato.

A ação demonstrou o quanto o MBA sensibilizou a comunidade e transformou o cotidiano do bairro Higienópolis, com sua festividade, cultura e economia criativa.

Serviço

Mercado Buenos Artes - Edição Primavera em Higienópolis
Local: Praça Vilaboim, Higienópolis.
Data: 23 de Setembro 2018, das 11 às 19 h.
* Evento gratuito  + pet friendly + recomendado para crianças.
Não conta com estacionamento no local, no entorno há vagas livres para estacionar na rua.
O evento sugere a utilização de transporte público. Venha a pé, de bike, ou de taxi, uber etc
* Em caso de chuva o evento poderá ser cancelado.
Siga a página: https://www.facebook.com/mercadobuenosartes/


***
Com informações: Mercado Buenos Aires.

 



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio