Conjunto Nacional completa 60 anos e ganha exposição de imagens da Avenida Paulista - São Paulo São

O Projeto Respira SP 2018 terá como tema a Avenida Paulista e vai prestar uma homenagem ao Conjunto Nacional, que completa 60 anos de sua construção, com uma grande exposição fotográfica nas galerias internas do edifício reunindo 60 imagens.

Foto: Ricardo Thome.Foto: Ricardo Thome.

A exposição será inaugurada no dia 6 de outubro de 2018 (sábado), às 11 horas, na Avenida Paulista, 2073 – Piso Térreo, onde poderá ser vista até o dia 28 de outubro.

Foto: Ricardo Abreu.Foto: Ricardo Abreu.

Para este projeto foram convidados 60 fotógrafos, entre profissionais e amadores, que tiveram total liberdade para fotografar pontos simbólicos da Avenida Paulista, entre eles o Conjunto Nacional, e pessoas que convivem com a avenida. A curadoria ficou a cargo dos fotógrafos Juan Esteves e Mariana Seber. Segundo Valkiria Iacocca, idealizadora do projeto Respira SP, “O tema deste ano, além contemplar a avenida símbolo da cidade, presta uma justa homenagem ao edifício-ícone da Avenida Paulista, considerado um marco da arquitetura paulistana”.

Foto: J.L. Bruno.Foto: J.L. Bruno.

O Conjunto Nacional

O Conjunto Nacional foi inaugurado oficialmente em dezembro de 1958, quando recebeu seu primeiro ocupante, a Confeitaria Fasano, que naquele final dos anos 1950 deixava o centro da cidade para brilhar numa Avenida Paulista ainda arborizada com ipês no canteiro central. Com as mesas na ampla calçada do edifício, logo seria eleito o local mais sofisticado da cidade. O Conjunto Nacional foi o primeiro prédio comercial da Avenida Paulista e logo se tornaria um marco urbanístico da cidade ao reunir, em um mesmo local, escritórios, apartamentos residenciais e galerias comerciais com restaurantes, livrarias, cinemas, agências bancárias e lojas. Atualmente, em suas dependências circulam diariamente 35 mil pessoas, o que traduz claramente o dinamismo do edifício, em plena sintonia com a avenida símbolo da cidade.

O Conjunto Nacional foi criado quando o arquiteto David Libeskind tinha 26 anos. Imagem: Arquivo Arq.O Conjunto Nacional foi criado quando o arquiteto David Libeskind tinha 26 anos. Imagem: Arquivo Arq.

Serviço

Evento: Conjunto Nacional 60 x 60 – Na Avenida Paulista.
Abertura: Dia 6 de outubro de 2018 (sábado) às 11h.
Criação e realização: Valkiria Iacocca.
Curadoria: Juan Esteves e Mariana Seber.
Produção executiva: Jorge Bevilacqua.
Local: Espaço Cultural Conjunto Nacional.
Endereço: Avenida Paulista, 2073 – Piso Térreo – São Paulo.

***
Com informações Respira SP.



-->