Novo Festival 'C.U.C.A' leva arte, música e tecnologia ao centro de São Paulo - São Paulo São

Dança, cinema, performance, música, saraus, rodas de conversa, workshops, oficinas e festas. Tudo isso acontece no Culturas Urbanas, Conexões Artísticas - C.U.C.A., novo projeto da Secretaria Municipal da Cultura que tem como objetivo apresentar à cidade, além de um encontro de linguagens artísticas, práticas experimentais resultantes da união entre elas.

Esse hibridismo propõe não só uma conexão entre as múltiplas culturas, como também integra a população à cidade por meio da arte. O evento é realizado entre os dias 8 e 21 de outubro e conta com inúmeras atividades espalhadas pelas ruas e espaços culturais.

“Há alguns anos a SMC fazia o Mês da Cultura Independente (MCI). Do nosso ponto de vista, ele se tornou anacrônico. Resolvemos questionar o que é independente hoje e chegou a este novo formato que estimula artistas de linguagens diferentes a desenvolverem projetos originais, criando conexões”, explica o Secretário Municipal de Cultura, André Sturm.

Nesta linha, acontece no dia 20, às 18h, na Praça das Artes, a Orquestra de Beatmakers. DJs, músicos multi instrumentistas, tecladistas, sintetizadores e vocalistas criarão de forma orgânica e experimental uma orquestra eletrônica para unir samples de músicas brasileiras, beats, scratchs, ruídos sonoros e poesias. Compondo a performance da experiência sonora, projeções mixam imagens do estilo de vida urbano de São Paulo ao público, que ao integrar-se à apresentação, também terá os movimentos capturados e exibidos em tempo real. As cantoras Xênia França e Tulipa Ruiz participarão do espetáculo.

Também aliando música e tecnologia, acontece o Concerto Acoustic Informatic, que será na Sala Olido, dia 21, às 18h. O pianista e compositor franco-americano Dan Tepfer propõem uma intervenção com algorítmos matemáticos computadorizados a um piano acústico. Assim, as ondas geradas pela música são convertidas em gráficos projetados em tempo real.

'Concerto Acoustic Informatic': pianista Dan Tepfer com projeções. Foto: Divulgação.'Concerto Acoustic Informatic': pianista Dan Tepfer com projeções. Foto: Divulgação.

Outra atividade com foco na interação é o EFÊMERESP. No dia 18, às 15h, o Beco do Pinto recebe um grupo de maracatu que fará uma camuflagem do público participante com o espaço por meio de pinturas corporais. Já no Largo da Memória, às 18h, além desta atividade, os grupos Guaiú Sampler e Bando farão uma sessão de improviso musical utilizando computadores, sintetizadores, guitarras, percussões e vozes, numa performance múltipla.

EFÊMERESP: pintura corporal nos participantes. Foto: Divulgação.EFÊMERESP: pintura corporal nos participantes. Foto: Divulgação.

No dia 13 de outubro, o Centro da cidade abriga mais uma edição do Sp na Rua. Desta vez, serão mais de 40 coletivos oferecendo 10 horas de festas com manifestações musicais, performáticas e de outras linguagens. O evento que acontece dia 13 de outubro vem para estimular ainda mais a valorização dos espaços públicos como palco para intervenções artísticas, além de evidenciar o fato de São Paulo ser conhecida pelos variados discursos, representações e identidades culturais.


Serviço

Craca e Retrigger 
Terminal Nova Cachoeirinha. Av. Inajar de Souza, 4120-4262 – Vila Nova Cachoeirinha. Dias 10 e 17, 19h, Livre.

Orquestra de Beatmekers
Praça das Artes. Av. São João, 281 – Centro. Livre. Dia 20, Sáb., 18h.

Concerto Acoustic Informatic 
Galeria Olido – Sala Olido. Av. São João, 473 – Centro. Livre. Dia 21, Dom., 18h.

Cine no Deck 
Largo São Francisco. Dia 19, de 19h às 22h.

Efêmeresp 
Beco do Pinto. Largo Páteo do Colégio, 136b – Sé. Dia 18, Qui., 15h às 17h.
Largo da Memória. R. Xavier de Toledo, 161, Centro. Dia 18, Qui., 18h às 22h.

Salto Vazio
Escadaria do Theatro Municipal. Dia 8, Seg., 16h.
Praça do Patriarca. Dia 9, Ter., 16h.
Coreto Bovespa. Praça Antônio Prado. Dia 10, Qua. 16h.
Praça dos Correios. Dia 11,

***
Com informações da SMC / PMSP.



-->