São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre recebem a 3ª Semana da Cozinha Italiana no Mundo - São Paulo São

Do dia 19 de novembro a 1 de dezembro, 105 países, incluindo o Brasil, vão sediar simultaneamente a 3ª edição da Semana da Cozinha Italiana no Mundo para promover a arte culinária do sul da Itália, além da famosa dieta mediterrânea.

A iniciativa, promovida pelos Ministério das Relações Exteriores, dos Bens Agrícolas e da Educação, e da Cooperação Internacional da Itália, tem como objetivo a valorização e a difusão da cozinha italiana de qualidade, relacionada a uma alimentação saudável, sustentabilidade, cultura e segurança alimentar.

A ideia é promover as tradições culinárias e enogastronômicas do país, que formam sua identidade cultural e levam sua imagem para todo o mundo. Em todos os países, a programação contará com a presença de renomados chefs italianos, além de ser recheada de atividades, incluindo degustações de produtos, workshops, provas de vinhos, "happy hour all'italiana", jantares temáticos e palestras.

No Brasil, o festival será organizado em algumas cidades do país e terá como tema principal "La cucina al tempo dei Borbone, passeggiata nella storia culinaria del Regno delle Due Sicilie", que comemora a influência da imperatriz napolitana Teresa Cristina de Bourbon na cultura brasileira.

Rio de Janeiro

No Rio, o evento será organizado pelo Instituto Italiano de Cultura e pelo Consulado Geral da Itália em colaboração com o Instituto de Comércio Exterior da Itália (ICE- São Paulo), o Ente Nacional Italiano de Turismo (ENIT) e alguns restaurantes italianos de Rio de Janeiro.

O chef Paolo Di Bella preparando o babà napolitano, doce típico Foto: Divulgação / Bruno Weler.O chef Paolo Di Bella preparando o babà napolitano, doce típico Foto: Divulgação / Bruno Weler.

A programação terá duração de duas semanas, do dia 19 a 1 de dezembro, e a cada almoço, um diferente chef italiano irá propor suas criações culinárias em homenagem a uma específica região do país europeu. O primeiro dia será aberto com uma palestra sobre o papel da imperatriz Teresa Cristina no Brasil, seguido de um happy hour italiano no Terrazzo Belvedere, na Casa d'Italia. No dia 20, também na Casa d'Italia, o chef italiano Bobo Cerea, que tem 3 estrelas Michelin, fará seus pratos e participará de um bate-papo informal, enquanto que, na Sala Itália, o musicista italiano Pietro Roffi se apresentará com canções do compositor napolitano Domenico Scarlatti.

Já no dia 21, a chef italiana Flavia Pantaleo será protagonista de uma série de encontros gastronômicos durante três dias. Logo depois, haverá uma "masterclass" sobre o "Timballo" napolitano, um empadão recheado com macarrões, queijo mozzarella, ovos e carne moída. Entre os dias 26, 27 e 28 de novembro, o famoso pizzaiolo Valentino Libro conduzirá uma "masterclass" sobre a "Pizza Napolitana". O evento será realizado em colaboração com a Associação Pizzaiuoli Napolitanos (APN) e com a Câmara de Comércio Italiana no Rio de Janeiro.

Porto Alegre

Cena de O Jantar ('La cena') produção ítalo-francesa de 1998, dirigida por Ettore Scola. Foto: Divulgação.Cena de O Jantar ('La cena') produção ítalo-francesa de 1998, dirigida por Ettore Scola. Foto: Divulgação.O evento em Porto Alegre, organizado pelo Consulado-Geral da Itália e a Câmera de Comércio Italiana do Rio Grande do Sul, acontecerá entre 19 e 25 de novembro e contará com a presença da chef Rosângela Anele.No primeiro dia, o festival terá início com degustação de especialidades italianas e curso de sommelier. Já na data seguinte, será possível participar de um workshop sobre dieta mediterrânea e da exibição do filme "La Cena", de Ettore Scola. No dia 21, haverá um curso de Tecnologia na Gastronomia, seguido de um jantar típico mediterrâneo, enquanto que no dia 22 ocorrerá uma palestra sobre certificação agroalimentar e um workshop com degustação. Entre os dias 24 e 25, os amantes pela culinária italiana poderão ainda participar de workshops e palestras sobre a produção de queijos e pães, além gastronomia voltada para crianças.

Brasília

Em Brasília, o evento acontecerá entre os dias 27 e 29 de novembro e contará com a presença da chef italiana Flavia Pantaleo, que virá ao Brasil exclusivamente para a iniciativa.A programação da Semana inclui uma aula que será ministrada na embaixada no dia 27, com degustação de um doce italiano chamado Babà. O evento será gratuito e aberto ao público, mas com vagas limitadas. Já no dia 28, a chef realizará uma "master class" com degustação de pratos da culinária italiana aos estudantes de gastronomia do Iesb.

São Paulo

Vinos da Vinícola Al Bano, fundada pelo cantor italiano Al Bano Carrisi, na Puglia. Foto: Divulgação.Vinos da Vinícola Al Bano, fundada pelo cantor italiano Al Bano Carrisi, na Puglia. Foto: Divulgação.

Por fim, em São Paulo, o evento, organizado pelo Consulado-Geral da Itália na cidade, também contará com palestras, workshops, degustação e exibição de filmes. Em 21 de novembro, o chef italiano Pellegrino Artusi irá ministrar uma palestra e um curso prático com degustação sobre as excelências gastronômicas da região da Emília- Romagna na Universidade FMU. No dia seguinte, ocorrerá degustação dos vinhos "Salice Salentino" e "Primitivo", da Vinícola Al Bano, fundada pelo cantor italiano Al Bano Carrisi, em Puglia. Logo depois, haverá a exibição do filme "O Vinho Perfeito", de Ferdinando Vicentini Orgnani. Os eventos vão ser organizados pelo Instituto Italiano de Cultura. Já em 24 de novembro, o chef italiano Alessando Roberto Cerea, mais conhecido pelo apelido Bobo, irá ministrar um curso de dois módulos focado na contemporânea cozinha italiana no ICIF - Santa Ifigênia.

A programação completa pode ser conferida no site da Embaixada italiana.

***
Com informações da ANSA.



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio