O Festival e a premiação acontecem no Unibes cultural nos dias 30/11 e 01/12. Imagem: Divulgação.
O Mobifilm tem o objetivo de incentivar e divulgar a produção audiovisual, promover reflexão, gerar debate, inspirar ideias e melhorar a consciência do país sobre os graves problemas afeitos aos temas da mobilidade e segurança de trânsito. A 3a edição do Mobifilm que acontece no próximo fim de semana (dias 31/11 e 1/12) no Unibes Cultural trouxe uma novidade esse ano. A inédita categoria Vídeo-mulher que destaca obras que mostrem o olhar feminino sobre as questões da mobilidade na cidade.
Alinhado com o Global Road Safety Film Festival, o Mobifilm – com direção de Eduardo Abramovay, idealizador do evento, e produção de Leonardo Kehdi – foi concebido a partir de uma reflexão sobre um panorama cujas estatísticas revelam uma realidade estarrecedora.
Os números são eloquentes: 1.3 milhão de mortos e 50 milhões de lesionados graves em acidentes de trânsito no mundo a cada ano. A ONU proclamou o período de 2011 a 2020 como Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito. A iniciativa agrupa ONU, OMS, CEE, Cruz Vermelha, Banco Mundial, FIA e outras instituições. Uma das iniciativas promovidas pela FIA/ONU foi a criação do Festival Internacional de Filmes sobre Segurança Viária, realizado com sucesso de público e mídia em Genebra, Marrakesh e Paris. O MOBIFILM foi criado a partir dessas ideias e iniciativas.
"Cycologic": filme das diretoras Emilia Stålhammar, Elsa Lövdin e Veronica Pålsson sobre mudar o mundo de bicicleta, concorrente do Global Road Safety Film Festival em 2017. Imagem: Divulgação.
O Mobifilm fala dos muitos lados do assunto: a imobilidade das cidades, os problemas gerados pelos gigantescos congestionamentos, o custo social do modelo de mobilidade adotado no país. E abre espaço para novos conceitos e propostas.
São dez categorias: 1 - Produção independente/curta-metragem/mobilidade. 2 - Produção independente/curta-metragem/ciclismo. 3 Produção independente/curta-metragem/segurança de trânsito. 4 - Produção independente/longa metragem/todos temas. 5 - Estudantes. 6 - Produção Institucional. 7 – TVs/Webséries . 8 - Vídeo-cidadão/youtubers. 9 – Vídeos de animação. 10 – Vídeo-Mulher. Vídeos sobre a questão feminina frente aos problemas de mobilidade e violência de trânsito.
O Juri do Festival:
Jayme Serva - Redator e roteirista, colaborador de diversos veículos de comunicação. Autor dos livros "Cem sonetos, pouco mais, pouco menos" e "Lucy: uma vida professora".
Mauro Calliari - Autor do livro “Espaço Público e Urbanidade em São Paulo” e do blog Caminhadas Urbanas, no Estadão. Conselheiro na ONG Oficina Municipal e membro fundador da ONG Cidade a pé.
Luiza Andrada e Silva - Diretora Executiva do Instituto Cidade em Movimento.
Serviço
Mobifilm 2018 - 3º Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança
Imagem: Divulgação.- Dia 31/11 - 10h: Seminário Desafios e iniciativas para um trânsito mais seguro, com a participação do Professor Paulo Saldiva – IEA-USP; Dra. Julia Greve - ITO - Hospital das Clínicas; Nadja Baldaconi - Movimento Paulista de Segurança Viária; Renata Falzoni - Bike é Legal; Andrea Matsui – Ambev. A mediação é do jornalista Alexandre Pelegi.
- Dia 01/12: Festival de filmes, das 10h às 18h.
Unibes Cultural
Rua Oscar Freire, 2500 - Sumaré, São Paulo - SP, 05409-012.
Telefone: (11) 3065-
Estação Sumaré do Metrô.
Após as sessões de cinema, às 19h, acontece a cerimônia de premiação e o encerramento, conduzidos por Leona Cavalli.
Todos 34 filmes selecionados e exibidos no Festival recebem da tembici. uma assinatura anual para utilização das bicicletas do Bike Itaú.
***
Com informações do Mobifilm.
Sao Paulo Sao