'Dia do Palhaço' tem noite de gala do circo no Theatro Municipal - São Paulo São

Com o tema “A Lona Uniu as Gerações”, comemoração circense do “Dia do Palhaço” terá apresentação do Palhaço Tubinho e a participação especial de Dedé Santana. Foto: Amanda Vieira / JP.Com o tema “A Lona Uniu as Gerações”, comemoração circense do “Dia do Palhaço” terá apresentação do Palhaço Tubinho e a participação especial de Dedé Santana. Foto: Amanda Vieira / JP.A celebração deste ano homenageia o circo-teatro, que surgiu o Brasil na primeira década do século XX, e introduziu um ritmo narrativo no qual os esquetes cômicos ou dramáticos são costurados por uma trama única, ou seja, ao final, é contada uma história por meio dos números. Esta modalidade mantinha o repertório formado, normalmente, por espetáculos de comédias e melodramas, com textos adaptados de romances folhetinescos sobre assuntos diversos: mitologia, religião e fatos do cotidiano.

“É uma enorme satisfação poder abrir as cortinas de um dos palcos mais disputados da cidade de São Paulo, o Theatro Municipal de São Paulo, para o circo paulistano, homenageando a sua história. Nossa expectativa é que este público e os artistas sintam que esta é uma oportunidade especial de celebração e se divirtam muito”, ressalta o Secretário Municipal de Cultura, André Sturm.

A Família Burg se dedica desde 2000 à produção de espetáculos cômicos. Foto: Divulgação.A Família Burg se dedica desde 2000 à produção de espetáculos cômicos. Foto: Divulgação.O mote do espetáculo é o encontro entre o palhaço e um menino da cidade que recebe o circo. Por meio do encantamento e da curiosidade do garoto, a história demonstra como ele se torna aprendiz do velho palhaço. Como parte dessa homenagem circense, estão previstos, ainda, espetáculos de rua em frente ao Theatro Municipal. Estão confirmadas as presenças da Família Burg e Dupla Cia, que encenam “Cabaré”, a partir das 17h30 do dia 10; e, no dia 11, no mesmo horário, é a vez da Trupe Koskowisck com a atração “Olha o Palhaço no Meio da Rua”.

Os palhaços Chiquita e Cotonete da Trupe Koskowisck. Foto: Divulgação.Os palhaços Chiquita e Cotonete da Trupe Koskowisck. Foto: Divulgação.

Com a proposta de resgatar o Circo-Teatro, a Secretaria convidou, ainda, o ator e palhaço Fernando Sampaio, um dos fundadores da Cia. La Mínima. A direção geral é de Pereira França Neto. O Palhaço Tubinho comanda a festa que traz companhias circenses, artistas convidados e a participação especial de Dedé Santana.

Companhias e artistas convidados

A Cia Circo Dança participa da grande festa. Foto: Paulo Barbuto / Divulgação.A Cia Circo Dança participa da grande festa. Foto: Paulo Barbuto / Divulgação.

Angelita Vaz, Bruno Edson Equilibrista, Cia Circo Dança, Circo Teatro Guaraciaba, Circo Zanni, Dupla Cia Família Burg, Dimy Ilusionista, Jesse Cabral, Joinha, Palhaço Kuxixo, LaMinima, Marikawa, Sabatino Brothers, Nico Serrano, Palhaços Sem Fronteiras, Palhaço Tubinho, Portolouco, Trupe Koskowisck, Rogério Piva, Rokan: o Mágico dos dedos de ouro.

Serviço

Espetáculo "A lona Uniu as Gerações"
Dias 10 e 11 de dezembro às 20h.
Local: Theatro Municipal de São Paulo.
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n.
Capacidade: 1500 lugares.
Classificação: Livre.
Duração: 90 minutos.
Ingressos: grátis.
Distribuição de ingressos: a partir das 18h.
Abertura do teatro: 19h.
Espetáculo com tradução em libras.

Espetáculos de rua (em frente ao theatro municipal de São Paulo).
Dia 10 de dezembro: 17h30- "Cabaré", com Família Burg e Dupla Cia.
Dia 11 de dezembro: 17h30- “Olha o Palhaço no Meio da Rua", com a Trupe Koskowisck.
Duração: 40 minutos.
Classificação: livre.

***
Com informações da Secretaria Municipal de Cultura.



-->