Festival de Natal toma conta do Centro de São Paulo; programação traz 120 atrações gratuitas - São Paulo São

Chegou a época de Natal, período do ano em que muitas pessoas se juntam para celebrar a renovação, a união e o amor; valores que podem ser representados de diversas maneiras, como por meio da arte.

Apresentações gratuitas de música, teatro, dança e circo se espalham pelas praças públicas. Praça Antônio Prado no centro. Foto: Margareth de Noronha.Apresentações gratuitas de música, teatro, dança e circo se espalham pelas praças públicas. Praça Antônio Prado no centro. Foto: Margareth de Noronha.

Entrando no clima, a Secretaria Municipal de Cultura leva quase 30 atrações para seis praças localizadas na região central da cidade, entre elas o Largo São Francisco e o coreto da Praça Antônio Prado. Plural como São Paulo, a programação traz 120 apresentações, realizadas por 28 grupos e artistas: dança de vários estilos, shows de músicas, natalinas ou não, circo, teatro e, naturalmente, canto coral.

Foram convidados artistas como Maria Alcina, Zezé Motta, Ayrton Montarroyos e Luiza Possi, assim como o balé O Quebra-Nozes e a peça popular inspirada nos autos de reisado, A Folia do Menino Mateus. Veja alguns dos espetáculos programados:

Maria Alcina em Natal Bem Brasileiro

Maria Alcina. Foto: SESC Osasco.Maria Alcina. Foto: SESC Osasco.

Conhecida por sua forma irreverente de cantar, Maria Alcina mostra seu lado mais lúdico para lembrar esta época do ano. No show Natal Bem Brasileiro, ela canta composições de Adoniran Barbosa, Chico Buarque, Martinho da Vila, Vinicius de Moraes e Luiz Gonzaga.

Zezé Motta em No Coração do Brasil

Zezé Mota. Foto: Divulgação.Zezé Mota. Foto: Divulgação.

A cantora e atriz Zezé Motta reúne clássicos da música popular brasileira no show No Coração do Brasil. No repertório, Zezé interpreta canções de Luiz Melodia, entre elas Magrelinha, Pérola Negra, Dores de Amores e Estácio, Holly Estácio.

Ayrton Montarroyos e Luiza Possi

Luiza Possi. Foto: Jean Souza.Luiza Possi. Foto: Jean Souza.

Pela primeira vez juntos, os cantores Ayrton Montarroyos, finalista do programa The Voice, e Luiza Possi sobem ao palco para interpretar canções com temas natalinos em versões novas e bem-humoradas.

Suite Quebra-Nozes

Com direção e adaptação de Marina Boschi, a Superbazaro Cia. de Dança apresenta trechos do balé clássico natalino O Quebra-Nozes, com música de Tchaikovsky.

A Folia do Menino Mateus

Grupo Clariô de Teatro. Foto: Divulgação.Grupo Clariô de Teatro. Foto: Divulgação.

O Grupo Clariô de Teatro apresenta uma narrativa diferente sobre o nascimento do Menino Jesus e as festas de Natal. A peça traz personagens da cultura popular brasileira e é inspirada nos autos de reisado, com base nas tradições populares.

Corais natalinos

Coro da Vila. Foto: Christine Fazzi.Coro da Vila. Foto: Christine Fazzi.

O canto coral é tradição na celebração das festas de fim de ano. A programação traz grupos de diversas formações e estilos que interpretam desde música popular e sacra a canções típicas de Natal. Sob a regência de César Cerasomma, o Coro da Vila, com seus 25 anos de atividade, reúne cerca de 60 coralistas interpretando Milton Nascimento, Lô Borges, Fernando Brant e Beto Guedes, em homenagem ao Clube da Esquina. Já o Ceremony of Carols é formado por vozes femininas, lideradas pela consagrada soprano Marília Vargas. Acompanhado por instrumentos de época, o repertório traz músicas alusivas ao Natal, algumas delas vindas de uma tradição que remonta à Idade Média e que foram registradas na era Barroca. Para cantar músicas típicas natalinas, o maestro Rubens Spada rege o Grande Coral e o Coral Metrópole, com seus 70 integrantes.

Confira a programação completa: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/noticias/?p=24911

***
Com informações da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.