Cortejo com bonecos gigantes, balé aéreo e grandes projeções fazem o Natal Iluminado nas ruas do centro histórico - São Paulo São

O cortejo com os bonecos dos Três Reis Magos leva as pessoas para verem as projeções mapeadas no Edifício Matarazzo, na Igreja do Mosteiro de São Bento e no Pátio do Colégio. Foto: César Sartori. O cortejo com os bonecos dos Três Reis Magos leva as pessoas para verem as projeções mapeadas no Edifício Matarazzo, na Igreja do Mosteiro de São Bento e no Pátio do Colégio. Foto: César Sartori.

Bonecos gigantes dos Três Reis Magos dão início a um cortejo com a Folia de Reis (ritmo e repertório), performada pelo Grupo Folclórico de Inimar dos Reis. Em busca do Natal eles passam pelo Edifício Matarazzo (prédio da Prefeitura), onde acontecem projeções e balé aéreo, e convidam a caminhar pelas ruas do centro para ver as outras projeções que acontecem na Igreja do Mosteiro de São Bento e no Pateo do Collegio.

Esse é o Natal Iluminado, evento gratuito e já reconhecido como uma das principais atrações da cidade de São Paulo no mês de dezembro. Até o dia 23 de dezembro, o evento apresenta espetáculos diários, das 19h às 22h, nas três construções históricas do centro de São Paulo. 

Igreja do Mosteiro de São Bento. Foto: José Cordeiro / SP Turis.Igreja do Mosteiro de São Bento. Foto: José Cordeiro / SP Turis.

O mapeamento de imagens acontece em looping e cada local tem uma projeção especial. Na prefeitura, as imagens representam a criação do mundo por meio de desenhos digitalizados feitos por crianças. A empresa responsável pela projeção é a Visualfarm. Também acontecem no Edifício Matarazzo performances de balé aéreo que são executadas pela Dança Vertical e performances - Cia Base.

Balé aéreo com o grupo Dança Vertical e performances da Cia Base na fachada do Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura. Foto: Eduardo Andreassi.Balé aéreo com o grupo Dança Vertical e performances da Cia Base na fachada do Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura. Foto: Eduardo Andreassi.

Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo. Foto: José Cordeiro / SPTuris.Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo. Foto: José Cordeiro / SPTuris.

No Mosteiro de São Bento são projetadas imagens de anjos. Neste ponto, a Midiadub é a responsável. Já no Pátio do Colégio, onde o cortejo se encerra, são exibidas cenas do presépio que retratam o nascimento de Jesus com imagens futuristas feitas pelo Ateliê Digital Analógico – ADA. 

O Natal Iluminado é uma iniciativa da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) oferecidad para a cidade e esse ano é realizado em parceria com a Prefeitura de São Paulo, que promove uma série de outras atrações no centro da capital através do seu Festival de Natal.

“Com o Natal Iluminado temos a oportunidade de encenar um grande espetáculo ao ar livre pelas ruas do centro, e que encerra na cena da natividade no ponto exato onde começou São Paulo, o que é bastante emblemático”, explica José Mauro Gnaspini, diretor artístico do projeto.

Pateo do Collegio no Centro Velho da Cidade. Foto: José Cordeiro / SP Turis.Pateo do Collegio no Centro Velho da Cidade. Foto: José Cordeiro / SP Turis.“Além da simbologia, o retorno ao centro proporciona com que muito mais pessoas tenham acesso ao espetáculo. Estamos ampliando o escopo não só aos moradores do centro, hoje mais de 400 mil, como a toda a população que poderá ver as 120 apresentações artísticas programadas pela prefeitura e da qual fazemos parte”, acrescenta Gui Afif, diretor geral do Natal Iluminado. 

Serviço

Foto: César Sartori.Foto: César Sartori.Evento: Natal Iluminado 2018.
Locais: Edifício Matarazzo, Igreja do Mosteiro de São Bento e Pátio do Colégio.
Data: De 14 a 23 de dezembro.
Dias e horários: Diariamente, das 19h às 22h.
Valor: Gratuito.
Classificação: Livre.
Facebook: https://www.facebook.com/nataliluminado.acsp

Sobre o Natal Iluminado

O Natal Iluminado foi concebido pela Associação Comercial de São Paulo para oferecer ao público uma atração que vai além das iluminações e enfeites típicos do fim do ano. O espetáculo, que une projeções, teatro, música, dança, bonecos e circo, se uniu à tradicional decoração dos prédios da ACSP, que, desde o ano de 2000, monta cenários especiais na sede paulistana e em 15 Sedes Distritais.  O espetáculo é produzido pelo Guaimbé Bureau de Cultura e tem sido patrocinado pelo Ministério da Cultura, Bradesco e Grupo Tricury.

***
Da redação com informações i4u Agency