Todo dia pode ser dia de parque e de verde em São Paulo - São Paulo São

A antiga Chácara do Piqueri, que deu origem ao parque, foi implantada em 1927 pelo Conde Francisco Matarazzo. Foto: Áreas Verdes das Cidades.A antiga Chácara do Piqueri, que deu origem ao parque, foi implantada em 1927 pelo Conde Francisco Matarazzo. Foto: Áreas Verdes das Cidades.

Em meio à rotina agitada própria da selva de pedra de São Paulo, o paulistano e seus visitantes possuem muitas opções para relaxar com a família junto à natureza.

Ao todo, a capital paulista possui 113 parques famosos pela diversidade de fauna e flora e por seu valor histórico e cultural. Os parques paulistanos são opções não apenas para os fins de semana. Podem ser um programa para uma caminhada antes ou no fim do expediente, um ponto de encontro para a tarde dos idosos e um lugar para a juventude praticar esporte.

Atividades como piqueniques, por exemplo, têm ganhado cada vez mais espaço entre as crianças como uma alternativa às festas de aniversário nos buffets infantis. Confira:

Ibirapuera

Foto: Divulgação.Foto: Divulgação.

Inaugurado em 1954, durante as comemorações do IV Centenário de São Paulo, o Parque do Ibirapuera teve seu projeto concebido pelos arquitetos Oscar Niemeyer, Ulhôa Cavalcanti, Zenon Lotufo, Eduardo Kneese de Mello, Ícaro de Castro Mello, além do paisagista Augusto Teixeira Mendes.

Um dos destinos mais procurados por paulistanos e visitantes, o “Ibira”, como foi apelidado pela população, também é uma das mais importantes áreas verdes, de cultura e lazer da cidade, com 1.584.000 m².

Uma das paisagens mais famosas de São Paulo, o Lago do Ibirapuera, tem fontes com músicas e luzes e é circundado por pistas de ciclismo, de corrida e alamedas de árvores. Um grande gramado no centro do parque é usado para relaxar, tomar sol ou para as crianças brincarem. Há também pista de cooper, ciclofaixa, trilhas, quadras esportivas, campo de futebol society e playground.

Dentro do Ibirapuera estão localizados a OCA, o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Museu Afro-Brasil, a Fundação Bienal, o Auditório Ibirapuera e o Jardim de Esculturas.

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº.
Telefone: (11) 5574-5045.
Funcionamento: diariamente, das 5h às 0h.

Horto Florestal

Foto: Divulgação.Foto: Divulgação.

Antigo Horto Florestal, o Parque Estadual Alberto Löfgren, apesar de localizado em área urbana, mantém extensas áreas de Mata Atlântica, constituindo uma importante referência para a população da zona Norte da Capital. Criado em 1896, o parque mantém uma grande importância histórica, sendo a primeira área de conservação efetivamente implantada no Estado de São Paulo.

O parque possui palco para eventos, área de piquenique, playground, fraldário, quadra poliesportiva, pista de cooper, trilhas (como a trilha interpretativa, em que monitores ensinam sobre as espécies vegetais e sua importância para o meio ambiente), campos de futebol, equipamentos de ginástica, bicas de água potável, lagos, sanitários, bebedouros e o Museu Florestal. Também estão no Horto o Palácio de Verão do Governo do Estado, o Núcleo de Educação Ambiental, a Estação Vida, além das sedes da Polícia Militar e Polícia Florestal do Estado.

Endereço: Rua do Horto, 931, Tremembé.
Telefone: (11) 2232-3117.
Funcionamento: diariamente das 6h às 18h (das 6h às 19h, no horário de verão).

Piqueri

Foto: Caio Pimenta.Foto: Caio Pimenta.

A antiga Chácara do Piqueri, que deu origem ao parque, foi implantada em 1927 pelo Conde Francisco Matarazzo junto à foz do ribeirão do Tatuapé. A inauguração do parque ocorreu em 1978. A sua alameda principal é adornada com a espécie de árvore Sibipuruna, contrariando o que era de praxe na época do Brasil-Colônia. O Rio Tietê beirava o limite da chácara, e, dentro do parque, é possível visualizar restos do ancoradouro dos barcos em que os visitantes eram recepcionados.

O Parque do Piqueri possui áreas de estar, pista de cooper, bicicletário, campo de futebol de areia, quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica, playgrounds, lago, palco para apresentações, sanitários, ponto de leitura e canchas de bocha e área para piqueniques e churrascos.

Endereço: Rua Tuiuti, 565, Tatuapé.
Telefone: (11) 2097-2213.
Funcionamento: diariamente, das 6h às 18h.

Aclimação

Foto: Divulgação.Foto: Divulgação.

Criado no início do século XX para criação de gado leiteiro, o parque – antes chamado Jardim da Aclimação – era também procurado por famílias para lazer. A partir de 1983, diante de ameaças de perda da área pelo crescimento imobiliário, os moradores do bairro se uniram num movimento de proteção ao parque, e em 1986 foi oficializado o tombamento do parque.

O parque possui lago, concha acústica, jardim japonês com espelho d’água, aparelhos de ginástica, pista de cooper e caminhada, playgroundsinfantis com espaço para piquenique, estares, paraciclo e campo de futebol. Conta, ainda, com uma biblioteca com um acervo de 31.000 exemplares de livros didáticos, dicionários, enciclopédias, jornais, revistas, mapas, multimídia etc. Desse acervo, cerca de 500 títulos têm como temática o meio ambiente.

Endereço: Rua Muniz de Souza, 1.119, Aclimação.
Telefone: (11) 3208-4042.
Funcionamento: diariamente, das 6h às 20h.

Pinheirinho D'água

Foto: Divulgação.Foto: Divulgação.

Localizado na Estrada de Taipas, no bairro do Jaraguá, o Parque Pinheirinho D’Água é fruto de uma reivindicação da comunidade em 2001, com o objetivo de preservar a área verde do local. O parque oferece pista de caminhada, passeios com pontes sobre o córrego, playground, quadra de bocha, um centro de educação ambiental, campos de futebol, quadras poliesportivas e pista de skate.

Dentro da rotina do parque, os frequentadores encontram atividades como Tai Chi Pai Lin, dança circular, Lian Gong e oficinas de tear e artesanato. Todas elas são abertas ao público interessado, sendo que algumas são oferecidas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do entorno.

Endereço: Estrada de Taipas, s/nº (próximo ao CEI Jardim Rincão), Jaraguá.
Telefone: (11) 3928-1691.
Funcionamento: diariamente, das 6h às 18h.

Villa-Lobos

Foto: Divulgação.Foto: Divulgação.

A história do Parque Villa-Lobos é um pouco diferente da de outros parques. Antes de 1989, a área localizada no Alto de Pinheiros era ocupada por um depósito de lixo da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), no qual cerca de 80 famílias recolhiam alimentos e embalagens. Também em parte do terreno era depositado material dragado do Rio Pinheiros e entulho da construção civil.

Em 1989, o parque começou a ser implantado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). Em janeiro de 2004, a administração do parque foi transferida para a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA) e o parque foi entregue em 2006 com aproximadamente 24 mil árvores plantadas, após a remoção de entulho e a troca de solo

O Villa-Lobos possui ciclovia (alugam-se bicicletas na entrada do parque), diversas quadras de vôlei, de basquete, tabelas de street basketball, quadras de areia, quadras poliesportivas e campos de futebol. Há também playgrounds e bosque com espécies de Mata Atlântica. A área de lazer inclui ainda aparelhos para ginástica, pistas de cooper e caminhada, um anfiteatro aberto com 750 lugares, biblioteca e um orquidário.

Endereço: Avenida Prof. Fonseca Rodrigues, 2001, Alto de Pinheiros.
Telefone: (11) 2683-6302.
Funcionamento: diariamente, das 5h30 às 19h (no horário de verão até às 20h).

Carmo

Foto: Divulgação.Foto: Divulgação.

Conhecido como Parque do Carmo, o Parque Olavo Egydio Setúbal está localizado na área da antiga fazenda do empresário Oscar Americano de Caldas Filho. Para a criação do parque, foram mantidos o prédio, sede em arquitetura colonial, um conjunto de lagos e toda área ajardinada. Na região, há grande comunidade nipônica, que todos os anos se reúne em volta do Bosque das Cerejeiras. Esteiras são estendidas sob as cerejeiras, e as pessoas observam a chuva de pétalas, tal como acontece no Japão.

Com uma área de 840.000 m², o parque possui Museu do Meio Ambiente, lagos, anfiteatro natural, aparelhos de ginástica (barras), campos de futebol, ciclovia, pista de cooper, playgrounds, quiosques, cerca de 80 churrasqueiras, gramado para piquenique, “Bosque de Leitura”, Planetário do Carmo e Viveiro.

Endereço: Avenida Afonso de Sampaio Souza, 951, Itaquera.
Telefone: (11) 2746-5001.
Funcionamento: diariamente, das 5h30 às 20h.

Vila Guilherme - Trote

Foto: Divulgação.Foto: Divulgação.

Inaugurado em 1986, no bairro de mesmo nome, o Parque da Vila Guilherme é caracterizado pelas atividades esportivas, quadras e trilhas de caminhada. Em 2006, o terreno vizinho que pertencia à antiga Sociedade Paulista de Trote (SPT) deu origem ao Parque Vila Guilherme-Trote, ampliando o seu alcance.

O parque possui churrasqueiras, aparelhos de ginástica (barras, tábuas e pesos), pista de cooper, ciclovia, playgrounds, quadras poliesportivas, canteiros com flores, duas pistas para caminhada, bicicletários, trilha sensorial para deficientes visuais e hortas.

Endereço: Avenida Nadir Dias Figueiredo, s/n° (Portaria 1) e Rua Quirino, 905 (Portaria 2), Vila Guilherme.
Telefone: (11) 2905-0165.
Funcionamento: das 5h30 às 20h (Portaria 1) e 5h30 às 18h (Portaria 2).

Burle Marx

Foto: Divulgação.Foto: Divulgação.

Inaugurado em 29 de setembro de 1995, o Parque Burle Marx possui um conjunto de edificações projetadas por Oscar Niemeyer na década de 50. Complementando a obra, Burle Marx implantou seu projeto paisagístico, com espécies vegetais ornamentais, espelhos d´água e painéis de concreto.

Pista de Cooper e caminhada, trilha para passeio pelo meio da mata, aparelhos de ginástica (barras e pranchas), playground, orquidário natural, nascentes, lagos, espelho d’água, estares, lanchonete e pergolados fazem parte do parque. Piqueniques são permitidos para grupos de até cinco pessoas, que podem ocupar a área reservada por no máximo duas horas. Há food trucks todos os sábados e domingos (inclusive feriados) das 10h às 18h.

Endereço: Avenida Dona Helena Pereira de Moraes, 200, Morumbi.
Telefone: (11) 3746-7631.
Funcionamento: diariamente, das 7h às 19h.

Parque da Água Branca

Foto: Divulgação.Foto: Divulgação.Localizado no bairro da Água Branca, próximo a Barra Funda e Perdizes o Parque Dr. Fernando Costa – Água Branca com 137 mil metros quadrados é um ótimo lugar de lazer e tranquilidade. O público é bastante diversificado, os frequentadores praticam caminhadas, corridas atividades físicas, meditação e passeios nas diversas associações de criadores instalados no parque por estudantes em geral. 

O Parque abriga atrações como o Museu Geológico e a Casa de Caboclo, uma réplica de residências da zona rural, o Aquário e o Relógio do Sol. O público da terceira idade tem equipamentos de ginástica disponíveis na Praça do Idoso e festas permanentes. O Parque possui Arena Hípica, Centro de Referência em Educação Ambiental e espaços para exposições e feiras. Nos finais de semana a procura em sua maioria é de lazer, visitas as exposições e eventos.

Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 455 - Água Branca. 
Telefone: (11) 3803-4200.
Funcionamento: de segunda a segunda, das 6 às 20h Atendimento: de segunda a sexta, das 8 às 17h.

Ecológico do Tietê

Foto: Divulgação.Foto: Divulgação.

A área verde do parque tem cerca de 15,6 milhões de m² no total. O Parque Ecológico do Tietê foi concebido no contexto das obras e serviços de combate a inundações na Região Metropolitana da Grande São Paulo. Pretendeu-se manter a capacidade de amortecimento das cheias, nas várzeas do Tietê, entre Guarulhos e Ponte Nova e, como subproduto, aproveitar as áreas lindeiras para atividades de lazer, esporte, cultura e para a preservação da fauna e flora

Sua infraestrutura é uma das mais completas entre os parques de São Paulo. Há pista de bicicross, pista de atletismo, nove quilômetros de trilhas, 14 quilômetros de ciclovia (bicicletas podem ser alugadas), três quadras de futsal, duas quadras poliesportivas e cinco campos de futebol society, 16 campos de futebol (quatro internos e 12 externos), um campo de beisebol, conjunto aquático composto por três piscinas (adulto, juvenil e infantil), playground, academia, palco ao ar livre, teatro de arena, anfiteatro, nove quiosques com churrasqueiras e 12 churrasqueiras descobertas, lago com pedalinho, 12 sanitários (quatro para pessoas portadoras de necessidades especiais), sete vestiários e um ambulatório.

Endereço: Rua Guirá Acangatara, 70, Engenheiro Goulart.
Telefone: (11) 2958-1477.
Horário de funcionamento: Diariamente das 8h às 17h.

***
Com informações da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo e site Áreas Verdes das Cidades.Edição: São Paulo São.