Bar dos Arcos: um novo ponto de encontro junto aos encantos do subterrâneo do Theatro Municipal - São Paulo São

O Bar dos Arcos mantém estrutura rústica mas conta como modernos balcões luminosos. Foto: Cleiby Trevisan / Divulgação.O Bar dos Arcos mantém estrutura rústica mas conta como modernos balcões luminosos. Foto: Cleiby Trevisan / Divulgação.

O subsolo do Theatro Municipal, uma das casas culturais mais antigas e importantes de São Paulo, acaba de se tornar um novo ponto de encontro na noite da capital paulista. Desde dezembro do ano passado, a estrutura centenária que abrigava os antigos dutos de ventilação do prédio passou a receber o Bar dos Arcos, empreendimento que manteve as características do salão original - como a cantaria de pedra e alvenaria de tijolo - para oferecer alta coquetelaria e gastronomia aos paulistanos.

O bar tem como cenário as fundações da casa de música clássica. Estão lá os arcos e tijolos nas paredes por onde se distribuem balcões coletivos que emitem luz, inspirados no bar do Hotel Overlook, do filme O Iluminado, dirigido por Stanley Kubrick em 1980.

Balcões reluzentes compõem o ambiente do Bar dos Arcos, no centro, Foto: Clayton Vieira / Veja SP.Balcões reluzentes compõem o ambiente do Bar dos Arcos, no centro, Foto: Clayton Vieira / Veja SP.

O bar subterrâneo fica aberto de terça a domingo, a partir das 19h, com entrada gratuita. Indo na contramão dos bares tradicionais da cidade, o espaço promove compartilhamento e sociabilidade entre os clientes - em vez de cadeiras e mesas, os visitantes são acomodados em um labirinto de mesas iluminadas, sem lugares marcados.

A disposição das mesas altas é um convite à interação entre diferentes grupos. Mas nem pense em escolher seu lugar ou trocar de bancada. Os clientes devem se manter no assento indicado.

O bar subterrâneo fica aberto de terça a domingo, a partir das 19h, com entrada gratuita. Foto: Cleiby Trvisan / Divulgação.O bar subterrâneo fica aberto de terça a domingo, a partir das 19h, com entrada gratuita. Foto: Cleiby Trvisan / Divulgação.

A carta de drinks do local é assinada por Chula, bartender renomada na Argentina que usa técnicas da dramaturgia para contar histórias com seus coquetéis; e a gastronomia fica por conta do chef Rodrigo Augusto, que já trabalhou no renomado restaurante Mocotó e traz um cardápio de comidinhas compartilhadas.

Tosca: drinque autoral da argentina Chula, combina tequila, licor de laranja, gengibre, limão-taiti, soda de hibisco e raspa de laranja. Foto: Clayton Vieira / Veja SP,Tosca: drinque autoral da argentina Chula, combina tequila, licor de laranja, gengibre, limão-taiti, soda de hibisco e raspa de laranja. Foto: Clayton Vieira / Veja SP,

No fim da visita, a comanda é paga no caixa, como em um clube noturno, segmento em que o sócio Facundo Guerra fez escola. Vale lembrar que na entrada é obrigatório deixar dados para cadastrar um cartão de consumo na primeira ida ao local — se você for em turma grande, o processo poderá ser demorado.

Serviço

Bar dos Arcos @ Theatro Municipal.
Endereço: Praça Ramos De Azevedo, s/n - República (subsolo do Theatro Municipal).
Telefone: (11) 2039-1250.
Horário de funcionamento: terça e quarta, das 19h à 1h; quinta e sexta, das 19h às 2h; sábado, das 19h às 3h.
Página no Facebook: https://www.facebook.com/bardosarcos/

***
Da Redação.