A 1ª Feira de Negócios Latino-americana Pelo Clima acontece em São Paulo - São Paulo São

Pela primeira vez, a América Latina sediará um evento voltado para soluções que visem transformar os modelos mentais, de negócios e políticos, para reverter a mudança climática e, ao mesmo tempo, gerar valor e prosperidade. Trata-se da Conexão Carbono Zero: 1ª Feira de Negócios Latino-americana Pelo Clima, que será realizada nos dias 11 e 12 de junho, no Maksoud Plaza, em São Paulo, na Semana do Meio Ambiente.

Serão dois dias de programação com palestras, painéis e rodadas de negócios. O evento contará com a participação de empresas, governos, investidores, formadores de opinião, pesquisadores e representantes da sociedade civil, com o objetivo de trocar experiências e firmar parcerias e negócios. Além disso, delegações de outros países, como Canadá, farão parte das discussões.

A 1ª Feira de Negócios Latino-americana é organizada pelo CDP, O Mundo Que Queremos e WWF-Brasil com o intuito de viabilizar um ambiente propício a novas experiências relacionadas à economia do clima, um espaço para estabelecer parcerias de valor para disseminar novos modelos de negócios, produção e consumo.

Para isso serão realizadas rodadas de negócios entre gestores públicos, empresas, investidores e provedores de soluções para fomentar parcerias e contribuir para mobilizar recursos para conduzir cidades e negócios por rotas de descarbonização.

Programação

Imagem: reprodução.Imagem: reprodução.

O primeiro dia de evento começará às 8h30 com o credenciamento e registro de participantes e terminará às 17h30. Pela manhã, a programação seguirá com o TED Talk e palestra sobre a nova economia, o Painel O Papel das Tecnologias na Nova Economia do Clima, para discutir o potencial e casos de sucesso de redução de emissões por tecnologias de comunicação e informação, e o Painel Conexão Clima e Finanças, em que haverá debate entre um climatologista e um profissional de finanças sobre riscos e oportunidades das mudanças climáticas.

À tarde serão apresentados outros dois painéis: Clima Bom Para Negócios – soluções inovadoras para reverter a mudança climática e gerar prosperidade no âmbito de energia, transporte, uso do solo, e O Futuro é Colaborativo – debate entre representante da sociedade civil, de um governo local e de negócios sobre modelos de colaboração para dar escalar a inovação e novas oportunidades relacionadas ao clima.

O Papel das Tecnologias na Nova Economia do Clima está na pauta do evento. Foto: Getty Images.O Papel das Tecnologias na Nova Economia do Clima está na pauta do evento. Foto: Getty Images.

No segundo e último dia da feira, as atividades começam com o TED Talk cujo tema é "Da vantagem competitiva para vantagem colaborativa: Tendências globais na gestão da cadeia de valor". Ainda no período da manhã, haverá os painéis Carbono, um Indicador de Produtividade, sobre tendências e oportunidades na transição para uma nova economia em que o carbono se torna um indicador cada vez mais determinante de desempenho para organizações, estados, cidades e países, e Economia Regenerativa, para falar sobre desenvolvimento de novos produtos e serviços que contribuam para a reversão das mudanças climáticas em colaboração.

O terceiro e último painel, Investimento Privado em Infraestrutura Verde, pretende debater os resultados do white paper sobre investimento do setor privado em infraestrutura verde e resiliente nas cidades: principais obstáculos a serem superados e oportunidades na América Latina. Tendo como encerramento do segundo e último dia de feira, a cerimônia de Lançamento do Índice CDP e reconhecimento dos destaques de empresas e cidades.

O painel Clima Bom Para Negócios vai debater soluções inovadoras para reverter as mudança climáticas. Foto: FAO.O painel Clima Bom Para Negócios vai debater soluções inovadoras para reverter as mudança climáticas. Foto: FAO.

O evento é aberto a todos que se interessam pelo tema. Para se inscrever gratuitamente basta acessar o site www.conexaocarbonozero.com.br e preencher o formulário disponível no rodapé da página. A programação completa também está disponível no site.

Com uma visão integrada entre as lideranças de empresas, governos, sociedade civil, indústrias e entidades do setor, a  feira busca trabalhar soluções e tecnologias que contribuam para redução de emissões do carbono e reversão do aquecimento global, considerando as oportunidades da nova economia do clima.

***
Com informações da WWF / Aviv Comunicação.



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio