9ª Mostra SP de Fotografia: Vila Madalena pretende ser o primeiro bairro livre de plástico do país - São Paulo São

De 3 de julho a 4 de agosto, a Vila Madalena, será ocupada pela Mostra SP de Fotografia. Fotos de Henrique Tarricone na loja Bela do Dia.De 3 de julho a 4 de agosto, a Vila Madalena, será ocupada pela Mostra SP de Fotografia. Fotos de Henrique Tarricone na loja Bela do Dia.

Em ação inédita no Brasil, a Vila Madalena, em São Paulo, pretende se transformar no primeiro bairro livre de plástico descartável no país. Esse foi o compromisso assumido na quarta-feira (3/07) durante a abertura da 9º Mostra SP de Fotografia, no mezanino da Escola Britânica de Artes Criativas (Ebac). Este ano, o evento, que ocorre desde 2011, tem o Plástico como tema.

Em parceria com a Mares Limpos, da Onu Meio Ambiente, a Mostra SP de Fotografia pretende mobilizar o comércio para transformar a Vila Madalena no primeiro bairro de São Paulo dono de uma iniciativa efetiva para a redução do uso de material plástico de uso único como sacolas, copos, talheres, mexedores de café, embalagens de isopor, entre outros, em seus estabelecimentos.

“Mais de 80% do lixo que vai para os oceanos e rios provêm das cidades”, disse Paulina Chamorro, jornalista ambiental e curadora do Ciclo de Conversa da mostra, que conta com 27 exposições fotográficas em vários pontos da Vila Madalena – todas tendo como fio condutor o uso do plástico e seu impacto no ambiente. 

A Mostra traz para a Vila Madalena imagens e dados que merecem reflexão. Foto: Michele Roth.A Mostra traz para a Vila Madalena imagens e dados que merecem reflexão. Foto: Michele Roth.

“Estamos desenvolvendo esse projeto piloto visando reduzir a utilização do plástico no bairro e esperamos que a ideia possa ser levada a bairros de São Paulo e outras cidades do país”, completou Paulina, que ofereceu à cafeteria Coletivo Pura a primeira placa para oficializar o compromisso na região. Até o final do mês serão distribuídas mais de 100 placas para os comerciantes que endossarem a proposta.

Bruno Covas, prefeito de São Paulo, Fernando Costa Netto (idealizador) e Mônica Maia (curadora), na abertura Mostra SP de Fotografia no EBAC. Foto: Mauricio Machado.Bruno Covas, prefeito de São Paulo, Fernando Costa Netto (idealizador) e Mônica Maia (curadora), na abertura Mostra SP de Fotografia no EBAC. Foto: Mauricio Machado.

O prefeito Bruno Covas – que sancionou mês passado lei que proíbe o uso de canudos plásticos na cidade de São Paulo - marcou presença no lançamento do evento e reafirmou seu compromisso com a causa ambiental.  Ao lado do vereador Xexéu Tripoli e do secretário de cultura do município, Alê Youssef, ele também garantiu que a Mostra de Fotografia passará a integrar, a partir do ano que vem, o calendário oficial da cidade.

Segundo Fernando Costa Netto, o assunto é crucial, urgente, por isso a importância desse evento: “Para se ter uma ideia, só no Brasil, quarto maior produtor de lixo plástico do mundo, são 2 milhões e meio de toneladas jogadas nos 8 mil quilômetros de costa todos os anos, e só pouco mais de 1% desse material é reciclado, de acordo com a WWF Brasil” .

A 9º Mostra_SP de Fotografia 

A mostra, idealizada por Fernando Costa Netto, da DOC Galeria, conta com curadoria das fotógrafas Ivana Debértolis e Mônica Maia.Foto: Luisa Dorr.A mostra, idealizada por Fernando Costa Netto, da DOC Galeria, conta com curadoria das fotógrafas Ivana Debértolis e Mônica Maia.Foto: Luisa Dorr.De 3 de julho a 4 de agosto, a Vila Madalena, em São Paulo, será ocupada pela Mostra SP de Fotografia. Em sua nona edição, a Mostra entra em uma nova etapa ao escolher uma causa como fio condutor para as vinte e sete exposições e ciclo de conversas que vão acontecer durante um mês, em vários pontos do bairro mais artsy da cidade. Com curadoria assinada pelas fotógrafas Ivana Debértolis e Mônica Maia e pelo idealizador do projeto, Fernando Costa Netto (DOC Galeria), a Mostra SP de Fotografia tem o Plástico como tema.

Foto de Katia Carvalho aplicada em muro da Vila Madalena. Foto: Divulgação.Foto de Katia Carvalho aplicada em muro da Vila Madalena. Foto: Divulgação.

Vitor Fasano em foto de Rodrigo Tomzhinsky em painel na loja UMA. Foto: Divulgação.Vitor Fasano em foto de Rodrigo Tomzhinsky em painel na loja UMA. Foto: Divulgação.

Apresentadas em galerias, lojas, restaurantes, escritórios de arte e muros autorizados, as exposições, escolhidas a partir de uma convocatória e de uma extensa pesquisa dos curadores, buscam chamar a atenção do público sobre o impacto negativo que o plástico tem causado ao meio ambiente. A participação da jornalista ambiental Paulina Chamorro como curadora especial do Ciclo de Conversas, que faz parte da programação paralela da Mostra, é um dos destaques desta edição, que terá o apoio institucional da Mares Limpos / ONU Meio Ambiente, da WWF, do Ecosurf, da FAS - Fundação Amazonas Sustentável, da Liga das Mulheres pelos Oceanos e da Grin. 

Acompanhe a 9ª Mostra SP de Fotografia no Facebook. O São Paulo São é parceiro da iniciativa.

***
Por Maria Lígia Pagenotto para a Mostra SP de Fotografia.