Em agosto, reinos encantados e mitos da antiguidade ganham sessões gratuitas do Cine na Praça - São Paulo São

Ciclo ‘Terra Média’ leva à Praça Victor Civita blockbusters da cultura nerd em sessões gratuitas às quintas-feiras. Foto: Divulgação.Ciclo ‘Terra Média’ leva à Praça Victor Civita blockbusters da cultura nerd em sessões gratuitas às quintas-feiras. Foto: Divulgação.

As férias escolares vão chegando ao fim, mas a magia não pode acabar. Para dar conta do recado, a programação do ‘Cine na Praça’ do mês de agosto leva o ciclo Terra-Média à Praça Victor Civita, com sessões gratuitas de filmes que remontam o imaginário de terras antigas e cheias de histórias protagonizadas por mitos heróicos.

As exibições acontecem entre 1º e 29/8, sempre às quintas-feiras, a partir das 19h, e contarão com um ingrediente especial: cada exibição será precedida de um episódio clássico da série ‘Caverna do Dragão’, desenho animado que embalou muitas das manhãs da criançada nas décadas de 80 e 90. Os filmes selecionados para o ciclo são ‘O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel’, ‘O Hobbit - A Batalha dos Cinco Exércitos’, ‘Excalibur’, ‘Coração Valente’ e ‘Conan, o Bárbaro’.   

'O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)'. Imagem: Divulgação.'O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)'. Imagem: Divulgação.

Logo no dia 1º, a turma de Hank, Eric, Diana, Sheila, Presto e Bobby contará com a ajuda do Mestre dos Magos para combater o Vingador no episódio “A Noite Sem Amanhã”, em ‘Caverna do Dragão’. Mas essa aventura é só um aperitivo, pois o que vem depois pode ser chamado de arrasa-quarteirão. ‘O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel’ (2001), primeiro de três filmes baseados na série de livros escrita por J.R.R. Tolkien, foi um sucesso de crítica epúblico e, até hoje, é reconhecido como um marco das produções cinematográficas nos quesitos ‘efeitos visuais’, ‘maquiagem’, ‘fotografia’ e ‘trilha sonora’, todos premiados no Oscar 2002. A história aborda a união de hobbits, humanos, elfos, anões e magos na Sociedade do Anel, constituída para apoiar a destruição de um anel super poderoso criado por Sauron, o Senhor das trevas. Frodo Bolseiro vira o encarregado de levá-lo a Mordor, único local em que o mesmo pode ser destruído. 

‘O Hobbit - A Batalha dos Cinco Exércitos’ (2014). Imagem: Divulgação.‘O Hobbit - A Batalha dos Cinco Exércitos’ (2014). Imagem: Divulgação.

Na semana seguinte, o longa-metragem a ser exibido é ‘O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos’ (2014), último da trilogia de mesmo nome que narra o conflito entre elfos, anões, homens, orcs e wargs para recuperar o tesouro que Smaug, o dragão, guardou durante eras. A saga também mostra como que Bilbo Bolseiro (tio de Frodo) achou o anel, o que dá origem à narrativa de ‘O Senhor dos Anéis’, lançada anteriormente. A abertura fica por conta do episódio ‘O Tesouro de Tardos’, de ‘Caverna do Dragão’.

'Excalibur' (1981). Foto: Divulgação.'Excalibur' (1981). Foto: Divulgação.

A partir do dia 15/8 filmes das décadas de 80 e 90 tomam conta da programação. Começando por ‘Excalibur’(1981), que tem roteiro baseado na lenda inglesa do rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda. A história gira em torno da espada que dá nome ao filme, um presente do Mago Merlin ao rei Uther Pendragon, que, antes de morrer em batalha, a enterra sob uma pedra, declarando que o novo rei será aquele que conseguisse retirá-la desta. Arthur, um jovem escudeiro, é quem consegue o feito. Com dificuldades de obter apoio para guiar seu país à prosperidade, Merlin revela que o jovem é filho bastardo de Uther, o que não impede que muitos obstáculos venham ao encontro dele. O episódio ‘O Cemitério dos Dragões’, do desenho ‘Caverna do Dragão’, abrirá a sessão.

'Coração Valente' (1995). Foto: Divulgação.'Coração Valente' (1995). Foto: Divulgação.

A exibição do dia 22/8 está reservada para um ganhador de Oscar, o filme ‘Coração Valente’ (estrelado por Mel Gibson). O pano de fundo da obra é a Escócia do século  XVIII e a história mescla a vingança pessoal do protagonista e a libertação do povo local, que lutava contra o domínio inglês. O personagem principal é William Wallace, que, ainda criança, tinha assistido à morte de seu pai pelo exército rival. Mais tarde teria a sua noiva assassinada por um nobre inglês, o que é determinante para a sua saga contra os opressores. A abertura fica com o episódio ‘A Cidadela da Sombra’, de ‘Caverna do Dragão’.

'Conan, o Bárbaro' (1982). Foto: Divulgação.'Conan, o Bárbaro' (1982). Foto: Divulgação.

O fechamento do ciclo Terra Média terá início com mais um capítulo de ‘Caverna do Dragão’ (‘A Névoa da Escuridão’), seguido pela exibição de ‘Conan, o Bárbaro’ (1982), que conta mais uma história de vingança, desta vez direcionada ao feiticeiro Thulsa Doom, algoz do povo de Conan (Arnold Schwarzenegger). Ex-escravo dos comandados de Doom, o protagonista desenvolve uma enorme força física para enfrentar os seguidores do feiticeiro.

Serviço:  

Cine na Praça / Terra Média

Datas e Horários: 1, 8, 15 e 22 e 29 de agosto (às quintas-feiras), às 19h.
Local: Praça Victor Civita | Rua Sumidouro, 580, Pinheiros.
Ingresso: gratuito.

***
Com informações da Baobá Comunicação.



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio