Em sua 50ª edição, a 'FIC' - Feira de Intercâmbio e Criatividade ganha corpo e uma nova identidade visual - São Paulo São

A FIC ganha nova marca criada pelo designer Jair de Souza. Foto: Divulgação.A FIC ganha nova marca criada pelo designer Jair de Souza. Foto: Divulgação.

A FIC - Feira de Intercâmbio e Criatividade mudou sua identidade visual ao firmar uma parceria com o estúdio carioca Jair de Souza Design. Surge uma marca dinâmica e vibrante revelando a expressão do propósito da Feira: criar intercâmbio de criativos, seja do design, arte, moda, cosmética, jardinagem, universo infantil, pet, botânica com uma feira gastronômica regada a muita boa música.

A nova identidade vem no momento em que a FIC alcança a marca de sua 50ª edição, com uma maior amplitude em seus eventos, firmar boas parcerias e muda sua denominação deixando a marca Mercado Buenos Aires criada em sua fundação, em 2016, para ocupações criativas realizadas na Parque Buenos Aires, em Higienópolis. 

Próxima edição: itinerância

Foto: Divulgação.Foto: Divulgação.

As Feiras tem em sua origem, desde a idade média, ser itinerante, são eventos periódicos e de caráter público. A FIC, originalmente Mercado Buenos Artes, já circulou por algumas praças (Villaboim, Omaguás, Dom José Gaspar, Alexandre de Gusmão), parques (Buenos Aires), Beco (Aprendiz) e espaços culturais (Espaço Cultural Porto Seguro). Faz parte da cultura do feirante circular e descobrir novos espaços urbanos, desenhar novas ocupações e encontrar novos públicos.

A FIC chega à Praça da Cidade de Milão, na Avenida República do Líbano, ao lado do Parque do Ibirapuera

A Praça Cidade de Milão. Foto: Divulgação.A Praça Cidade de Milão. Foto: Divulgação.

A Praça da Cidade de Milão, uma ilha arborizada com uma fonte belíssima ladeada por réplicas de estátuas de Michelangelo, ao lado do Parque do Ibirapuera, tem uma história curiosa ao propor unir duas cidades para fortalecer o vínculo da Itália em São Paulo. Reformada e restaurada pelo consulado italiano, 2017, tem se transformado num ponto atrativo para as Feiras Criativas de São Paulo. 

Praça Alexandre de Gusmão

A Feira é produzida pelo IDP - Instituto Design Público, organização social que estimula a criatividade e o desenvolvimento do mercado de pequenos produtores, a ocupação e valorização dos espaços públicos livres da cidade de São Paulo através de feiras de arte, moda, artesanato, design, música e gastronomia. 

Foi nesta praça que a FIC encontrou seus contornos, se espalhou e conquistou seu público. Foram realizados 4 eventos na Praça Alexandre de Gusmão, desde dezembro de 2018 em parceria com o Tivoli Hotel. Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=0yPzy9fvpI0

O que a FIC tem?

O evento tem o intuito de promover o design brasileiro, a criatividade e a cultura do feito à mão. Foto: Divulgação.O evento tem o intuito de promover o design brasileiro, a criatividade e a cultura do feito à mão. Foto: Divulgação.

O fenômeno das Feiras Criativas tem ocupado os espaços públicos de São Paulo, nos últimos cinco anos, ao se espalhar por praças, parques, museus, garagens, becos e outros locais. Elas emergem fugindo de um cenário comercial consumista saturado de shoppings em espaços privados que não mais atrai público que, na busca de modelos de consumo conscientes,  adere a um novo tipo de comportamento com atenção para as questões da sustentabilidade, para o movimento slow food e para a cultura do feito à mão. 

Em consonância com os movimentos internacionais de cidades criativas e democráticas a FIC destaca-se pelo caráter social comprometido com a premissa de ocupar os espaços públicos para oferecer novas formas de convívio e valorização das áreas livres da cidade. Além de fortalecer o empreendedorismo de uma rede de pequenos produtores das mais variadas áreas como moda, design, arte, decoração, artesanato contemporâneo, cosmética, botânica entre outras, a Feira incorpora empreendedores alinhados à gastronomia orgânica e sustentável produzida por mãos cuidadosas e comprometidas com a cultura do bem viver.

A marca do jazz

O JazzNosFundos desenvolveu um palco móvel batizado "Vá de Jazz”, onde são feitas as apresentações musicais. Foto: divulgação.O JazzNosFundos desenvolveu um palco móvel batizado "Vá de Jazz”, onde são feitas as apresentações musicais. Foto: divulgação.

O ano de 2019 marcou a parceria da FIC com o Vá de Jazz, palco móvel das casas mais quentes de Jazz de São Paulo, Jazz nos Fundos e Jazz B. A programação musical dos eventos recebem a curadoria da casa com dois shows musicais intercalados com DJs e oficinas de tambores. O diferencial da música tem atraído um público qualificado e aficionado.

Parceiro estratégico

O São Paulo São é parceiro da iniciativa. Foto: Divulgação.O São Paulo São é parceiro da iniciativa. Foto: Divulgação.

Na produção de conteúdos de divulgação, promoção, apoio de mídia e ativação de experiências para marcas no local e na web, está a plataforma São Paulo São.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a própria cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.

O portal está ancorado em cinco pilares: Ações (projetos de cidadania, e que mobilizam a coletividade), Caminhos (alternativas para a boa convivência na cidade), Encontros (arte, entretenimento, cultura e participação coletiva), Negócios Criativos (soluções e ideias inovadoras) e Pessoas (protagonistas e personagens da cidade).

O brand designer da nova marca

Foto: Divulgação.Foto: Divulgação.

Jair de Souza, diretor de empresa de design que leva seu nome, tem uma relevante atuação na cena cultural do país. Já trabalhou em projetos especiais de comunicação, multimídia, internet, criação de programas para televisão, cenografia, criação de aberturas para filmes/TV, projetos de sinalização e editoriais. Um dos seus trabalhos mais visíveis está no Pacaembu, em São Paulo, no Museu do Futebol, onde ele assina a direção de arte multimídia, a identidade visual, a sinalização e a direção de vídeos. 

Serviço

FIC - Feira de Intercâmbio e Criatividade. 
Próximas edições: 13 de Outubro e 17 de Novembro de 2019. 
Horário: das 11 às 19h.
Local: Praça Cidade de Milão, Vila Nova Conceição, São Paulo.
Siga nas redes: Instagram / Facebook.

***
Da Redação com. O São Paulo São é parceiro da Iniciativa.



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio