Roteiro de 1 dia para um passeio pelas atrações da Avenida Paulista - São Paulo São

A Avenida Paulista na década de 1910, apenas bondes e pedestres. Foto: São Paulo Antiga.A Avenida Paulista na década de 1910, apenas bondes e pedestres. Foto: São Paulo Antiga.

Idealizada nos últimos anos do século XIX por Joaquim Eugênio de Lima e Clementino de Souza Castro, a Avenida Paulista teve sua inauguração em 1891 para atender um pedido da elite paulistana de expandir o valorizado centro paulistano que já estava quase que inteiramente ocupado.

"Para a Paulista, mudaram-se inicialmente famílias ricas menos tradicionais, oriundas de diferentes nacionalidades. Cada um levava à arquitetura de suas casas referências de seus países", explica o especialista em história da arquitetura, José Eduardo Lefèvre.

De lá para cá, a região viu a cidade crescer economicamente em seu entorno, tornando-se um ícone cultural, comercial e econômico da capital paulista. Não à toa é um dos endereços mais procurados pelos cerca de 15 milhões de turistas que visitam a cidade todos os anos – alguns inclusive se empolgam, acabam procurando apartamentos à venda em São Paulo e passam a morar na região em função da grande oferta de atrações como cinemas, centros culturais, museus, bares e restaurantes.

Confira algumas das ótimas atrações da região que fazem parte do dia a dia de moradores da região e atraem turistas e visitantes.

1. Shopping Pátio Paulista

Um dos mais tradicionais shoppings da cidade, o Shopping Pátio Paulista, inaugurado em 1989 onde antes ficava a conceituada loja Sears, é ideal para quem deseja fazer compras em lojas de marcas famosas como Dudalina, Reserva, Calvin Klein e H Stern. Embora não fique exatamente na avenida, seu endereço está a menos de um minuto dela.

Endereço: R. Treze de Maio, 1947 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01327-900
Site: https://www.shoppingpatiopaulista.com.br/

2. Japan House São Paulo

Foto: Tatewaki Nio / FGMF, Kengo Kuma & Associates.Foto: Tatewaki Nio / FGMF, Kengo Kuma & Associates.

Com uma proposta inovadora que envolve tecnologia, educação, gastronomia, arte e educação, o Japan House traz um pedacinho da terra do sol nascente aos seus visitantes por meio de exposições.

Endereço: Av. Paulista, 52 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-900
Site: https://www.japanhousesp.com.br/

3. Casa das Rosas

A Casa das Rosas é um espaço bem no comecinho da Avenida Paulista voltado à promoção e divulgação de literatura e poesia. O edifício, assinado em 1935 por Felisberto Ranzini, é um dos últimos exemplares remanescentes de uma Paulista tomada por casarões em estilo clássico francês.

Endereço: Av. Paulista, 37 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01311-902
Site: https://www.casadasrosas.org.br/

4. Sesc Avenida Paulista

Foto: Amanda Perobelli / Estadão.Foto: Amanda Perobelli / Estadão.

Com 17 andares, o Sesc Avenida Paulista oferece ao público diversas experiências gastronômicas, educacionais e culturais. Além disso, é possível apreciar uma fantástica vista panorâmica de toda a avenida através de seu mirante.

Endereço: Av. Paulista, 119 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01311-903
Site: https://m.sescsp.org.br/

5. Centro Cultural FIESP

Mais um centro cultural que marca presença na avenida mais famosa da cidade, a FIESP oferece exposições e espetáculos de teatro. Um outro atrativo do local são seus shows abertos ao público. Consulte a programação das atrações e divirta-se!

Endereço: Av. Paulista, 1313 - Cerqueira César, São Paulo - SP, 01311-200
Site: http://centroculturalfiesp.com.br/

6. MASP (Museu de Arte de São Paulo)

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

Um dos mais importantes museus do mundo, o MASP possui obras de Sandro Botticelli, Tintoretto, Delacroix, Monet, Renoir, Van Gogh, Toulouse-Lautrec e muitos outros em seu espaço de 10.000 m². O museu traz também exposições itinerantes e conta com um café e restaurante em seu subsolo.

Endereço: Av. Paulista, 1578 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-200
Site: https://masp.org.br/

7. Parque Trianon

Bem em frente ao MASP, uma das mais belas paisagens da cidade de São Paulo. O Parque Trianon, inaugurado em 1892, possui 48.600 m² de área verde composta por flora remanescente da Mata Atlântica e 28 espécies de aves. Ideal para relaxar no seu passeio!

Endereço: Rua Peixoto Gomide, 949 - Cerqueira César, São Paulo - SP, 01409-001

8. Instituto Moreira Salles

Foto: Pedro Vannucchi / IMS.Foto: Pedro Vannucchi / IMS.

Inaugurado em 2017, o Instituto Moreira Salles fica quase no fim da Avenida Paulista e oferece aos visitantes exposições, cursos, biblioteca e workshops sobre fotografia além de trazer as delícias do Balaio Café, do chef Rodrigo Oliveira.

Av. Paulista, 2424 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-300
Site: https://ims.com.br/

Além desses passeios, você também precisa conferir o Parque Prefeito Mário Covas, o Centro Cultural Coreano e o Cine Belas Artes (que fica na Rua da Consolação, bem ao lado da Avenida Paulista). E mais! Caso seja possível, experimente visitar a avenida em um domingo, pois ela fica fechada para carros e oferece diversas atrações como shows e espetáculos de dança para o público.

Bom passeio!

***
Da Redação.



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio