'Respira SP'; reflexão sobre o verde da cidade através da fotografia - São Paulo São


O evento Respira SP – Árvores Paulistanas, será inaugurado neste domingo, 20 de setembro de 2015, às 11 horas, nas galerias do Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073 – Piso Térreo). Trata-se de um projeto que vai dialogar com o grande público que circula diariamente pelo local, cerca de 35 mil pessoas, sobre a qualidade de vida na cidade de São Paulo por meio de diversas expressões culturais e mobilização ecológica. O projeto conta com uma exposição, um documentário e ações nas galerias do Conjunto Nacional e na sala do Cine Arte, onde serão realizadas reflexões sobre o tema e será exibido um documentário focalizando a carência de áreas verdes na cidade. Além de saudar o início da primavera, Respira SP – Árvores Paulistanas também está relacionado a outras datas que, no mês de setembro, são representativas da luta pela conscientização e sustentabilidade:

21 – Dia da Árvore.
22 – Dia do Rio Tietê.
22 – Dia Mundial Sem Carro.
23 – Início da Primavera.

A exposição terá a participação de 57 fotógrafos, entre profissionais e amadores, que foram a campo registrar em imagens as árvores que tem relação com a capital paulista. Com curadoria do fotógrafo Juan Esteves, e o evento terá a participação de convidados especiais, entre eles o ambientalista Mario Mantovani, diretor da SOS Mata Atlântica, que luta pela recuperação do rio Tietê; o jornalista Leão Serva, que desenvolve campanha pela retirada da malha de fios de eletricidade e de telefonia dos postes, pois provocam a poda indiscriminada das árvores, causando sua destruição; João Augusto Figueiró, diretor do Instituto Zero a Seis, uma organização que luta pela educação ambiental de crianças até seis anos de idade; o jornalista Gilberto Dimenstein, educador e coordenador do portal e rede social Catraca Livre, e Guto Lacaz, artista multimídia, ilustrador, designer, desenhista e cenógrafo, entre outros. As fotos serão impressas no formato 80cm x 120cm pela Canon, também parceira no evento.

Fotos do evento sendo impressas. Divulgação.
 
No domingo, dia da abertura, será exibido um documentário sobre o conceito do projeto, com depoimentos dos agentes que estão em atividade nas diversas áreas, para exaltar a importância da natureza no ambiente urbano. Durante o período da exposição (de 21 de setembro a 10 de outubro), serão realizados encontros focalizando temas que discutam como cada cidadão, instituições privadas e a administração pública podem contribuir para viabilizar e promover a sustentabilidade. Como, também trazer para o centro da questão a falta de água na capital paulista, um alerta para um problema urgentíssimo que exige soluções imediatas, pois poderá se agravar nas próximas décadas e comprometer o bem-estar da sociedade.

Segundo a idealizadora do projeto, Valkiria Iacocca, “Respira SP – Árvores Paulistanas tem a missão de ser uma identidade ambiental e, principalmente, comportamental para as pessoas que vivem intensamente a cidade de São Paulo. Com liberdade total para explorar o ambiente da cidade, os fotógrafos foram provocados a trazer seus olhares sobre a relação da cidade com as árvores, um tema essencial para a valorização do espaço público que estará sendo redescoberto pelos cidadãos.”

Além das ações envolvendo o conteúdo do projeto, será elaborado um catálogo reproduzindo as fotos da exposição. Para atingir seus objetivos, o projeto conta com uma equipe de profissionais que, mesmo com rotinas completamente diferentes, se uniram para o sentimento comum de que algo precisa ser feito, de que a cidade precisa ser olhada por outros ângulos, sob outros prismas, e de que é preciso se conciliar com ela.

Participantes
1. Ademar Bueno
2. Adriano Duarte 
3. Afonso Roperto
4. Anacélia Mateucci
5. Ana Paula Figueiredo
6. Andrea Goldschimidt
7. Arza Rose Steinmetz
8. Benjamim Sepulvida
9. Beth Gavião
10. Bruno Constantino Leonardi
11. Caio Justo
12. Carmen Dall'Igna
13. Carmen Zaglul
14. Charles Motta
15. Daniela Lourenço
16. Edna Barros
17. Edson Kumasaka 
18. Felipe Martins
19. Kiko Macedo
20. Gilberto Dimenstein 
21. GutoLacaz | Edson Kumasaka 
22. Heloisa Capasso
23. Heloisa Capasso | Muda Mooca
24. Hugo Lenzi
25. Joana Petribú
26. João Carlos (Jaozin)
27. Jorge Bevilacqua
28. Jorge Carneti
29. José Luis da Conceição
30. Keli Lambert
31. Leão Serva
32. Luciana de Paula
33. Lu Yamamoto
34. Magali Maschi
35. Marco Gonçalves 
36. Marcos Kawall
37. Mariana Seber
38. Marilia Fanucchi
39. Mário Mantovani | Juliana Freitas Lima
40. Max Rocha
41. Mitsuo Yamamoto
42. Montserrat Baches
43. NaavaBassi
44. Nair Kremer
45. Nico (José Nicodemos A. Pereira)
46. Nô Figueiredo 
47. Osiris Bernardino
48. Paula Dias
49. Rejane de Freitas Tozaki
50. Ricardo Augusto 
51. Ricardo Thomé 
52. Roberto Alves Lima
53. Rodrigo Morelli
54. SaudujasPhotography
55. Thiago Oliver | João Figueiró
56. Thiago Prado
57. Valéria Khouri 
 

Serviço
Evento: Respira São Paulo – Árvores Paulistanas.
Abertura: Dia 20 de setembro (domingo) às 11hs no Cine Arte.
Local: Espaço Cultural Conjunto Nacional.
Endereço: Avenida Paulista, 2073 – Piso Térreo – São Paulo – SP.
Abertura ao público: de 21 de setembro a 10 de outubro de 2015.
Horário: de segunda a sábado das 9h às 22h.
Domingos e feriados das 10h às 22 horas.


Fonte: Assessoria de Imprensa do Evento.