Teatro Municipal Paulo Eiró será reaberto à população nesta segunda - São Paulo São


O Teatro Municipal de Santo Amaro Paulo Eiró será reaberto à população na próxima segunda-feira (28), às 19h,  com um concerto especial da Orquestra Experimental de Repertório e o Coral Paulistano. A casa será devolvida à cidade totalmente modernizada, após reforma que instalou nova iluminação, melhorou a acústica e possibilitou acessibilidade total a pessoas com deficiência.

Em coletiva de imprensa na manhã de quarta-feira (23), o prefeito Fernando Haddad anunciou que a casa da zona sul receberá apresentações dos corpos artísticos do Theatro Municipal. “Este teatro não deve absolutamente nada ao teatro mais moderno na cidade. Os quatro corpos estáveis da cidade irão se apresentar aqui, inclusive porque este teatro tem a infraestrutura necessária. Podemos ter até uma ópera aqui tranquilamente, fazendo o povo da zona sul assistir com o mesmo conforto e qualidade que no Theatro Municipal”, afirmou.

Na apresentação de reinauguração, a orquestra será regida pelos maestros John Neschling, Carlos Moreno e Martinho Lutero Galati. No programa, obras de Carlos Gomes e Händel, entre outros compositores. “É um teatro muito importante na cidade e faz parte de um ciclo de projetos dos anos 50, criados com a preocupação de levar eventos culturais para bairros em que não havia programação. Isso continua atual e nós devemos ter aqui uma programação muito qualificada”, disse o secretário Nabil Bonduki (Cultura).

Ao longo de 2015 e 2016, estão programados eventos do projeto Municipal na Cidade, com destaque para os concertos matinais da Orquestra Experimental de Repertório, que se apresentará no teatro no terceiro domingo de cada mês, às 11h. A programação de reabertura conta também com peças de teatro, espetáculos infantis, dança, circo e música popular brasileira. Todas as atrações são gratuitas. 
 

Estrutura

O teatro tem a segunda maior plateia entre os equipamentos municipais, com 476 lugares, incluindo espaços reservados e adaptados para pessoas com deficiência e obesos. No total, o teatro tem 2,6 mil metros quadrados e recebeu investimentos de R$ 14,4 milhões. Nas obras, foram reformados todos os camarins e instaladas varandas em estrutura metálica de cenotecnia. Os espetáculos serão também favorecidos com o novo isolamento acústico em todas as paredes e teto do palco e plateia.Na área do proscênio foi instalado um elevador de palco, equipamento que permite apresentações de ópera, por criar um fosso para a orquestra. “Além do Theatro Municipal, somente aqui temos sistema de elevador. A estrutura com sistema spiralift foi importada do Canadá, porque é totalmente peculiar, usa uma técnica que a gente consegue baixar toda a estrutura do palco, com movimento lento e silencioso”, explicou o secretário Roberto Garibe (Infraestrutura Urbana e Obras).A plateia foi completamente remodelada, com a criação de rampas acessíveis e desníveis apropriados entre as filas das poltronas para dar melhor visibilidade do palco. Com a intervenção, o equipamento passa a ter acessibilidade para pessoas com deficiência, inclusive com elevador para acesso ao palco e ao mezanino superior. O teatro recebeu ar condicionado e sistema de prevenção e combate a incêndios, com detectores de fumaça, alarmes e hidrantes.Foi também realizada a completa substituição das instalações elétricas e hidráulicas e de toda estrutura metálica de sustentação do telhado, com a instalação de novas telhas com isolamento térmico e acústico de toda a cobertura.A praça localizada em frente ao teatro foi remodelada, com a instalação de fonte interativa. A ideia é criar um espaço de convivência com bancos e iluminação especial. O painel “Homenagem às Artes”, de Julio Guerra, também foi restaurado. Sua posição na praça foi modificada para favorecer a visualização da fachada do teatro e a circulação de pessoas pelo espaço público.O teatro foi inaugurado em 23 de março de 1957 e é um bem tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo. Seu nome homenageia o professor, poeta, escritor e dramaturgo Paulo Eiró, nascido em Santo Amaro.

Clique aqui e confira a programação.

Serviço
Teatro Municipal Paulo Eiró.
Endereço: Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro (Zona Sul).
Telefone: 5546-0449 e 5686-8440.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura.

 


APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio