Giro Cultural USP promove roteiro cultural por símbolos da arquitetura paulistana - São Paulo São


Giro Cultural USP é um programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo - USP, criado com o objetivo de estimular a divulgação da grande riqueza do patrimônio arquitetônico, artístico e cultural – material e imaterial – da USP, muitas vezes, desconhecida pela própria comunidade universitária e pelo público que frequenta a Universidade.

O primeiro roteiro realizado fora da Cidade Universitária leva o nome de USP e a São Paulo Modernista. Com ponto de partida na estação Alto do Ipiranga do Metrô, o passeio tem início no Museu Paulista, no bairro do Ipiranga, passando pelo centro da cidade, onde destaca algumas importantes edificações modernistas, como o Edifício Copan, de Oscar Niemeyer.

O ponto de parada seguinte é o prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Rua Maranhão, no bairro de Higienópolis, um casarão art nouveau do início do século XX. O passeio termina no Museu de Arte Contemporânea da USP, no Parque do Ibirapuera.

O roteiro procura oferecer aos visitantes um olhar e uma leitura distintos sobre a implantação do modernismo na cidade, em suas múltiplas dimensões (arquitetônica, urbanística, econômica, sociocultural e política), evidenciando a passagem do século XIX até o ápice da consolidação do projeto modernista na cidade de São Paulo, nos anos 1950.

O percurso conta com uma equipe de mediadores composta por historiadores, artistas plásticos e arquitetos. Todo trajeto é percorrido em um ônibus equipado com recursos multimídia para uso durante o passeio.

Os roteiros acontecerão nos dias 17, 24 e 31 deste mês e são gratuitos. Para se inscrever, clique aqui.

Fonte: ArchDaily Brasil.