Novo centro cultural, ‘MIS Experience’ abre com exposição imersiva sobre Leonardo da Vinci

Um vídeo de quarenta minutos, exibido em looping, vai ocupar 37 telas no chão e nas paredes do espaço, na Água Branca. Foto: Grande Exhibitions/Divulgação.

O novo espaço do MIS ocupará uma antiga marcenaria da TV Cultura e será inteiramente dedicado à projeção imersiva, visando proporcionar novas vivências e experiências ao público. Inspirado no ateliê dos Irmãos Lumière, em Paris, o projeto ocupa uma área de 2 mil metros quadrados e conta com um sistema de projeção composto por 150 aparelhos, proporcionando um ambiente inteiramente imersivo. 

O italiano ditou tendências que seguem atuais: criou um protótipo da bicicleta de madeira e era vegetariano. Foto: Grande Exhibitions/Divulgação.

A exposição que inaugura o espaço está sendo exibida atualmente no Canadá e nos Estados Unidos. No Brasil, terá seções sobre réplicas de obras renascentistas, esboços anatômicos do artista, máquinas inventadas a partir de seu conhecimento, manuscritos de sua vida profissional e projeção de uma animação, em tamanho real, da obra “A Última Ceia”. 

Cópias fotográficas da Mona Lisa, iniciada em 1503 e finalizada em 1519, mostram diferentes traços.  Foto: Grande Exhibitions/Divulgação.

O uso do recurso fica mais evidente no núcleo central da mostra, que foi idealizada pela empresa australiana Grande Exhibitions, com passagem por Ottawa, no Canadá, e Denver, nos Estados Unidos. Essa área, de 800 metros quadrados, conta com 37 telões de até 9 metros de altura. Dispostos nas paredes e no chão, eles apresentam em looping um vídeo com imagens de obras importantes, como o afresco A Última Ceia (1498) e o desenho Homem Vitruviano (1490). Há ainda uma trilha que tenta seduzir os ouvidos dos visitantes e closes que revelam as pinceladas suaves do artista, que nasceu em 1452, na cidade de Florença, um dos berços do Renascimento na Itália.

O MIS Experience

Da Vinci trazia as emoções de seus personagens por meio de gestos e olhares. Foto: Grande Exhibitions/Divulgação.

O prédio que se transformou no MIS Experience funcionou como uma marcenaria ligada à TV Cultura. A reforma, em curso há mais de três meses, e a realização da mostra custaram 8,5 milhões de reais, bancados pela iniciativa privada. Nessa repaginação do espaço, foi criado um mezanino, que, junto do térreo, totaliza 2 291 metros quadrados. Na empreitada, os arquitetos Renato Theobaldo e Roberto Rolnik fizeram a substituição do antigo telhado por uma “cobertura sanduíche”, em que as fatias de chapas de aço galvanizado são recheadas de isopor. Parte das calhas foi mantida. O lugar agora tem isolamento acústico e de luz.

Projeções nas paredes e no chão dão clima imersivo à mostra 'Leonardo da Vinci - 500 Anos de um Gênio'. Foto: Grande Exhibitions/Divulgação.

Serviço

Leonardo Da Vinci — 500 Anos de um Gênio no MIS Experience. 
Rua Vladimir Herzog, 75.
Terça a domingo e feriados, 10h às 20h. R$ 30,00 e R$ 40,00, grátis às terças.
Até 1º de março de 2020. Ingressos já à venda.

***
Fonte: Veja SP. Edição São Paulo São.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.