Novo piscinão do córrego Cordeiro tem praça e área de lazer sobre o reservatório

O prefeito Fernando Haddad entregou na tarde da última terça-feira (28) o primeiro piscinão das obras de canalização do Córrego do Cordeiro, no extremo sul, que ajudará a evitar enchentes que atingem a região da avenida Cupecê, na Cidade Ademar, no extremo sul. Com capacidade de 32,5 mil m³, o reservatório, que está operando hidraulicamente, beneficiandoos moradores no último verão, ganhou ainda uma praça com área de lazer e esportes em cima da escavação.

Com área de 6.000 metros quadrados, a praça comunitária Lígia Maria Salgado Nóbrega conta com 550 metros de pista para caminhada, 500 metros para ciclismo, playground, 12 bancos de concreto, nove conjuntos de mesas, academias de ginástica e 37 pontos de iluminação LED. A área de lazer ainda recebeu paisagismo com quase 5.000 espécies, quatro pergolados, e 3.200 metros quadrados de área gramada. Além disso, em setembro, o local ganhará uma quadra poliesportiva e um bicicletário.

“Um piscinão enche um dia, dois ou cinco por ano e nos outros 360 dias, fica apenas aquele buraco. Fica algo feio para a cidade. Com esse padrão aqui da Cidade Ademar, o reservatório está lá embaixo, cumprindo sua função de drenagem, só que ninguém está vendo, e essa tampa devolve para a comunidade a área pública com equipamentos de lazer e esportes. Então, aquilo que seria meia comemoração pelo piscinão, mas que o cidadão abriria a janela e veria um buraco na frente de casa, agora, tem uma praça. Isso faz muita diferença”, afirmou o prefeito.

Praça comunitária Lígia Maria Salgado Nóbrega em Cidade Ademar. Foto: Heloisa Ballarini / Secom.
Os moradores da região sofriam com enchentes há mais de 40 anos e mortes foram registradas no local antes das obras, com água em mais de 1,20 metros de altura dentro das casas do entorno. “Em dias de chuva, já tive de dar a volta em cinco ruas para cima ou passar pela água na cintura para chegar em casa. O pessoal que mora na parte mais baixa, tinha água até o teto dentro de casa. Com o piscinão, isso vai acabar, e melhor, ganhamos um espaço de lazer. Antes, andava 40 minutos para me divertir com meu filho”, disse Kaeh Bresner, 29 anos, que mora no bairro e aproveitou para brincar com o filho Kaike, de 5 anos.

De acordo com o secretário de Infraestrutura Urbana, Roberto Garibe, o piscinão do Córrego do Cordeiro é apenas o segundo da história da cidade de São Paulo a contar com uma praça e área de lazer sobre o espaço para armazenamento. O primeiro estava na região do Pacaembu, entregue em 1994.

“Esse é o primeiro piscinão que a Prefeitura de São Paulo entrega, fora das áreas dos ricos, que é coberto. Piscinão, geralmente, é uma solução urbana que as pessoas criticam, viram a cara, acham que não vão limpar ou que vai ficar feio. Fora do centro expandido, esse é o primeiro coberto para uso da comunidade toda, o que só tinha acontecido no Pacaembu. Esse é um feito importantíssimo e virou uma marca de todas as nossas intervenções em drenagem na cidade toda”, afirmou.

 
Criança aproveita área de lazer da nova praça comunitária. Foto: Heloisa Ballarini / Secom.

Canalização do Cordeiro
O reservatório entregue conta com quatro bombas, que removem 360 litros de água por segundo. Além do novo piscinão, outro reservatório com capacidade para 39,7 mil m³ na esquina da Cupecê com a rua Juan de La Cruz, deverá ser entregue no segundo semestre deste ano também com um espaço de lazer. Atualmente, ele está em fase de fechamento e paisagismo.

“Lutei muito por essa obra e ela nunca foi feita. Ninguém teve peito para fazê-la e o único que fez foi o Fernando Haddad”, disse a moradora da região há mais de três décadas, Maria Julieta Rangel.

A primeira fase do Córrego do Cordeiro conta com R$ 177 milhões somente de investimentos municipais, sem aportes dos governos federal ou estadual. A segunda fase, que está licitação, conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e prevê a construção de mais três piscinões, totalizando dois quilômetros de canalização. O investimento da segunda fase será de R$ 190 milhões. 

***
Fonte: Secretaria Executiva de Comunicação / Portal da Prefeitura.
 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.