Num futuro próximo e sem motoristas, transformar estacionamentos em habitações será um grande desafio

Também é importante realçar que o projeto padrão de um estacionamento não é lá grandes coisas, muito menos um lugar esteticamente inspirador. Essas estruturas gigantes e estáticas contrastam fortemente com a vibrante vida das ruas e dos espaços para pedestres, uma lembrança amarga do quanto a nossa vida depende de um veículo automotor. Além das tradicionais garagens, os estacionamentos a céu aberto podem ser ainda pior para as nossas cidades, áreas completamente subtilizadas em lugares onde geralmente há muita infra-estrutura disponível, além de uma menor relação entre a área de superfície e número de vagas disponíveis.

Felizmente, ao longo dos últimos anos, muitos escritórios de arquitetura do mundo todo começaram a refletir sobre como transformar estas estruturas obsoletas em uma variedade de programas para o futuro, proporcionando uma nova perspectiva para muitos de nossos edifícios.

Por exemplo, o escritório LMN de Seattle está desenvolvendo o projeto de uma torre adaptável adaptável planejada para os próximos 50-100 anos. Se o conceito for aprovado, a torre abrigará uma série de unidades residenciais, um hotel, espaços para escritórios, salas comerciais além de oito pavimentos de estacionamento no subsolo e outros quatro níveis para veículos acima do nível da rua. A ideia é que ao longo do tempo, a medida que a demanda por garagens diminua, estes espaços possam ser facilmente transformados em novas unidades residenciais e escritórios. Sem nenhuma rampa, a garagem conta com toda a estrutura necessária para a sua reversão além de um elevador que inicialmente será utilizado para transportar os veículos entre os pavimentos.

Imagem © Gensler via LA Times.

Mais ao sul da costa Oeste, na cidade de Los Angeles, atualmente é quase impossível encontrar uma vaga de estacionamento, sem falar dos congestionamentos infinitos que tiram o sono de qualquer motorista. Por isso a Gensler escolheu Los Angeles para lançar a sua proposta de garagem do futuro. Cada pavimento foi projetado como uma estrutura flexível, sem perder espaços com rampas e áreas de manobras eles poderão ser facilmente adaptados para abrigar qualquer novo programa. Os dois pavimentos de estacionamento subterrâneo poderão dar lugar a uma ampla academia de ginástica, assim como um teatro ou outros usos recreativos, enquanto os andares superiores poderão abrigar lojas e restaurantes, possibilitando ainda a rápida manobra de embarque e desembarque com futuros carros autônomos.

Por mais ambiciosos que esses projetos possam ser, a adaptação de áreas de estacionamento de veículos é ainda um grande desafio tanto econômico quanto projetual. A conversão de garagens em estruturas habitáveis para seres humanos exigirá um sistema construtivo completamente novo. Os sistemas necessários para um apartamento são completamente diferentes daqueles utilizados em uma garagem, portanto, um investimento deverá ser feito logo de partida, para evitar futuras grandes intervenções que poderão inviabilizar uma obra como esta. É necessário considerar as futuras demandas por dutos e tubulações, assim como estruturas que possibilitem a organização de um novo projeto habitacional. E isso é apenas uma pequena parte de tudo aquilo que deverá ser considerado em um projeto como este.

Imagem © Garrett Rowland.

Considerando que nossas cidades estão avançando em direção a sistemas de transporte mais rápidos, econômicos e ecológicos, chegou a hora de começarmos a pensar em como dar uma sobrevida à estas estruturas existentes. Redesenhar edifícios e adaptá-los para diferentes usos não é nenhuma grande novidade no mundo da arquitetura. Tome como exemplo os antigos armazéns industriais que foram transformados em apartamentos modernos e luxuosos, e comece a imaginar como transformar a garagem do edifício onde você mora, trabalha ou simplesmente estaciona o seu carro.

***
Por Kaley Overstreet no Arch Daily.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.